quinta-feira, 9 mai. 2024, 07:38
Site: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais
Curso: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais (Moodle UFSC - Presencial)
Glossário: Perguntas Frequentes
A

Atividade: Base de Dados

Como criar uma atividade Base de Dados no Moodle (versão 4.1)

Atividade: Conferência web BigBlueButtonBN

Destaque para a gravacão, a partir do 6:40 min (Vídeo da UERGS ):

Transmissão da conferência web BBB diretamente para o Youtube (Vídeo da SeTIC/UFSC):

Configurações da sala de conferência web (Vídeo do LED/UFSC):

Atividade: Fórum

Fórum no Moodle (Vídeo da UFRGS)

Atividade: Glossário

Glossário no Moodle (Vídeo da UFRGS)

Atividade: Questionário

Questionário no Moodle (Vídeo da UFRGS)

Atividade: Tarefa

Tarefa no Moodle (Vídeo do LED/UFSC)

E

Estudante: como enviar mensagem para o professor via Moodle

Basta localizar o perfil do professor e clicar no botão "Enviar mensagem".

Uma das formas de localizar o perfil do professor é entrar numa turma ministrada por ele e procurar a caixa intitulada "Participantes". Nela selecione a função de professor no item "Função atual" e clique no nome do professor.

Estudante: estou regularmente matriculado em uma disciplina/turma, mas ela não aparece no Moodle UFSC

Diariamente os dados das disciplinas/turmas no Moodle UFSC são sincronizados com os dados do sistema acadêmico. Assim, os estudantes regularmente matriculados numa disciplina/turma são automaticamente inscritos na disciplina/turma correspondente no Moodle UFSC. Há duasrazões principais para uma disciplina/turma não aparecer para você:

  • Há algum problema com sua matrícula na disciplina/turma: sugerimos consulta ao sistema acadêmico ou à coordenação de curso para confirmar sua situação;
  • O professor ocultou a disciplina/turma, de forma que os estudantes não tem mais acesso a ela: procure o professor da disciplina/turma e trate com ele sua demanda.
G

Geral: onde posso tirar dúvidas sobre o Moodle

 

Atendimento/suporte a estudantes

  • Quaisquer dúvidas de estudantes sobre o uso do Moodle devem ser dirigidas aos professores de suas turmas. Caso o professor necessite auxílio para respondê-las, cabe a ele buscar contato com o grupo de atendimento/suporte ao Moodle.

Atendimento/Suporte a professores

Sobre uso do Moodle

Entende-se por "uso do Moodle" aspectos relativos a configuração e edição de conteúdo de uma turma, como também à configuração e uso dos diversos recursos e atividades disponíveis.

Não há na UFSC um grupo institucionalmente formado nem profissional contratado especificamente para prestar atendimento a usuários no que se refere ao uso do Moodle. Este atendimento era realizado por uma equipe de bolsistas de graduação financiado pelo programa UAB/UFSC, mas tal atendimento não está mais disponível.

Sobre problemas técnicos, solicitações e sugestões

Entende-se por "problemas técnicos" questões de mau funcionamento ou falhas do ambiente.

Caso enfrente problemas ou tenha alguma sugestão, pedimos que abra um chamado de atendimento.

Geral: com que frequência os dados do Moodle UFSC são sincronizados com o sistema acadêmico

 

As sincronizações de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG/CAPL são realizadas todos os dias de hora em hora.

Isto significa que qualquer alteração de dados que tenha sido feita no CAGR/CAPG/CAPL (criação de turma, matrícula de estudante numa turma, etc.) é refletida no Moodle UFSC em no máximo 1 hora.

Geral: como altero meu nome ou email no Moodle UFSC

 

O Moodle UFSC está integrado ao Sistema de Cadastro Centralizado de Pessoas (SCCP) da UFSC, de onde são obtidos automaticamente dados do usuário como nome e e-mail. O Moodle busca o e-mail definido como "Preferencial".

Sendo assim, a atualização desses dados deve ser feita diretamente no SCCP, as quais serão automaticamente refletidas no Moodle.

Você pode alterar seu e-mail no SCCP em: "Alterar e-mail".

Havendo alguma dúvida ou sugestão, por favor, veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC

 

O Moodle UFSC está integrado ao Sistema de Cadastro Centralizado de Pessoas (SCCP) da UFSC. A alteração de senha deve ser feita nesse cadastro, tendo reflexo em todos os sistemas integrados a ele. Veja referências abaixo:

Havendo alguma dúvida ou sugestão, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como personalizar minha página inicial (Painel)

 

 A página inicial do usuário do Moodle, o Painel, pode ser personalizada incluindo ou excluindo blocos, além de alterar a posição deles.

