Programação
- 
                    
                            Dia 26/11 4- Raça, classe no cenário mundial da produção e consumo de alimentos 6- Raça, capitalismo e educação Dia 03/12 2-Corpo e subjetividades negras 5- Interseccionalidade entre raça, gênero e classe Dia 10/12 1-Racismo religioso e racismo ambiental 7- Relativismo cultural e Eugenia no Brasil 
- 
                    
                            -Sorteio da ordem de apresentação dos grupos; -Organização entre os grupos. 
- 
                    
                            LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: Desafios, conquistas e impasses atuais. Revista Estudos Feministas, 16(3), 965. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/v iew/S0104-026X2008000300015 
- 
                    
                            Pessoal, compartilhando esse google docs que contém informações sobre a atividade final. Insira os dados que pedem. Amanhã (05/11) falaremos mais sobre a proposta. https://docs.google.com/document/d/13Glzz0H-OmQNF16G76SOilaIKDtnmB_LXasxqNVVUv8/edit?usp=sharing - Plano de aula: modelo - Link de materiais que podem servir de inspiração. O site é resultado de diversos trabalhos referentes à esta disciplina em semestes anteriores. Se inspirem! https://eboepistemico.ufsc.br/materiais-didaticos-produzidos/ 
- 
                                                        
- 
                    
                            Leituras: 1-ALENCAR, Alexandra. Cidadão Invisível e o direito à cidade negada. In: Paulo Raposo; Allende Renck; Scott Head. (Org.). Cidades rebeldes : invisibilidades, silenciamentos, resistências e potências. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2019, v. 1, p. 183-196. 2-LEITE, Ilka Boaventura. Descendentes de africanos em Santa Catarina: invisibilidade histórica e segregação. In.: LEITE, Ilka Boaventura (Org). Negros do Sul do Brasil “ Invisibilidade e territorialidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996. 33 - 53 
- 
                                                        
- 
                    
                            Leitura: MEDEIROS, Flávia. Matabilidade como forma de governo: violências, desigualdades e Estado numa perspectiva comparativa entre Florianópolis e Rio de Janeiro. Rev. Horizontes Antropológicos 29(65), 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/Kqd5nVzvPMb4Z xgLJhBm3Gs/abstract/?lang=pt# 
- 
                                                        
- 
                    
                            Raça e Gênero Lélia Gonzalez Leitura obrigatória: 1- GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista ciências sociais hoje, v. 2, n. 1, p. 223-244, 1984. Complementar: 2-GONZALEZ, Lélia. “A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem políticoeconômica”. In: Por um feminismo afro-latinoamericano. Rio de Janeiro: Zahar.2021. 
- 
                                                        
- 
                    
                            1-NASCIMENTO, Abdias. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. (2004) 
- 
                                                        
- 
                    
                            Projeto UNESCO e leituras críticas sobre a população negra nas Ciências Sociais Leituras obrigatórias: 1-RAMOS, Alberto Guerreiro. 1995 [1957]. "O problema do negro na sociologia brasileira.” Introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, p. 163-211. 2. MAIO, Marcos. O projeto UNESCO a agenda das Ciências Sociais no Brasil dos anos 40 e 50. RBCS Vol. 14 no 41 outubro/99 
- 
                                                        
- 
                    
                            Continuidade do conteúdo da aula passada: Discussão dos texto de Munanga e Vargas. 
- 
                                                        
- 
                    
                            
- 
                                                        
- 
                    
                            Leituras obrigatórias 1- NASCIMENTO, Elisa Larkin. O olhar afrocentrado: introdução a uma abordagem polêmica. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Sankofa 4: matrizes africanas da cultura brasileira; São Paulo: Selo Negro, 2009. p181-196. 2- Lei 10.639/2003 Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm 3- Lei 11.645/2008 Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm RUFINO, Luiz. (2019). Pedagogia das encruzilhadas Exu como Educação. Revista Exitus, 9(4), 262 - 289. Link: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v9n4/2237-9460-exitus-9-04-262.pdf 
- 
                                                        
- 
                    
                            Leituras do textos: 1-CESAIRE, Aimé. 2020 [1955]. Discurso sobre o colonialismo. (Caps 1, 2, 3 e 4). São Paulo: Veneta. Pp.13-51 2- BISPO DOS SANTOS, Antônio. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília/ DF: INCTI/UNB, 2015. Capítulo 2 
- 
                                                        
- 
                    
                            Conteúdo: Raça e racismo Materiais de leitura: 1- MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no Terceiro Seminário Nacional Relações Raciais e Educação - PENESB-RJ, 2003. 2- VARGAS, João. Racismo não dá conta: antinegritude, a dinâmica ontológica e social e definidora da modernidade: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/47201/0 
-