Ementa: A biblioteca como imagem, conjunto aberto das produções gerais de escritura. O arquivo como modo heterológico sobre a mobilidade intertextual dos sentidos possíveis. A crítica literária e a filosofia entendidas como campos de reflexão sobre o processo de experiências transversais nomeadores do arquivo e da biblioteca. A literatura e a intervenção de leituras críticas e construções teóricas como zona não definida pela legalização canônica. A reflexão sobre as modalidades de acumulação e as diversas metodologias de classificação e a sua implicação nas concepções da literatura e a sua exploração como um dos eixos da caracterização da literatura como formação institucional.

Bibliografia:
ANTELO, Raul. Critica acéfala. Buenos Aires, Grumo, 2008.
BARTHES. A preparação do romance I: da vida à obra e A preparação do romance II: a obra como vontade. São Paulo, Martins Fontes, 2005 (2 vol.).
BECERRA, Eduardo. Pensar el lenguaje; escribir la escritura. Madrid, Universidad Autonoma de Madrid, 1996.
BENJAMIM, Walter. Passagens. Org. Willi Bolle. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
______________. Eduard Fuchs, coleccionista e historiador. In: Obras, Libro II / vol.2. Edición de Rolf Tiedemann y Hermann Schweppenhäuser, trad. Jorge Navarro Pérez. Madrid: Abada Editores, 2009, pp.68-109.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro, Rocco, 1987.
DERRIDA, Jacques. Ulises Gramofono. Buenos Aires, Três Haches, 2002.
______ . Palabra. Madrid, Trotta, 2001.
______ . Gramatologia. São Paulo, Perspectiva, 1999.
______. La diseminación, Madrid: Fundamentos, 1975.
______ . La bestia y el soberano. Vol. I e II. Buenos Aires, Manantial, 2010.
______ . Mal de arquivo. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La ressemblance par contact. Paris, Minuit, 2008.
FERRO, Roberto. Da literatura e dos restos. Editora UFSC, Florianópolis, 2010.
FOSTER, Hal. Diseño y delito y otras diatribas. Trad. Alfredo Brotons Muñoz. Madrid: Ediciones Akal, 2004.
FOUCAULT, Michel. A arqueología do saber. Buenos Aires, Siglo XXI, 1981.
LINK, Daniel. Fantasmas. Buenos Aires, Eterna cadencia, 2009.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
NANCY, Jean-Luc. El sentido del mundo. Buenos Aires, La marca, 2003.
SLOTERDIJK, Peter. Critica de la razon cinica. Madrid, Siruela 2007.