Leituras e abordagens teórico-metodológicas ao estudo de/ e com crianças historicamente marginalizadas. Perspectivas de etnografia visual com crianças. O seminário situa as perspectivas conceituais dos estudos críticos da infância e suas intersecções com o feminismo negro, as teorias pós-coloniais, os estudos da deficiência e as teorias queer. O curso centra-se na vida quotidiana, nas atividades, nas histórias e nas perspectivas críticas de crianças/jovens marginalizados pelas mudanças nas condições econômicas globais e nas formas de violência estrutural, histórica e política. Com base em textos interdisciplinares, interrogamos várias noções de infância, incluindo a criança inocente, a criança descartável, a criança fugitiva, a criança como adulto em miniatura, a criança em desenvolvimento e a criança "em risco", entre outras. Nossa consideração das perspectivas globais sobre a infância está enraizada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CDC) e na forma como a CDC foi adotada e implementada em todo o mundo. Exploraremos como diferentes instituições, discursos e sistemas moldam a forma como a infância é vivida: incluindo a família, a escola, o sistema de (in)justiça juvenil, a cidadania em relação às mídias e à cultura do consumo, as ONGs e as organizações de direitos das crianças. Nosso foco está nas estratégias relacionais teóricas, metodológicas e pedagógicas usadas para trabalhar com, e não sobre, as crianças e jovens, enfatizando as possibilidades de uso da imagem na pesquisa com crianças.