Programação

  • Atenção: para mais informações sobre os conteúdos e materiais complementares para cada aula (textos, vídeos, literatura, filmes etc), consulte o plano de ensino completo em formato PDF logo abaixo

    EMENTA: Bases históricas da política externa brasileira. Paradigmas dominantes na Guerra Fria. Sistema político brasileiro e política externa. Paradigmas contemporâneos. Regionalismo e globalização na formulação da política externa. Atores estatais e não-estatais no processo decisório.

    IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

    Código: CNM 7272

    Nome: Política Externa Brasileira 2

    Carga horária: 72 horas/aula

    Número de horas/aula: 4 semanais (terças e quartas 16:20-18h)

    Oferta: 7ª fase do Curso de Graduação em Relações Internacionais

    Pré-requisitos: Política Externa Brasileira 1 (apenas para estudantes do curso de Relações Internacionais)

    Professora: Dra. Clarissa Dri – clarissa.dri@ufsc.br

    Estagiário de docência – Doutorando José Fogolari - josefogolari@gmail.com

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO

    A professora geralmente está disponível para conversar na sala de aula, antes das aulas, no horário do intervalo. Também nas terças entre 13:30 e 15h na sala da coordenação do curso de RI, CSE bloco F, prédio branco, 2º andar, sala 201. Outros horários podem ser agendados pelo e-mail clarissa.dri@ufsc.br

    OBJETIVOS

    - Discutir os fundamentos, as características e os atores da política externa nacional contemporânea, da ditadura cívico-militar aos dias atuais (1964-2024)

    - Refletir sobre os mecanismos de elaboração da agenda e de decisão em política externa e suas perspectivas de transparência e democratização

    METODOLOGIA

    A disciplina terá aulas para exposição e debate do conteúdo, que devem ser preparadas com antecedência pelas/os estudantes conforme material indicativo para cada aula. Textos, vídeos e podcasts são indicados para estudo autônomo e aprofundamento dos temas e servirão como base para as avaliações.

    FREQUÊNCIA

    A presença em 75% das aulas é condição necessária para aprovação e sua observância é de responsabilidade do/a estudante.

    AVALIAÇÃO

    A disciplina terá 4 avaliações. A nota final será dada pela média simples destas 4 avaliações. As avaliações são:

    1. Expressão artística durante a ditadura (envio pelo Moodle até 28/09) – 10 pontos

    Cada estudante deve pesquisar e selecionar uma manifestação ou uma forma de expressão artística ou cultural latino-americana durante os anos 1960, 1970 ou 1980. Deve apresentar à turma essa/e artista ou manifestação e explicar sua relação com os regimes autoritários da época, por meio do envio pelo fórum da disciplina no Moodle de um link para visualização ou escuta das/os artistas ou da obra, acrescido de dois parágrafos (aproximadamente 10 a 20 linhas) com comentário individual da/o estudante justificando o material escolhido e relacionando-o às ditaduras civil-militares de um ou mais países latino-americanos. Envio pelo fórum da disciplina no Moodle até 28 setembro.

    2. Prova dissertativa sobre os governos democráticos (data prevista: 19/11 – sujeita a alteração) – 10 pontos

    Elaboração de um texto em sala de aula como resposta a uma pergunta ou situação de política externa que solicite reflexão e estabelecimento de relações entre os materiais de consulta obrigatória da unidade 2.

    3. Ensaio sobre o acordo Mercosul-União Europeia (envio pelo Moodle até 10/12 – sujeito a alteração) – 10 pontos

    Estudantes devem produzir em duplas uma resenha crítica sobre um dos TCCs defendidos no curso de RI da UFSC sobre o acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia assinado em 2019. Alguns deles são:

    Vinícius Santos Maia. Impacto do Acordo de Cooperação Econômica entre o Mercosul e a União Europeia sobre o Investimento Direto Estrangeiro Europeu no Brasil, 2023. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/252795/%3D_UTF-8_Q_TCC_-_INVESTIMENTO_DIRETO_EXTERNO_%3D%20%3D_UTF-8_Q__-_V__%3B%20___filename_1%3D__ers%3DC3%3DA3o_Final_agradecimentos.pdf_%3D.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    BERNARDO ARÊAS GONÇALVES DA SILVA. ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS À RATIFICAÇÃO DO TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA, 2023. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/252408/An%c3%a1lise%20dos%20Obst%c3%a1culos%20Pol%c3%adticos%20e%20Econ%c3%b4micos%20%c3%a0%20Ratifica%c3%a7%c3%a3o%20do%20Tratado%20de%20Livre%20Com%c3%a9rcio%20entre%20Mercosul%20e%20Uni%c3%a3o%20Europeia.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    JÚLIA SAINT MARTIN RODRIGUES DA SILVA. O Setor automotivo e o acordo Mercosul-UE: uma análise a partir das Cadeias Globais de Valor, 2023. Disponível no Moodle.