Para isso, estando no Painel, clique no botão "Personalizar esta página", no canto superior direito.

FAQ Personalizar o Painel

Geral: como troco/altero minha matrícula ativa (identidade) ao acessar o Moodle UFSC?

 

Depois da autenticação, clicando no link "Trocar de identidade" que está disponível no bloco "Troca de identidade" no "Painel" do Moodle, conforme imagem abaixo:

Imagem Troca de identidade

Há casos de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos (STAs) que possuem mais de uma matrícula ativa (vínculo, identidade) com a UFSC. Alguns casos são:

  • Estudante de graduação que está cursando disciplina isolada na pós-graduação;
  • Estudante de pós-graduação que possui contrato de professor substituto;
  • STA que está regularmente matriculado com aluno de graduação ou de pós-graduação;
  • etc

Em qualquer destes casos, a pessoa possuirá duas ou mais identidades distintas no Moodle UFSC, de forma que ao acessar o Moodle, e clicar no link "Trocar de identidade", aparecerá uma tela na qual o usuário poderá selecionar a identidade com a qual deseja acessar (ver destaque em vermelho na imagem abaixo):

Imagem Identidade 

Se o usuário preferencialmente acessa o Moodle com uma destas identidades, é possível selecioná-la e clicar em "Sempre acessar com a identidade selecionada" (destaque em azul na imagem acima). Feito isto, ao autenticar-se será automaticamente utilizada a identidade previamente selecionada.

 

Geral: Não recebo mensagens do fórum do moodle

Aguarde, texto em adaptação para a nova versão...

Isto ocorre por uma opção de configuração do fórum, pois, provavelmente, o fórum está configurado com o modo de "Assinatura opcional", isto é, "Participantes podem escolher se querem se inscrever". Desta forma, se o participante (tanto estudante quanto professor) não se inscrever no devido fórum ou tópico, ele não receberá e-mail deste fórum/tópico. Então, ou o participante se inscreve me todos os fóruns da disciplina, ou o professor altera a forma de assinatura para que todos já sejam inscritos nos fóruns. Esta opção de configuração do fórum será detalhada a seguir.

Para que todos recebam mensagens dos fóruns há uma opção de configuração da atividade de Fórum no Moodle que define "Quando um participante assina um fórum, isto quer dizer que ele irá receber notificações de novos posts." (Moodle).

Esta opção pode ser encontrada no tópico de configuração da atividade de Fórum com o nome "Assinatura e monitoramento".

Dentro deste tópico há dois atributos configuráveis, no entanto iremos nos ater ao atributo "Modo de assinatura" e existem 4 tipos de assinatura:

  • Assinatura opcional - Participantes podem escolher se querem se inscrever
  • Assinatura forçada - Todos são assinantes e não conseguem cancelar a assinatura
  • Assinatura automática - Todos são inicialmente assinantes mas podem escolher deixar de assinar a qualquer momento
  • Assinatura desabilitada - Assinaturas não são permitidas

A opção mais indicada para o atributo "Modo de assinatura", para que todos os inscritos em uma disciplina recebam e-mails das mensagens de um fórum, é a Assinatura automática, pois desta forma todos os inscritos na disciplina serão inscritos no fórum e seus tópicos.

tela_04.png

Ainda neste modo de assinatura (Assinatura automática) há a opção de que se um participante não desejar mais receber e-mails deste fórum ou tópico, poderá escolher se desinscrever da discussão:

tela_03.png

Geral: será que estou cadastrado no Moodle UFSC

Todos os professores e STAs do quadro permanente da UFSC são automaticamente registrados no Moodle UFSC. Fato similar ocorre com estudantes (de graduação, de pós-graduação e do Colégio de Aplicação) que estejam regularmente matriculados em curso ou turma presencial, incluindo alunos de matrícula isolada e ouvintes (apenas no CAGR). O único pré-requisito adicional é que seus dados estejam corretamente registrados no Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP), em particular o endereço de email.

Tente acesso ao Moodle UFSC conforme indicação na tela inicial. Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

P

Professor: a disciplina/turma está disponível no Moodle mas os estudantes não tem acesso

 

Verifique se a disciplina/turma está visível, confirmando que o campo "Visibilidade do curso" está com a opção "Mostrar" selecionada.

Para isso, na disciplina/turma desejada, no bloco "Administração" clique no link "Configurações". Veja imagem abaixo.

Imagem Configurações curso

Professor: como abrir uma disciplina/turma para acesso de visitantes (deixá-la pública)?

