segunda-feira, 20 mai. 2024, 08:58
Site: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais
Curso: Moodle UFSC - Apoio aos Cursos Presenciais (Moodle UFSC - Presencial)
Glossário: Perguntas Frequentes
G

Geral: onde posso tirar dúvidas sobre o Moodle

 

Atendimento/suporte a estudantes

  • Quaisquer dúvidas de estudantes sobre o uso do Moodle devem ser dirigidas aos professores de suas turmas. Caso o professor necessite auxílio para respondê-las, cabe a ele buscar contato com o grupo de atendimento/suporte ao Moodle.

Atendimento/Suporte a professores

Sobre uso do Moodle

Entende-se por "uso do Moodle" aspectos relativos a configuração e edição de conteúdo de uma turma, como também à configuração e uso dos diversos recursos e atividades disponíveis.

Não há na UFSC um grupo institucionalmente formado nem profissional contratado especificamente para prestar atendimento a usuários no que se refere ao uso do Moodle. Este atendimento era realizado por uma equipe de bolsistas de graduação financiado pelo programa UAB/UFSC, mas tal atendimento não está mais disponível.

Sobre problemas técnicos, solicitações e sugestões

Entende-se por "problemas técnicos" questões de mau funcionamento ou falhas do ambiente.

Caso enfrente problemas ou tenha alguma sugestão, pedimos que abra um chamado de atendimento.

Geral: com que frequência os dados do Moodle UFSC são sincronizados com o sistema acadêmico

 

As sincronizações de dados do Moodle UFSC com o CAGR/CAPG/CAPL são realizadas todos os dias de hora em hora.

Isto significa que qualquer alteração de dados que tenha sido feita no CAGR/CAPG/CAPL (criação de turma, matrícula de estudante numa turma, etc.) é refletida no Moodle UFSC em no máximo 1 hora.

Geral: como altero meu nome ou email no Moodle UFSC

 

O Moodle UFSC está integrado ao Sistema de Cadastro Centralizado de Pessoas (SCCP) da UFSC, de onde são obtidos automaticamente dados do usuário como nome e e-mail. O Moodle busca o e-mail definido como "Preferencial".

Sendo assim, a atualização desses dados deve ser feita diretamente no SCCP, as quais serão automaticamente refletidas no Moodle.

Você pode alterar seu e-mail no SCCP em: "Alterar e-mail".

Havendo alguma dúvida ou sugestão, por favor, veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle UFSC

 

O Moodle UFSC está integrado ao Sistema de Cadastro Centralizado de Pessoas (SCCP) da UFSC. A alteração de senha deve ser feita nesse cadastro, tendo reflexo em todos os sistemas integrados a ele. Veja referências abaixo:

Havendo alguma dúvida ou sugestão, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como personalizar minha página inicial (Painel)

 

 A página inicial do usuário do Moodle, o Painel, pode ser personalizada incluindo ou excluindo blocos, além de alterar a posição deles.

Para isso, estando no Painel, clique no botão "Personalizar esta página", no canto superior direito.

FAQ Personalizar o Painel

Geral: como troco/altero minha matrícula ativa (identidade) ao acessar o Moodle UFSC?

 

Depois da autenticação, clicando no link "Trocar de identidade" que está disponível no bloco "Troca de identidade" no "Painel" do Moodle, conforme imagem abaixo:

Imagem Troca de identidade

Há casos de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos (STAs) que possuem mais de uma matrícula ativa (vínculo, identidade) com a UFSC. Alguns casos são:

  • Estudante de graduação que está cursando disciplina isolada na pós-graduação;
  • Estudante de pós-graduação que possui contrato de professor substituto;
  • STA que está regularmente matriculado com aluno de graduação ou de pós-graduação;
  • etc

Em qualquer destes casos, a pessoa possuirá duas ou mais identidades distintas no Moodle UFSC, de forma que ao acessar o Moodle, e clicar no link "Trocar de identidade", aparecerá uma tela na qual o usuário poderá selecionar a identidade com a qual deseja acessar (ver destaque em vermelho na imagem abaixo):

Imagem Identidade 

Se o usuário preferencialmente acessa o Moodle com uma destas identidades, é possível selecioná-la e clicar em "Sempre acessar com a identidade selecionada" (destaque em azul na imagem acima). Feito isto, ao autenticar-se será automaticamente utilizada a identidade previamente selecionada.

 

Geral: Não recebo mensagens do fórum do moodle

Aguarde, texto em adaptação para a nova versão...

Isto ocorre por uma opção de configuração do fórum, pois, provavelmente, o fórum está configurado com o modo de "Assinatura opcional", isto é, "Participantes podem escolher se querem se inscrever". Desta forma, se o participante (tanto estudante quanto professor) não se inscrever no devido fórum ou tópico, ele não receberá e-mail deste fórum/tópico. Então, ou o participante se inscreve me todos os fóruns da disciplina, ou o professor altera a forma de assinatura para que todos já sejam inscritos nos fóruns. Esta opção de configuração do fórum será detalhada a seguir.

Para que todos recebam mensagens dos fóruns há uma opção de configuração da atividade de Fórum no Moodle que define "Quando um participante assina um fórum, isto quer dizer que ele irá receber notificações de novos posts." (Moodle).

Esta opção pode ser encontrada no tópico de configuração da atividade de Fórum com o nome "Assinatura e monitoramento".

Dentro deste tópico há dois atributos configuráveis, no entanto iremos nos ater ao atributo "Modo de assinatura" e existem 4 tipos de assinatura:

  • Assinatura opcional - Participantes podem escolher se querem se inscrever
  • Assinatura forçada - Todos são assinantes e não conseguem cancelar a assinatura
  • Assinatura automática - Todos são inicialmente assinantes mas podem escolher deixar de assinar a qualquer momento
  • Assinatura desabilitada - Assinaturas não são permitidas

A opção mais indicada para o atributo "Modo de assinatura", para que todos os inscritos em uma disciplina recebam e-mails das mensagens de um fórum, é a Assinatura automática, pois desta forma todos os inscritos na disciplina serão inscritos no fórum e seus tópicos.

tela_04.png

Ainda neste modo de assinatura (Assinatura automática) há a opção de que se um participante não desejar mais receber e-mails deste fórum ou tópico, poderá escolher se desinscrever da discussão:

tela_03.png

Geral: será que estou cadastrado no Moodle UFSC

Todos os professores e STAs do quadro permanente da UFSC são automaticamente registrados no Moodle UFSC. Fato similar ocorre com estudantes (de graduação, de pós-graduação e do Colégio de Aplicação) que estejam regularmente matriculados em curso ou turma presencial, incluindo alunos de matrícula isolada e ouvintes (apenas no CAGR). O único pré-requisito adicional é que seus dados estejam corretamente registrados no Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP), em particular o endereço de email.

Tente acesso ao Moodle UFSC conforme indicação na tela inicial. Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".