Em meio ao governo Médici, no auge da repressão e da centralização política dos governos militares na ditadura brasileira, o artista plástico Cildo Meireles propunha sua coleção de obras “Inserções em circuitos ideológicos”. O “Projeto Coca-Cola”, por exemplo, de 1970, era baseado na gravação de informações e opiniões críticas em garrafas de refrigerante, e em as devolver ao público.
Segundo Cildo, “as ‘Inserções em circuitos ideológicos’ nasceram da necessidade de se criar um sistema de circulação, de troca de informações, que não dependesse de nenhum tipo de controle centralizado. Uma língua. Um sistema que, na essência, se opusesse ao da imprensa, do rádio, da televisão, exemplos típicos de media que atingem de fato um público imenso, mas em cujo sistema de circulação está sempre presente um determinado controle e um determinado afunilamento da inserção. Quer dizer, neles a ‘inserção’ é exercida por uma elite que tem acesso aos níveis em que o sistema se desenvolve: sofisticação tecnológica envolvendo alta soma de dinheiro e/ou pode” (PORO, 2011).
No contexto político vigente, a política externa do Brasil era marcada, apesar de certas posturas emancipatórias quanto à dependência brasileira no sistema internacional, pelo pró-americanismo. Cildo Meireles, então, utiliza justamente um símbolo do imperialismo americano, a Coca-Cola, sobre o governo militar brasileiro, como forma de criticar tanto as autoridades nacionais, alinhadas à Washington durante a ditadura mas em especial durante o governo Médici, quanto a política dos Estados Unidos em relação ao Brasil, com frases como “Yankees go home!” e com instruções para a construção de um coquetel molotov com a própria garrafa. Uma forte crítica ao controle do Estado e à cumplicidade das grandes corporações quanto à intensa repressão do regime militar, presente em desde a ideologia dominante aos produtos circulantes.
Referências:
PORO: INTERVENÇÕES URBANAS E EFÊMERAS. Inserções em circuitos ideológicos (Cildo Meireles). 2011. Disponível em: https://poro.redezero.org/biblioteca/textos-referencias/insercoes-em-circuitos-ideologicos-cildo-meireles/. Acesso em: 14 set. 2024.
TATE UK. Insertions into Ideological Circuits: Coca-Cola Project. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/artworks/meireles-insertions-into-ideological-circuits-coca-cola-project-t12328. Acesso em: 14 set. 2024.