 

Para tornar o conteúdo de uma disciplina/turma acessível publicamente para qualquer visitante, estando na página da disciplina/turma, inicialmente localize a caixa de "Administração" => "Administração do curso" e clique no item "Métodos de Inscrição".

 FAQ Visitantes 

Na tela seguinte, no item de nome "Acesso como visitante", clique no ícone indicado abaixo para habilitar o acesso de visitantes.

FAQ Métodos de inscrição

Opcionalmente o professor pode definir uma senha de acesso, de forma que somente visitantes que conhecerem esta senha terão acesso ao conteúdo. Para tal, clique no ícone de configuração indicado abaixo.

FAQ Métodos de inscrição Configurar senha

Por último, defina a senha e clique no botão "Salvar mudanças".

FAQ Visitantes Senha

Professor: como agrupar duas ou mais disciplinas/turmas para evitar replicação de material?

 

O agrupamento de disciplinas/turmas é possível. Após "entrar" no Moodle, veja orientações sobre isto na caixa rotulada: "CAGR/CAPG/CAPL", no item "Agrupamentos de turmas".

Professor: como arredondar notas dos alunos conforme exposto na Resolução 017/CUN/97?

 

Estratégias UFSC para agregação de notas

O Moodle oferece diversas estratégia de agregação de notas de atividades (provas, trabalhos, etc) para composição da nota final de um aluno. Dentre estas estratégias estão opções como média simples, média ponderada, soma de notas, dentre outras (ver mais informações).

No caso específico da UFSC, o artigo 71 da Resolução 017/CUN/97 prevê um arredondamente específico a ser seguido para os cursos de graduação:

Art. 71 - Todas as avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).
§ 1º - As frações intermediárias, decorrentes de nota, média final ou validação de disciplinas, serão arredondadas para a graduação mais próxima, sendo as frações de 0,25 e 0,75 arredondadas para a graduação imediatamente superior.
§ 2o - A nota final resultará das avaliações das atividades previstas no plano de ensino da disciplina.
§ 3º - O aluno enquadrado no caso previsto pelo § 2º do art. 70 terá sua nota final calculada através da média aritmética entre a média das notas das avaliações parciais e a nota obtida na avaliação estabelecida no citado parágrafo.

De forma a atender esta especificidade, no Moodle UFSC foram inseridas duas novas formas de agregação de notas:

Média das notas (UFSC)

Similar à "Média das Notas", porém ao final a nota é arredonda para o padrão definido pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC. O intervalo das notas não é, contudo, alterado. Para fixar o intervalo [0..10] para as notas é necessário fixar em 10,0 o atributo "Nota máxima" do item de nota.

Média ponderada das notas (UFSC)

Similar à "Média ponderada das Notas", porém ao final a nota é arredonda para o padrão definido pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC. O intervalo das notas não é, contudo, alterado. Para fixar o intervalo [0..10] para as notas é necessário fixar em 10,0 o atributo "Nota máxima" do item de nota.

Função para utilização em fórmulas

As notas dos alunos também pode ser calculadas via fórmulas, as quais seguem o padrão de fórmulas/funções de planilhas eletrônicas. Eles começam com um sinal de igual(=) e usam operadores e funções matemáticas comuns para produzir uma única solução numérica (ver mais informações). Esta saída é, então, usada como o valor computado para o item de avaliação em foco.

De forma a atender ao artigo 71 da Resolução 017/CUN/97, uma nova função foi agregada ao Moodle UFSC:

roundufsc(número):

Arredonda um número dado no intervalo [0..10] segundo os critérios estabelecidos pelo Art. 71 da Resolução 017/CUN/97 da UFSC.

Professor: como compartilhar um documento de "arquivos.ufsc.br" via Moodle?

Os documentos e pastas armazenados no Serviço de Arquivos da UFSC (acessível também na URL https://arquivos.ufsc.br) podem ser disponibilizados/compartilhados no Moodle utilizando o Recurso chamado "URL", conforme passos indicados abaixo:

1. Acesse o endereço https://arquivos.ufsc.br e autentique-se utilizando seu "<idufsc>@ufsc.br" como identificador e sua senha de costume da autenticação centralizada.

OBS: É necessário incluir o domínio "@ufsc.br" no identificador de usuário

2. Localize o documento ou pasta que você deseja compartilhar e clique no ícone de compartilhamento:

3. Gere uma URL (endereço) para acesso ao documento ou pasta:

OBS: Opcionalmente pode ser definida uma senha que deve ser informada pela pessoa no momento do acesso, assim como definir um "validade" para a URL.

