Fórum geral

O "riso no coro" de Franco-atirador

O "riso no coro" de Franco-atirador

por Luan Corrêa da Silva -
Número de respostas: 1

Já que não deu tempo de mostrar em sala, gostaria de compartilhar o trecho da ópera comentado por Hegel e citado por Dahlhaus na p. 209 do artigo que estudamos.

Hegel diz que o riso no coro de Franco-atirador é um "desencadeamento explosivo" e, por isso, se torna um motivo "falso" no sentido de que o ideal a ser abordado se perder no exagero.

Dahlhaus diz que, tecnicamente, trata-se de um prolongamento irregular dos acordes em termos de sua divisão nos oito compassos, cujo efeito Hegel acha zombeteiro.

A ópera "Franco-atirador" (Der Freischütz) é uma obra de Carl Maria von Weber, cuja estreia ocorreu na Ópera de Berlim em 1821 (provavelmente Hegel estava lá). Ela narra a história de Max, um camponês que quer conquistar Agathe, mas, para isso, precisa provar que é bom de tiro (sim...). Ocorre que ele não consegue se provar um bom atirador e descobre um lugar chamado "Garganta do lobo" onde se poderia fazer um pacto com o diabo (Samiel). Na cena, Max joga sete balas de sua espingarda numa fogueira para que elas sejam enfeitiçadas. Ele conta até sete, mas, quando chega no "cinco" (Fünf) começa o coro invisível (representando o demoníaco). O libreto diz o seguinte:

CHOR
[unsichtbar]
Durch Berg und Tal, durch Schlund und Schacht,
Durch Tau und Wolken, Sturm und Nacht!
Durch Höhle, Sumpf und Erdenkluft,
Durch Feuer, Erde, See und Luft,
Joho! Wauwau! ho! ho! ho! ho! ho! hol ho! ho!

CORO
[Invisível]
Por montanhas e vales, por gargantas e poços,
Por orvalho e nuvens, tempestade e noite!
Por cavernas, pântanos e fendas da terra,
Por fogo, terra, mar e ar,
Joho! Wauwau! ho! ho! ho! ho! ho! hol ho! ho!

Convido vocês a ouvirem o coro em relação aos comentários de Hegel e Dahlhaus para debatermos na próxima aula. Aqui vão três versões e o tempo exato em que o coro inicia:

https://open.spotify.com/intl-pt/track/5Oj1wEJDtWDi7LFXdiNtT7
[apenas áudio: 16:12]

https://www.youtube.com/watch?v=9_pRfJHuGQw
[versão dramatizada: 13'36'']

https://www.youtube.com/watch?v=HysUA8wx7UM
[apenas áudio: 14'47'']

Boa noite e divirtam-se!

Abraços,
Luan