Avisos

Chamado de atenção!

Chamado de atenção!

por Daniel Alejandro Ponce Saldias -
Número de respostas: 0

Prezados alunos, 

Ainda não recebi por aqui a lista dos membros do Grupo de Trabalho 2, 4 e 5.

Mandem até amanhã, no horário de aulas. Quem não estiver em algum grupo terá nota zero. 

Na aula de ontem percebi que há gente desinteressada no trabalho. Alguns colegas de vocês vieram até mim com preocupações relativas a possibilidade de que membros dos grupos não trabalhem e se aproveitem injustamente do trabalho de outros que efetivamente sim trabalharam. 

Pediram-me inclusive que passe os trabalhos de forma individual. Eu não farei isso, já que foi combinado em sala de aulas que as avaliações seriam em grupo.

Sei que é difícil trabalhar em grupo, mas vocês como engenheiros devem aprender a lidar com grupos de pessoas. Essa é parte da formação de vocês. Na vida profissional  sempre terá alguém que não trabalhe no projeto e ainda assim ganhe o dinheiro fruto do trabalho do colega.   O que se faz nesses casos na vida profissional, é que uma vez detetado o elemento que não trabalha, é expulso do projeto ou punido por sua falta de ética e comprometimento.  Cada um de vocês, como  engenheiro, terá cargo de chefia, coordenação ou de responsabilidade, e deve poder demitir ou punir aos membros do projeto que não  trabalham mas recebem $. 

Para sanar a situação dentro da disciplina, vou colocar regras similares as aplicadas na indústrias ou nas empresas:

Vou colocar um chefe de grupo em cada grupo. Este jefe de grupo avaliará a o desempenho de cada membro do grupo, pudendo colocar nota desde 0 (Zero) até 10. Se alguém do grupo não trabalhou, o jefe de grupo pode colocar nota Zero. Se trabalhou bem, participando e mostrando desempenho, o chefe  pode colocar 10. Também pode colocar notas proporcionais segundo o desempenho. 

A entrega da avaliação, emitida pelo chefe de grupo, será unicamente para mim por e-mail (daniel.alejandro@ufsc.br) onde deve ser indicado o nome de cada membro do grupo com sua nota e o nome grupo que pertence (Grupo 1, Grupo 2, ...etc.).

A nota de cada trabalho (NTi) do aluno será obtida  ponderando a nota do trabalho mais nota que o jefe de grupo atribua a cada membro, dividido por dois. 

Para cada um dos 5 trabalhos, a ponderação de cada nota fica assim:

Np = Nota do professor:  Nota por revisão de cada trabalho em si, de 0 a 10. É o professor quem coloca essa nota.

Nch= Nota do chefe de grupo: Nota dada pelo chefe do grupo e atribuída a cada membro do seu grupo (0 a 10). Essa nota será emitida em cada um dos 5 trabalhos a cada membro do grupo.

NTi= Nota trabalho i = (Np+Nch)/2  , com i de 1 a 5.

Nf= A nota Final Nf do semestre será obtida ponderando a nota da P1 com a média dos trabalhos 1 ao 5 (como já explicado em aulas).

Nf= Nota Final=   [P1   +   (NT1+NT2+NT3+NT4+NT5)/5 ]  / 2  

Aproveitem inteligentemente esta oportunidade de aprender e estudar. Tenho certeza de que , se eu  tivesse proposto avaliar com  provas, grande parte do curso reprovaria. Então vejam com bons olhos esta oportunidade que estão tendo de serem avaliados com entrega de trabalhos, pois vocês têm bastante tempo, podem fazer consultas entre vocês (ainda entre grupos) e também podem fazer consultas comigo. Contam com todo o meu apoio. O número de exercícios é  baixo e no mínimo cada aluno pode/deve fazer um exercício para cada trabalho. Portanto, a carga de trabalho é muito baixa!

Venham todos na aula de quarta as 8h20, ali conversaremos mais disto. 

Att.

Prof. Daniel.