4. Copie a URL (endereço) gerada para posteriormente anexar ao Moodle (não é necessário clicar em nenhum dos botões; apenas copiar a URL):

 5. No Moodle, acrescente no conteúdo de sua turma/disciplina um recurso chamado de URL, ou seja, uma referência (a URL copiada anteriormente) para seu documento ou pasta armazenado em arquivos.ufsc.br:

FAQ Adicionar Recurso URL

Professor: como configurar uma tarefa para feedback com anotação em PDF?

A atividade Tarefa "permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários." (fonte: Moodle)

Há diversas formas de configuração para esta atividade, no entanto, para que seja feito o feedback com uma anotação em PDF, é importante que algumas sugestões de configurações sejam seguidas, para o seu perfeito funcionamento.

As duas principais configurações podem ser encontradas no agrupamento "Tipo de envio", nos atributos "Tipos de envio" e "Tipos de arquivos aceitos", como pode ser visto na figura a seguir:

FAQ Tarefa Tipo de Envio

Selecionar apenas a opção "Envios de arquivo" no atributo "Tipos de envio" fará com que um editor de textos não seja disponibilizado para o estudante poder completar a tarefa.

Ao selecionar apenas ".pdf" no atributo "Tipos de arquivos aceitos" fará com que o arquivo seja lido sem qualquer conversão ou interpretação por rotinas de transformação no servidor do Moodle.

Atenção: Caso seja escolhida a opção "Arquivos de documentos de texto", no atributo "Tipos de arquivos aceitos", mesmo o estudante enviando um arquivo ".pdf" o servidor pode optar por converter o arquivo ".pdf", o que pode levar ao mal funcionamento da ferramenta e ficar em processamento indefinidamente. Por isso esta opção não deve ser aplicada à tarefa para feedback com anotação em PDF.

Tarefa_TipoEnvio_02.png?time=1602171776171

A configuração que caracteriza o feedback com anotação em PDF é a que será definida no agrupamento "Tipos de feedback", e que deve ser escolhida a opção: "Anotar PDF".

Tarefa_TipoEnvio_04.png?time=1602178768937

Se mesmo seguindo estas sugestões, não for possível visualizar o arquivo PDF enviado pelo estudante, sugerimos que o professor informe ao estudante da impossibilidade de abertura do arquivo pela ferramenta e que um novo arquivo seja criado e enviado pelo estudante, corrigindo o problema. Arquivos de imagem com resolução muito alta, ou com formatos de página distintos entre si (um formato diferente a cada página) podem prejudicar a visualização de arquivos PDF pelo Moodle durante a anotação do feedback.

Observação: Um exemplo de arquivo PDF que não pode ser aberto pela ferramenta foi o um arquivo com fotos em alta qualidade, com isso o tamanho da página no PDF ficou com mais de dois metros de largura por mais de três metros de comprimento, e ainda com mais de 5 páginas. Isto faz com que muito recurso do servidor tenha que ser reservado para o processamento de imagens e para a apresentação em tela deste arquivo. Para a resolução deste caso em específico é importante que o estudante adeque a imagem a uma tamanho de página padrão, como uma folha A4, ou Carta, tendo que reduzir o tamanho da imagem para caber nestes formatos padronizados de página do arquivo PDF.

Questões relacionadas, em construção:

  • Professor: não consigo abrir uma tarefa para corrigir com anotação em PDF, como proceder?
  • Professor: qual a melhor configuração de envio de uma tarefa?
  • Professor: como reverter um envio de tarefa realizado pelo estudante?

Professor: como copiar material/conteúdo de outra instalação do Moodle para o Moodle UFSC

 

O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de "Administração" do curso Moodle). Sendo assim, sugere-se realizar backup do curso original e restaurá-lo no Moodle UFSC.

Recurso "Backup" na caixa "Administração" (copiar material/conteúdo):

FAQ Backup

Recurso "Restaurar" na caixa "Administração" (restaurar material/conteúdo):

FAQ Restaurar

Professor: como copiar material/conteúdo de uma turma/disciplina da versão anterior do Moodle UFSC

O Moodle oferece ferramenta para realizar cópia de segurança (backup) e restauração desta cópia (ver opções "Backup" e "Restaurar" na caixa de "Administração" do curso Moodle).

Sendo assim, copie o material da turma/disciplina da versão anterior do Moodle UFSC, utilizando o recurso "Backup" na caixa "Administração" (imagem abaixo), e siga as orientações da tela (Passo a passo mais abaixo).

