Baseado em:

  1. Conteúdos factuais: O conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares.
    • a idade de uma pessoa
    • a localização ou altura de uma montanha
    • um fato determinado num determinado momento
    • esses conteúdos em geral tem caráter arbitrário, portanto não necessitam de uma compreensão; aprende-se pela cópia e memorização
  2. Conceitos e princípios: Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem às mudanças que produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações que normalmente descrevem relações de causa-efeito ou de correlação.
    • o que é um triângulo?
    • o que significa inércia?
    • A aprendizagem de conceitos ou princípios deve ser o mais significativa possível, provocando um verdadeiro processo de elaboração e construção pessoal do conceito, ou seja, o aluno deverá ser capaz de interpretar, compreender e expor esses conceitos. 
  3. Conteúdos procedimentais: É um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo.
    • Resolver uma equação de segundo grau
    • Fazer um nó numa gravata
    • A realização de ações que formam os procedimentos é uma condição sine qua non para aprendizagem
    • As estratégias de aprendizagem consistem na execução compreensiva e nas repetições contextualizadas e significativas e não mecânicas
  4. Conteúdos atitudinais: Engloba valores, normas e atitudes
    • Frente a um problema, qual a sua atitude? Senta e chora?
    • Aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser
    • Empreendedorismo, iniciativa
    • Desenvolver esses conteúdos não é uma tarefa cuja realização garanta a obtenção de objetivos
    • As estratégias de aprendizagem incluem exemplos, vivências, atividades experienciais.
Última atualização: sexta-feira, 2 jul. 2021, 18:23