20241
Produção e veiculação de conhecimentos: paradigmas de pesquisa, interdisciplinaridade e inovação. Projeto de pesquisa: aspectos teóricos e metodológicos. Elaboração de artigos para periódicos indexados em bases de referência internacional.
Elaboração do trabalho de conclusão de mestrado profissional.
Administração como campo de conhecimento. Condições geradoras do pensamento administrativo. Abordagem Clássica: Administração Científica e Gestão Administrativa. Abordagem Comportamentalista: Escola de Relações Humanas e Teorias de Motivação e Liderança. Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia. Abordagem Sistêmica: Teoria dos Sistemas e Teoria da Contingência. Teorias Ambientais: Teoria da Ecologia Populacional, Organizações em Rede, Teoria da Dependência dos Recursos. Teria dos Custos de Transação. Teoria Neo-Institucional. Evolução das concepções de homem, organizações e ambiente. Cultura e Poder nas Organizações. Administração universitária como subcampo da Administração.
Conceituação da Metodologia PBL - Problem Based Learning. Funcionamento e resultados esperados da PBL. Aplicação prática da PBL no contexto da Gestão Universitária.
Elementos e estrutura de um projeto de dissertação de mestrado. Adequação da estrutura ao objeto de pesquisa. Processo de elaboração do projeto. Preparação para apresentação e defesa do projeto para o exame de qualificação.
A universidade no contexto globalizado e de mudanças organizacionais contínuas; compromissos da universidade com o desenvolvimento local, regional e nacional; a educação superior como serviço público e como atividade empresarial; competência dos governos federal, estadual e municipal em matéria de educação superior; o papel das IES diante das necessidades da cidadania e do mercado; a organização jurídica e administrativa das IES; as políticas de ensino, pesquisa e extensão; legislação básica e expansão do ensino superior; pós-graduação e pesquisa em IES brasileiras; universidade e suas relações com a sociedade.