Atenção: O limite de tamanho para os arquivos de backup é de 1Gb. Caso sua disciplina/turma tenha um tamanho maior do que 1Gb será preciso fazer o backup em partes, ou seja, criar arquivos de backup que tenham tamanho menor do que 1Gb. Depois disso, restaure estes arquivos utilizando a opção: "Mesclar o conteúdo do backup com este curso", que preserva o conteúdo já existente na turma/disciplina e adiciona/mescla o conteúdo deste arquivo de backup. Veja detalhes abaixo, na seção de "Passo a passo para realizar a Restauração".

FAQ Legado 01 Backup

Após concluir a cópia de segurança (backup) faça o download do arquivo (extensão MBZ), que aparecerá na "Área de backup do curso", para seu computador.

Então, restaure este conteúdo (arquivo MBZ salvo em seu computador) na turma/disciplina da versão atual do Moodle UFSC, utilizando o recurso "Restaurar" na caixa "Administração" (Passo a passo mais abaixo).

FAQ Restaurar


Passo a passo para realizar o Backup

1. Estando na turma/disciplina de onde se quer copiar o material/conteúdo, após clicar em Backup, no Bloco "Administração",

FAQ Legado 01 Backup

2. a nova tela mostra as "Configurações do backup". Pode-se manter as opções selecionadas, em azul, e clicar no botão "Próximo".

FAQ Legado 02 Configurações do backup

Observe que esse procedimento de backup pode ser feito quantas vezes forem necessárias. Isso não afeta o conteúdo da turma/disciplina.


3. A nova tela "Incluir" permite selecionar (incluir ou remover) os recursos e atividades a serem copiados. Por padrão, todos os itens vêm selecionados. Aqui, recomenda-se desmarcar a atividade fórum "Avisos", pois o novo curso Moodle, onde iremos restaurar este backup, já possui, por padrão, um fórum Avisos criado. Para seguir, clique no botão "Próximo".

Atenção: Caso sua disciplina/turma tenha um tamanho maior do que 1Gb, limite de tamanho para os arquivos de backup, será preciso fazer segmentar o backup, ou seja, criar mais de um arquivo de backup que tenham tamanho menor do que 1Gb. Para isso, neste momento do backup, desmarque atividades e/ou recursos, conforme tela abaixo. E repita este procedimento até ter feito backup de todas atividades/recursos da disciplina/turma.

FAQ Legado 03 Incluir


4. A nova tela mostra o "Nome do arquivo" que será gerado (este nome pode ser editado/alterado), as "Configurações do backup" com os "Ítens incluídos". Após revisar o que será copiado, role a tela até o final e clique no botão "Executar o backup".

FAQ Legado 04 Nome do arquivo


5. Após executar o backup, aparece a mensagem "O arquivo de backup foi criado com sucesso." Clique no botão "Continuar".

FAQ Legado 05 Concluir


6. A tela seguinte "Restaurar curso" mostra a "Área de backup de arquivos privados do usuário". Aqui você encontra o arquivo gerado no backup. Localize o arquivo com a hora em que você fez o backup e clique no link "Download" para salvá-lo em seu computador.

FAQ Legado 06 Download


Passo a passo para realizar a Restauração

7. Estando na turma de 2024/1, já disponível no Moodle Presencial, após clicar em "Restaurar", no bloco "Administração",

FAQ Restaurar

8. a nova tela permite "Importar um arquivo de backup", com tamanho máximo de 1Gb. Para isso, pode-se escolher uma das duas opções:

a) Arrastar e soltar o arquivo na área indicada e clicar sobre o botão "Restaurar".

FAQ Legado 07 Importar um arquivo

b) Clicar no botão "Escolha um arquivo", na nova tela clicar em "Enviar um arquivo" > "Choose File". Selecionar o arquivo em seu computador e clicar sobre o botão "Enviar este arquivo" e, então, clicar sobre o botão "Restaurar".

FAQ Legado 08 Enviar um arquivo

9. Com o arquivo de backup selecionado, clique sobre o botão "Restaurar":

FAQ Legado 09 Restaurar


10. A tela seguinte (1. Confirmar) mostra os "Detalhes do Backup", as "Configurações do backup" e "Detalhes do curso". Role a tela até o final e clique no botão "Continuar".

FAQ Legado 10 Confirmar


11. Na tela seguinte (2. Destino), a opção "Restaurar neste curso" (que é a turma/disciplina onde se iniciou o procedimento de restauração clicando no botão "Restaurar) oferece duas opções para restaurar o conteúdo:

a) "Mesclar o conteúdo do backup com este curso", que preserva o conteúdo já existente na disciplina/turma e adiciona/mescla o conteúdo deste arquivo de backup. Esta opção deve ser utilizada quando se segmentou o conteúdo em vários arquivos de backup.

b) "Excluir o conteúdo deste curso e restaurar o backup", que exclui todo o conteúdo previamente existente na turma/disciplina e sobrepõe com o conteúdo deste arquivo de backup.

