20241
Fundamentos de gestão territorial; políticas territoriais no Brasil; informações para gestão territorial; geotecnologias e gestão territorial; estudos de casos.
Lei de Terras de 1850; registro público; exigências do registro público; estatuto da terra; lei do georreferenciamento de imóveis rurais; exigências profissionais para demarcar terras segundo a lei 10.267/01; ocupação das terras no Brasil; cadastro rural; estrutura fundiária rural; vulnerabilidade do sistema declaratório para tributação da propriedade rural; cadastro rural e a gestão federal; cadastro urbano; legislação para o cadastro urbano; evolução do cadastro urbano; qualidade dos dados do cadastro urbano; cadastro e a gestão municipal; cadastro e a sustentabilidade municipal; cadastro e as políticas públicas; e cadastro técnico multifinalitário.
Elaboração do trabalho de dissertação.
Noções da evolução urbana no Brasil. Conceitos relativos à sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade e suas relações com o ambiente urbano. Responsabilidadeg overnamental.T amanho da cidade e sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade urbanos. Conformação urbana e suas relações com modalidades de transporte. O automóvel na cidade: consumo de energia, infraestrutura, forma urbana,
uso do solo. Aspectos do Urbanismo Sustentável.
Dados e a Estatística. Estatística descritiva: métodos tabulares e métodos gráficos. Estatística descrtiva: medidas numéricas. Estudo da probabilidade. Distribuições de probabilidade: discretas e contínuas. Amostragens e distribuições amostrais. Estimação de parâmetros: média com desvio padrão conhecido; média com desvio padrão desconhecido. Proporção. Tamanho da amostra. Testes de hipóteses: erros tipo I e tipo II. Comparação envolvendo médias. Comparação envolvendo proporções. Regressão linear simples. Fundamentos da regressão múltipla.
Origem e formação dos solos e suas implicações no comportamento geomecânico. Uso da pedologia na criação de unidades geoambientais. Comportamento geomecânico (resistência, deformação, permeabilidade e erodibilidade) de unidades de solos. Ensaios geomecânicos laboratoriais e de campo. Conceitos de mapeamento de áreas de risco a movimentos de massa. Aplicação das metodologias e dos conceitos estudados nas aulas em bacias hidrográficas visando o uso e ocupação.
Método comparativo de dados de mercado: regressão linear; tratamento por fatores; método involutivo; método evolutivo; método da renda; métodos para identificar o custo de um imóvel; métodos para identificar indicadores de viabilidade da utilização econômica de um empreendimento; avaliação de glebas urbanizáveis; avaliação de imóveis rurais; especificação da avaliação; elaboração de laudos.