    BRENDA MARTINS ROBALO. Governança Internacional da Propriedade Intelectual: o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia e o direito à saúde no Brasil, 2023. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/251716/Governanca_Internacional_da_Propriedade_Intelectual_o_Acordo_de_Livre_Comercio_entre_Brasil_e_Uniao_Europeia.pdf?sequence=3&isAllowed=y

    A resenha deve conter identificação da pergunta de pesquisa, marco teórico utilizado, sumário adotado para desenvolvimento dos argumentos e conclusões principais do TCC. Deve conter também pelo menos um ponto positivo e um ponto negativo do TCC, na sua opinião, em forma de crítica construtiva. Aproximadamente 2 páginas em letra 12, envio pelo Moodle na opção tarefa até 10/12.

    4. Participação – 10 pontos

    Avaliação continuada ao longo do semestre considerando o engajamento da/o estudante nos conteúdos, atividades e debates propostos na disciplina, a partir de reflexões, comentários, críticas e perguntas embasadas nos materiais bibliográficos e audiovisuais oferecidos e em pesquisa própria.

    Sobre a professora:

    Clarissa Dri é doutora em Ciência Política pela Universidade de Bordeaux, na França, e graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC desde 2011 e pesquisadora do Instituto Memória e Direitos Humanos. É coordenadora do curso de RI da UFSC. Leciona Política Externa Brasileira, Direitos Humanos e Metodologia Científica na graduação e pós-graduação em Relações Internacionais. Estuda política externa brasileira, integração e cooperação regional e, mais recentemente, a proteção dos direitos humanos na América Latina. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre defensorias públicas na América Latina, projeto de extensão sobre os 60 anos do golpe militar em escolas de Ensino Médio e projeto de extensão sobre violência policial em Santa Catarina no âmbito do IMDH. É mãe do Aylan (5 anos). Perfil disponível em https://cnm.ufsc.br/professores/clarissa-franzoi-dri/ e publicações disponíveis em https://ufsc.academia.edu/ClarissaDri Email clarissa.dri@ufsc.br CV Lattes http://lattes.cnpq.br/3737338859319454   

    Sobre o Instituto Memória e Direitos Humanos UFSC/UDESC, consulte os links abaixo. Você pode participar como voluntário em projetos de pesquisa e/ou extensão e ganhar certificado de horas complementares, contate a professora:

    https://imdh.ufsc.br/ 

    imdh@contato.ufsc.br

    https://www.youtube.com/c/IMDHInstitutoMemoriaeDireitosHumanos  

    https://www.instagram.com/imdh.ufsc/

    https://www.facebook.com/imdhufsc 

    https://twitter.com/ImdhUfsc

  • Sala virtual e fórum

  • Aula 1, 27/08. Apresentação da disciplina: conteúdo e métodos. Nivelamento: revisão e reflexão sobre os principais eventos da política externa brasileira até 1964. Panorama das relações internacionais do Brasil na atualidade.

    Atenção: para mais informações sobre os conteúdos e materiais complementares para cada aula (textos, vídeos, literatura, filmes etc), consulte o plano de ensino completo em formato PDF logo acima

    Nesse mesmo dia, às 18:30, depois da primeira aula de PEB 2, acontecerá a aula magna de abertura do semestre, no Auditório do CSE:

    O tema da Aula Magna será: Guerra entre Rússia e Ucrânia e as mudanças securitárias para a Europa, com Professora Maria Raquel Freire da Universidade de Coimbra.

    Dia da Aula Magna: 27/08/2024 (terça-feira) as 18h30

    Local: Auditório do CSE

    Bibiliografia básica da disciplina:

    PINHEIRO, Letícia. Política externa brasileira (1889-2002). 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. Disponível no Moodle e na BU.

