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Introdução à Psicologia como ciência: histórico, objetivo e métodos. Interações sociais no contexto educacional e o lugar do professor. Introdução ao estudo do desenvolvimento e de aprendizagem - infância, adolescência, idade adulta. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana e na compreensão do fracasso escolar. Prática como componente curricular.
Implementação do projeto de ensino e planos de aulas. Participação no conjunto das atividades do campo de estágio. Sistematização e socialização do estágio.
Implementação do projeto de ensino e planos de aulas. Participação no conjunto das atividades do campo de estágio. Sistematização e socialização do estágio.
-As relações entre História, Educação e Cultura. A cultura imagética, o livro didático e o ensino de História. A pesquisa no ensino de História. A constituição da História como disciplina no contexto da educação escolarizada no Brasil.
Elaboração de projeto de pesquisa para realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
Estudo da sociedade brasileira da proclamação da república até a primeira metade do século XX. As formas de abordagens didático-pedagógicas.
A ditadura militar no Brasil foi instaurada num momento de crescente participação feminina no espaço público, fruto do intenso processo de mudanças nas relações de gênero se desenvolvia no período. Um contingente apreciável de mulheres uniu-se aos homens na luta por uma sociedade mais igualitária e justa. A repressão às organizações de esquerda foi extremamente violenta, tendo sido denunciada por pessoas ligadas à defesa dos Direitos Humanos. Através da categoria gênero, pode-se refletir sobre como essa repressão, que atingiu homens e mulheres, foi vivenciada e denunciada por suas vítimas. A partir de uma análise de caso do Brasil, serão feitas comparações com outros países do Cone Sul: Argentina, Uruguai e Chile.