Após selecionar a opção clique no botão "Continuar".

FAQ Legado 11 Destino


12. A tela seguinte (3. Configurações) mostra as configurações a serem restauradas. Role a tela até o final e clique no botão "Próximo".

FAQ Legado 12 Configurações


13. A tela seguinte (4. Esquema) permite desmarcar algum recurso/atividade que não se quer restaurar. Role a tela até o final e clique no botão "Próximo" ou "Voltar".

FAQ Legado 13 Esquema


14. Ao clicar em "Próximo", a tela seguinte (5. Revisar) permite revisar as escolhas para esta restauração. Role a tela até o final e clique no botão "Executar a restauração" ou "Voltar".

FAQ Legado 14 Revisar


15. Ao clicar em "Executar a restauração", a tela seguinte (6. Processar) mostra que o processo de restauração está pendente e que continuará em segundo plano. Isto significa que, agora, é possível trabalhar em outras atividades no Moodle Presencial sem precisar esperar pela finalização da restauração. Isto é uma novidade desta versão 4.1 do Moodle.

FAQ Legado 15 Processar

16. Caso permaneça nesta tela até a finalização da restauração, a tela (7. Concluir) mostra que a restauração foi concluída.

FAQ Legado 16 Concluir

17. O Moodle envia um e-mail informando sobre o término da restauração.

Professor: como copiar o material/conteúdo de uma turma/disciplina do semestre passado

O conteúdo das turmas/disciplinas do semestre 2024/1, e dos semestres anteriores, está disponível em https://legado.moodle.ufsc.br.

Para restaurar (recuperar) o conteúdo das turmas/disciplinas de 2024/1, e dos semestres anteriores, na nova versão do Moodle UFSC, o procedimento é realizar o backup na instalação anterior e restaurar na instalação atual.

Siga as orientações da pergunta e resposta "Professor: como copiar material de uma turma/disciplina da versão anterior do Moodle UFSC".

Professor: como disponibilizar uma disciplina/turma no Moodle UFSC

Todas as disciplinas/turmas de graduação, pós-gradução ou do Colégio de Aplicação de curso presencial, estão disponibilizadas no Moodle UFSC. Para conferir as disciplinas/turmas associadas a você, localize em sua página inicial (após autenticar-se) uma caixa rotulada: 'CAGR/CAPG/CAPL'. Clique em 'Disponibilizar Turmas' e siga as instruções.



Note que uma disciplina de pós-graduação que é ministrada em dois níveis distintos (Mestrado e Doutorado, por exemplo) no mesmo período, registradas individualmente no CAPG, é tratada em separado no Moodle UFSC uma vez que o professor pode querer trabalhar diferentemente com os estudantes de cada nível. Assim, as disciplinas dos diferentes níveis estão disponibilizadas separadamente no Moodle UFSC. Caso se queira trabalhar conjuntamente os estudantes de ambos os níveis, pode-se utilizar o mecanismo de "Agrupamento de turmas" disponível na mesma caixa mencionada acima.

Caso sua disciplina/turma não apareça na relação ali apresentada, sugerimos que dirija-se à coordenação de seu curso (caso da Pós-Graduação), à secretaria de seu departamento (caso da Graduação) ou à secretaria do Colégio de Aplicação e verifique se a disciplina/turma está corretamente cadastrada no sistema acadêmico e associada a você.

Professor: como enviar notícia/email para todos os estudantes de uma disciplina/turma?

A forma mais simples de enviar uma mensagem/notícia/aviso para todos os estudantes de uma disciplina/turma é utilizar o Fórum "Avisos", no qual por padrão todos os participantes (estudantes, professor(es), etc.) do são assinantes, sendo de uso exclusivo dos professores, ou seja, os estudantes não tem permissão para postar notícias.

Este fórum é automaticamente inserido quando uma nova disciplina/turma é criada no Moodle UFSC:

FAQ Fórum de Notícias

 Acessando o fórum o professor pode visualizar as notícias (tópicos) anteriores, assim como acrescentar um novo tópico:

FAQ Avisos Adicionar Tópico de Discussão

 

As notícias e avisos postadas neste fórum são encaminhadas por email para os participantes em cerca de 30 minutos contados a partir da postagem. É um tempo de "arrependimento" no qual o professor pode remover a postagem ou alterar seu conteúdo. Para desconsiderar este retardo no envio de email basta selecionar a opção de "Enviar notificações de postagem no fórum sem aguardar o intervalo de edição" que aparece nas opções Avançadas de edição:

FAQ Avisos Enviar Postagem

 Neste caso a mensagem será encaminhada em poucos minutos.

