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Experiência integral de docência - do planejamento à avaliação - em salas de aula de francês em escola básica ou em curso extracurriculares gratuitos oferecidos aos alunos das escolas básicas onde o francês não é disciplina curricular. Estruturação de projeto de ensino. Elaboração de planos de aula, de atividades de ensino-aprendizagem e de avaliação.
Objetivos de ensino/aprendizagem. Seleção dos conteúdos. Estratégias e procedimentos didáticos. A problemática gramatical. Avaliação em LE. O ensino da civilização. Análise de materiais didáticos. Ensino da leitura. Abordagens metodológicas. As TICs em sala de aula de LE.
Prática de conversação em Libras habilitando o aluno a se comunicar nível básico. Mitos e Crenças relacionadas à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e aos Surdos. Noções sobre os estudos linguísticos das línguas de sinais em diferentes níveis da descrição linguística. Conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais como iconicidade e arbitrariedade e aspectos culturais e históricos específicos da comunidade surda brasileira. Educação de surdos, papéis dos professores e de intérpretes de libras-português em uma perspectiva inclusiva. Atividades de prática como componente curricular aplicadas à comunicação em Libras.
Organização da Educação Brasileira e Legislação Educacional. Políticas Públicas Educacionais na
atualidade. Objetivo social da escola: direito à educação e a produção da exclusão. Currículo: teorias
curriculares, propostas estatais e não estatais. Gestão Democrática da Educação. A escola: sujeitos, cotidiano,
trabalho docente e Projeto Político Pedagógico.