20241
1. Introdução a hidrodinâmica e propriedades dos fluidos; 2. Revisão de Cálculo Vetorial, Cálculo Matricial e Tensorial; 3. Cinemática de fluidos viscosos; 4. Forças atuantes em um fluido 5. Lei da conservação de massa 6. Conservação de momento. 7. Equação de NavierStokes; 8. Forças Fictícias; 9. Análise de Escala; 10. Equações de Euler e Bernoulli; 11. Regime laminar e turbulento; 12. Aplicações em modelagem numérica.
Os alunos irão compreender o conceito de morfodinâmica e como as praias funcionam. Com esses intuito, a disciplina trará aspectos relacionados ao clima de ondas dentro e fora da zona de surf, bem como na zona de espraiameto. A interação entre as ondas e os sedimentos também pretende ser abordada, tanto na escala das partículas sedimentares como na formação de feições de micro, meso e macro escala. Essa interação para além das formas de fundo, também geram padrões morfológicos diferenciados, tanto longitudinal quanto transversalmente. A disciplina também visa trabalhar a influência da maré nas ondas e consequentemente na morfologia além de discutir como as praias estuarinas e de baías se comportam. Ademais, aspectos relacionados a interconexão praias, iteração entre praia e duna e os efeitos das variações climáticas e meteorológicas sobre os sistema praias também são abordados.
Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas, teorico-praticas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).
Docência no magistério superior envolvendo atividades de ensino de preparação e aplicação de aulas teóricas, teorico-praticas e práticas, participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos e a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas (estudos dirigidos, seminários, entre outros).
Integração de conhecimentos oceanográficos, com ênfase na área da oceanografia química e biológica, a partir de bases de dados e/ou práticas em campo e laboratório. Conceituação, diagnóstico, planejamento e atuação em problemas sociais e ambientais emergentes
relacionadas às ciências do mar.
Definição de tempestades costeiras. Compreensão de Processos hidrodinâmicos durante tempestades costeiras e de Processo de transporte de sedimentos durante tempestades em praias arenosas. Modelagem durante eventos de tempestade. Estudos de impactos de tempestades em barreiras arenosas, praias arenosas, planícies de maré, costões rochosos, recifes de corais. Introdução à gestão de impactos e a análise de perigos da erosão e inundação.
Compreensão de conceitos básicos sobre ecologia experimental e suas aplicações em oceanografia biológica. Construção de cenários ambientais envolvendo aspectos fundamentais sobre clima e mudanças ambientais. Investigação sobre espécies chave e ambientes ameaçados. Desenvolvimento de estudos em diferentes escalas. Introdução ao desenho experimental.
Elaboração do trabalho de dissertação.
Normatização, recuperação e significação da informação científica. Separação, organização e
interconexões de conteúdos aplicados aos projetos de pesquisa. Estruturação do projeto de
pesquisa. Boas práticas na pesquisa científica.