 

Professor: como gerar automaticamente sessões para registro de frequência para turmas de graduação?

Para gerar automaticamente sessões para registro de frequência para turmas de graduação, localize em sua página inicial (após autenticar-se) uma caixa rotulada: 'CAGR/CAPG/CAPL'. Clique em 'Disponibilizar Turmas', conforme indicado na imagem abaixo:

FAQ Disponibilizar turmas

Na tela de disponibilização de turmas (ver imagem abaixo), observe a última coluna na qual aparece duas opções:

  • Instalar
  • Remover existentes e instalar novo

A semântica destas duas opções esta descrita no final da imagem.

FAQ Sessões de Frequência

 

Professor: como inscrever pessoas como monitor, editor, avaliador, etc em disciplina/turma

 Há vários papéis que podem ser atribuídos a pessoas no contexto de uma disciplina/turma, dentre os quais:

  • Moderador
  • Monitor
  • Editor
  • Convidado na Turma
  • Leitor
  • Assistente Técnico/Pedagógico (tem praticamente as mesmas permissões de um professor)
  • Tutor de Curso de Graduação Presencial
  • Avaliador

sendo que cada papel concede permissões específicas a seu dententor.

A atribuição de um destes papéis a uma pessoa pode ser feita de forma similar ao descrito na pergunta e resposta "Professor: como inscrever um estudante extra na turma".

Professor: como inscrever um aluno-ouvinte

No caso de estudantes de graduação, a Resolução nº 017/CUN/97 regulamenta a matrícula em disciplinas isoladas e na qualidade de aluno-ouvinte em seus artigos 49 a 56. O próprio departamento de ensino pode cadastrar os alunos ouvintes e relacioná-los à turma no CAGR. Após cadastramento no CAGR eles são, em no máximo 1h, automaticamente inscritos no Moodle UFSC e relacionados à turma correspondente, a exemplo do que ocorre com os demais estudantes.

Professor: como inscrever um estagiário de docência

A figura do estágio de docênciaé regulada pela Resolução 10/CUn/97 de 29 de julho de 1997. Para atender esta demanda, no Moodle UFSC está disponível um papel denominado "Estagiário de Docência", o qual oferece ao seu detentor um conjunto mínimo de funções. O professor pode, contudo, atribuir ao estagiário outros papéis (ex: Avaliador, Moderador, Editor ou Assistente Técnico/Pedagógico) de forma a ele ter outras prerrogativas. A atribuição destes papéis adicionais é feita de forma similar ao descrito na pergunta e resposta "Professor: como inscrever um estudante extra na turma".


A atribuição do papel de "Estagiário de Docência" a um estudante de pós-graduação no Moodle UFSC é realizada automaticamente, sendo necessário que o estudante esteja matriculado numa disciplina de "Estágio de Docência" (disciplina do tipo 11 - Est. Docência) no CAPG e relacionado às disciplinas de graduação na qual ele atuará. Esta ação é realizada pela secretaria do curso de Pós-Graduação ao qual o estudante está vinculado. Quando da próxima sincronização de dados entre o CAPG e o Moodle, que acontece de hora em hora, os estagiários de docência serão automaticamente inscritos nas turmas de graduação correlatas no Moodle UFSC.

Note que a disciplina no CAPG deve necessariamente ser do tipo 11 - "Est. Docência". Caso ela seja de outro tipo, os estudantes não serão reconhecidos como sendo estagiários de docência.

Professor: como inscrever um estudante extra na disciplina/turma

 Os estudantes regularmente matriculados numa disciplina/turma do sistema acadêmico são automaticamente inscritos no curso Moodle correspondente, desde que os dados dos estudantes estejam corretamente registrados no Sistema Centralizado de Cadastro de Pessoas (SCCP) da UFSC. Contudo, o professor pode manualmente inscrever estudantes extras em sua disciplina/turma no Moodle UFSC.

Na página da disciplina/turma do Moodle:

  • No bloco "Administração", clique na opção "Administração do curso" =>"Usuários" => "Usuários inscritos";

FAQ Usuários inscritos


  • Clique no botão "Inscrever usuários";

FAQ Inscrever usuários


  • Selecione um papel no campo "Atribuir papel";
  • Inscreva um ou mais estudantes digitando o nome desejado na caixa "Buscar" do campo "Selecione os usuários". Clique sobre o nome na relação de usuários apresentada. Observe que nomes com o número de matrícula entre parênteses, ao final do nome, são identidades de estudantes;
  • Clique no botão "Inscrever usuários".

