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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS Departamento de Física Campus Trindade - CEP 88040-900 - Florianópolis SC Tel: 48 3721-2876 PLANO DE ENSINO - 2025.2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:
II. PRÉ-REQUISITO(S):
III. CURSO(S) PARA O(S) QUAL(IS) A DISCIPLINA É OFERECIDA:
IV. PROFESSOR(ES) MINISTRANTE(S):
V. EMENTA História das Mudanças Climáticas e o conceito de ponto de não retorno (J. Hansen). O Sistema Climático: Circulação Geral, Balanço de Radiação e Variabilidade. Modelos e Sensibilidade do Clima: Mecanismos de Retro-alimentação e pontos de inflexão. Emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global antropogênico. Impactos das Mudanças Globais no Clima Regional e na Biodiversidade. Análise de soluções tecnológicas e sustentabilidade: a necessidade de remoção de carbono em grande escala (biochar, captura direta do ar) e o papel de fontes de energia de base, como a nuclear (tório), para a descarbonização e captura de carbono. VI. OBJETIVOS: Compreender os princípios físicos envolvidos na Variabilidade do Sistema Climático, nos pontos de inflexão e nas Mudanças Climáticas, e avaliar criticamente as soluções tecnológicas propostas para mitigação.
VII. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.1. Efeitos astronômicos no clima planetário; 1.2. Ciclos de Milankovich; 1.3. Registros climáticos de perfis de gelo, anéis de troncos de árvores, e sedimentos; 1.4. O ponto de não retorno e o aquecimento global contratado (J. Hansen, "Global Warming in the Pipeline").
13.1. Políticas de mitigação, Economia Verde e Sustentabilidade; 13.2. A necessidade de energia de base para descarbonização: O caso da energia nuclear (Tório); 13.3. Tecnologias de Remoção de Carbono em Larga Escala (Biochar, estufas agrícolas, captura direta do ar, etc.).
VIII. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS / DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA: O curso será desenvolvido integralmente na modalidade presencial, por meio de aulas expositivas e dialogadas em sala de aula. A plataforma Moodle será utilizada como ferramenta de apoio para a disponibilização de materiais didáticos, como notas de aula, artigos científicos e guias de estudo. IX. ATIVIDADES PRÁTICAS: Não há. X. FORMAS DE AVALIAÇÃO E REGISTRO DE FREQUÊNCIA: A média final (MF) será calculada pela média aritmética das notas obtidas nos questionários e na apresentação do projeto final, com pesos de 50% para cada. A frequência será registrada pela presença nas aulas (mínimo de 75%). Aprovação para MF ≥ 6,0. Recuperação para 3,0≤MF<6,0. XI. LIMITES LEGAIS DO DIREITO DE AUTOR E IMAGEM: Em acordo com a Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), não será permitido gravar ou fotografar as aulas e o material de apresentação sem a prévia autorização do docente. XII. ATENDIMENTO AO ESTUDANTE: O atendimento aos estudantes será realizado presencialmente em horário a ser combinado com a turma no início do semestre, ou via agendamento prévio com o professor. XIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: A bibliografia básica e complementar permanece a mesma do plano original. Serão adicionados artigos científicos pertinentes aos novos tópicos (e.g., publicações de James Hansen, artigos sobre reatores de tório e tecnologias de biochar).
XIV. CRONOGRAMA (Aulas às Segundas-feiras):
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Programa FSC5515-01002 (20112) - Física das Mudanças Climáticas |
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"Pálido Ponto Azul" é o nome de uma icônica fotografia da Terra, tirada em 1990 pela sonda espacial Voyager 1 a 6 bilhões de quilômetros de distância, a pedido do cientista Carl Sagan. Na imagem, nosso planeta é apenas um minúsculo ponto de luz na vastidão do espaço. A mensagem de Sagan é uma profunda lição de humildade: toda a história humana, nossas guerras, nossas paixões e nossa importância, tudo acontece naquele pequeno ponto. Serve como um argumento poderoso para superarmos nossas diferenças e preservarmos nosso único lar no universo. |
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Livros didáticos |
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Esta é uma famosa apresentação de 4 minutos do estatístico Hans Rosling. Usando um gráfico de bolhas animado, ele mostra a evolução da saúde (expectativa de vida) e da riqueza (renda) de 200 países nos últimos 200 anos. A principal mensagem é que a ideia de um mundo dividido entre "países ricos" e "países pobres" está ultrapassada. A animação revela que quase todos os países, ao longo do tempo, se moveram para uma vida mais longa e com mais renda, quebrando esse antigo estereótipo e mostrando uma tendência global de progresso.
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O documentário investiga a maior extinção em massa da história, a do Permiano-Triássico, que eliminou 95% da vida. Como um filme de detetive científico, ele mostra que a causa não foi um asteroide, mas megaerupções vulcânicas na Sibéria. Isso causou uma reação em cadeia: aquecimento global, chuva ácida e oceanos que ficaram sem oxigênio e liberaram gás tóxico, envenenando o planeta. |
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Como nasceu nosso planeta |
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TLDR: O filme é o testemunho final de David Attenborough, mostrando como a natureza foi devastada durante a sua vida. No entanto, ele foca em soluções: propõe restaurar a biodiversidade, mudar nossa alimentação, proteger os oceanos e usar energias limpas para garantir um futuro sustentável para a humanidade e o planeta. É um apelo urgente à ação.
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| Tópico 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
História da Ciência da Mudança Climática |
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História da Ciência da Mudança Climática |
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| Tópico 2 | Circulacao_Geral_da_Atmosfera.ppt |
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Clique no link desejado para baixar o arquivo da animação (.swf) para o seu computador. use o Ruffle para visualizar |
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| Tópico 3 | Balanço de Radiação |
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| Tópico 4 | Variabilidade Climática de Grande Escala |
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| Tópico 5 | Clima Reigional |
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| Tópico 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Tópico 7 | Sensibilidade do Clima Feedback |
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| Tópico 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Mitigação de CO2 |