    CERVO, Amado; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. 5. ed. Brasília: UnB, 2015. Disponível no Moodle e na BU.

    Material complementar e atualidades:

    ZELICOVICH, Julieta. La resiliencia del Mercosur: un balance de la Cumbre de Asunción. Nueva Sociedad, 2024, disponível em https://nuso.org/articulo/la-resiliencia-del-mercosur/

    HIRST, Monica; TOKLATIAN, Juan. La vuelta de Lula y la política exterior brasileña. Nueva Sociedad, 2022, disponível em https://nuso.org/articulo/Lula-politica-exterior-brasil/

    SINGER, André. El regreso de Lula. Nueva Sociedad, n. 305, 2023. Disponível em https://nuso.org/articulo/305-el-regreso-de-lula/

    SANTOS Filho, João. Autonomia e seus constrangimentos: política externa do terceiro governo Lula. Conjuntura Austral, v. 15, n. 69, p.19-35, 2024. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/ConjunturaAustral/article/view/133567/91285

    SCHWARCZ, Lília; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Disponível na BU.

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2010. Disponível na BU.

    HALPERIN DONGHI, Tulio. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, sem ano.

  • Aula 02, 28/08. SIEM

    Chamada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, primeiro andar.

    Informações em @siemufsc

  • Aula 3, 03/09. Revisão: análise de política externa

    Material indicado:

    HUDSON, Valerie. Foreign policy analysis: actor-specific theory and the ground of international relations. Foreign Policy Analysis, n. 1, 2005, p. 1-30. Disponível no Moodle.

    MILANI, Carlos. Política externa é política pública? Insight Inteligência, v. 69, 2015, 57-75. Disponível em https://carlosmilani.files.wordpress.com/2015/09/insight_69.pdf

  • Aula 4, 04/09. Estrutura organizacional e cultura institucional do Itamaraty: o ethos diplomático brasileiro frente às reformas administrativas

    Material indicado:

    CHEIBUB, Zairo Borges. Diplomacia e construção institucional em uma perspectiva histórica. Dados - Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 28, n.1, 1985.

    CHEIBUB, Zairo Borges. A carreira diplomática no Brasil: o processo de burocratização do Itamarati. Rev. Adm, Públ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, 1989.

    DE FARIA, Carlos Aurélio Pimenta. O Itamaraty e a política externa brasileira: do insulamento à busca de coordenação dos atores governamentais e de cooperação com os agentes societários. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, 2012.

    FIGUEIRA, Ariane Roder. Rupturas e continuidades no padrão organizacional e decisório do MRE. Rev. Bras. Polit. Int., v. 53, n. 2, 2010.

    DE MOURA, Cristina Patriota. O inglês, o parentesco e o elitismo na casa de Rio Branco. Cena Internacional, a. 8, n. 1, 2006.

    BODINE, Caique Sanches; GIANNATTASIO, Arthur Roberto Capella. O papel da herança cultural nos processos de ingresso na carreira diplomática brasileira entre 1995 e 2015. Rev. Adm. Publ. Rio de Janeiro, v. 56, n. 5, 2022.

  • Aula 5, 10/09. Determinantes políticos da ditadura cívico-militar no Brasil

    Material obrigatório:

    Documentário O dia que durou 21 anos, 2011, Brasil, direção de Camilo Tavares, 1h19min. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4ajnWz4d1P4

    Vídeo-palestra O que foi a ditadura militar?, aula do Curso de Formação em Memória, Verdade, Justiça e Reparação do Coletivo RJ Memória, Verdade, Justiça e Reparação, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=imcxkZSO-_o

  • Aula 6, 11/09. Paradigmas da política externa dos governos militares

    Material obrigatório:

    MARTINS, Carlos Estevam. A evolução da política externa brasileira na década de 64/74. Novos Estudos CEBRAP, v. 12, 1975, p. 54-98. Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/326507/mod_resource/content/1/a_evolucao_da_politica_externa%20nas%20decadas%20de%2064-74_Martins.pdf.

    SPEKTOR, Matias. Origens e direção do Pragmatismo Ecumênico e Responsável (1974-1979). Revista Brasileira de Política Internacional, v. 47, n. 2, 2004, p. 191-222. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v47n2/v47n2a07.pdf.