FAQ Opções de inscrição

Professor: como ocultar uma disciplina/turma de forma a que os estudantes não tenham mais acesso?

Esta operação é inversa à descrita na pergunta e resposta "Professor: a disciplina/turma está disponível no Moodle mas os estudantes não tem acesso".

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAGR

Ao término do período letivo, as notas finais dos estudantes registradas no Moodle UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostas para o CAGR. Para isto, as notas finais devem atender ao exposto na Resolução 017/CUN/97, ou seja, "graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco)". Há um tutorial "Agregando notas de provas e trabalhos" que mostra como atender esta resolução ao atribuir notas aos estudantes no Moodle UFSC.

Após transpor as notas finais para o CAGR, o próprio professor (caso tenha senha de acesso) ou o secretário do departamento correspondente pode imprimir a lista de aproveitamento diretamente no CAGR já com as notas impressas e pronta para ser assinada pelo professor. Busque orientações sobre isto na secretaria de seu departamento.

Para transpor as notas do Moodle UFSC para o CAGR, clique no item "Configuração do Livro de Notas" da caixa de "Administração" da turma.

FAQ Livro de Notas

Na tela de "Configuração do Livro de Notas", selecione o item "Transposição de notas para CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções do bloco "Administração".

FAQ Transposição

Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Em seguida, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAGR. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período no qual a digitação de notas é permitida no CAGR.

No caso da turma ter sido agrupada junto com outras turmas, o procedimento é similar, devendo ser feito na turma afiliada propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a turma e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe, contudo, se não houver conteúdo nem notas registradas na turma afiliada. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, as notas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Procure em seguida a secretaria de seu departamento para emitir a lista de aproveitamento e assiná-la.

Professor: como passar (transpor) as notas do Moodle para o CAPG

Ao término do período letivo, os conceitos finais dos estudantes registrados no Moodle UFSC podem (dependendo de iniciativa do professor) ser transpostos para o CAPG. Para isto, os conceitos finais devem atender ao exposto na Resolução 010/CUN/97.

Para transpor os conceitos do Moodle UFSC para o CAPG, clique no item "Configuração do Livro de Notas" da caixa de "Administração" da disciplina.

FAQ Livro de Notas

Na tela de "Configuração do Livro de Notas", selecione o item "Transposição de notas para CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis no menu de opções do bloco "Administração".

FAQ Transposição

Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como os conceitos incompletos "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o CAPG. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez durante o período no qual a digitação de notas é permitida no CAPG.

No caso da disciplina ter sido agrupada junto com outras, o procedimento é similar, devendo ser feito na disciplina propriamente dita, e não no agrupamento. Não é necessário desagrupar nem executar qualquer outra ação adicional. Basta acessar a disciplina e seguir os mesmos passos indicados acima. Não estranhe, contudo, se não houver conteúdo nem notas registradas na disciplina. Ao selecionar o relatório de transposição de notas, elas são automaticamente buscadas no agrupamento.

Professor: como posso enviar comunicado aos estudantes

Em cada turma/disciplina o Moodle disponibiliza automaticamente um fórum "Avisos" (http://docs.moodle.org/en/News_forum) especialmente dedicado a anúncios e notícias. 

  • Por padrão o fórum Avisos vem configurado com a opção de "Assinatura forçada", fato que força o envio de mensagem via e-mail para os participantes. Pode acontecer, contudo, do participante optar (em seu perfil) por não receber mensagens via e-mail. Mesmo assim, a notícia sempre estará disponível no fórum Avisos para consulta;
  • É possível configurar a modalidade de grupos visíveis ou separados no fórum Avisos, fato que possibilita o encaminhamento de notícias a grupos específicos;
  • Ao postar uma notícia há a opção "Avançada" para "Enviar notificações de postagem no fórum sem aguardar o intervalo de edição". Se não for indicada tal opção, a mensagem levará cerca de 30 minutos (tempo de desistência) para ser distribuída por e-mail.

Professor: Como posso realizar provas utilizando o Moodle?

A realização de provas utilizando o Moodle pode ser feita via Quiosque de Provas, onde informações sobre o processo de elaboração e realização de provas pode ser vista.

A antiga ferramenta Moodle Provas, designada à realização de provas utilizando o Moodle, teve sua manutenção descontinuada.

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Recurso: Livro

Como trabalhar o recurso Livro no Moodle 4 1