  • Aula 7. 17/09. Enanpad.

    Programação completa em https://eventos.anpad.org.br/pt_br/event/details/131/2001

    16:15 - 18:00 - CSE - Bloco B - 1º andar - Sala 103 - Política externa, cooperação descentralizada e políticas públicas

    Debatedor: Maria Elisa Huber Pessina (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)

    Governança Multinível no contexto das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia na Espanha e sua relação com a Sustentabilidade - Elias Jose Mediotte (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm / UFV - Universidade Federal de Viçosa)

    Magnus Luiz Emmendoerfer (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm / UFV - Universidade Federal de Viçosa)

    CAPACIDADES ESTATAIS PARA REALIZAÇÃO DA COOPERAÇÃO DESCENTRALIZADA POR GOVERNOS SUBNACIONAIS - Fernanda de Oliveira Batista (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo)

    Patricia Maria Emerenciano de Mendonça (Prog de Pós-Grad em Gestão de Políticas Públicas/Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH / USP - Universidade de São Paulo)

    CAPACIDADES ESTATAIS MUNICIPAIS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO: TENDÊNCIAS BIBLIOMÉTRICAS - Maria Júlia Oliveira Ribeiro da Cruz (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA / UNIFACS - Universidade Salvador)

    Cecília Cruz Pereira (Programa de Bolsa em Iniciação Cientifica pela FAPESB / UNIFACS - Universidade Salvador), Aileen Ylana da Conceição Souza dos Santos (Voluntaria de iniciação científica / UNIFACS - Universidade Salvador)

    Política externa enquanto política pública – conectando modelos de análise - Matheus de Oliveira Souza (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)

    João Martins Tude (Núcleo de Pós-Grad em Admin – NPGA / UFBA - Universidade Federal da Bahia)

  • Aula 8, 18/09. Aula virtual. A posição do Brasil na Guerra das Malvinas. Histórico e atualidade do conflito

    Material obrigatório:

    FILMUS, Daniel. Brasil-Argentina e a questão das Ilhas Malvinas: do histórico apoio a uma política comum. Landa, v. 4, n. 1, 2015, p. 348-368. Disponível em http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/vol4n1/OLHARES%201b.%20Daniel%20Filmus%20-%20Brasil-Argentina%20e%20a%20quest%C3%A3o%20das%20Ilhas%20Malvinas.pdf

    Metodologia: aula online em 3 momentos: introdução, debate em grupos e posterior apresentação dos argumentos ao grande grupo

    1. Introdução com a professora (20min): eventos da guerra e a posição do Brasil no Moodle webconf

    Material indicado: FILMUS, Daniel. Brasil-Argentina e a questão das Ilhas Malvinas: do histórico apoio a uma política comum. Landa, v. 4, n. 1, 2015, p. 348-368. Disponível em http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/vol4n1/OLHARES%201b.%20Daniel%20Filmus%20-%20Brasil-Argentina%20e%20a%20quest%C3%A3o%20das%20Ilhas%20Malvinas.pdf.

    2. Discussão em grupos (30min): a turma será dividida em 4 grupos que debaterão argumentos desenvolvidos nos textos abaixo sobre as razões da guerra pelo googlemeet

    SCHENONI, Luis et al. Was the Malvinas/Falklands a Diversionary War? A Prospect-Theory Reinterpretation of Argentina’s Decline, Security Studies, v. 29, n. 1, 2020, p. 34-63. Disponível no Moodle e em https://www.academia.edu/43369597/_with_Sean_Braniff_and_Jorge_Battaglino_Was_the_Malvinas_Falklands_a_Diversionary_War_A_Prospect_Theory_Reinterpretation_of_Argentinas_Decline_Security_Studies_29_1_2020_34_63

    ARQUILLA, John; MOYANO RASMUSSEN, María. The Origins of the South Atlantic War. Journal of Latin American Studies, v. 33, n. 4, 2001, p. 739-775. Disponível no Moodle.

    Grupo 1 – nomes de A a F - Argumentos tradicionais sobre as causas da guerra apresentados por Arquila: falsa percepção mútua e política doméstica – o que dizem os argumentos e por que o autor os refuta

    Grupo 2 – nomes de G a I - Causas da guerra levantadas por Arquilla: fatores estruturais e dimensão organizacional – como o autor as explica, quais são os fundamentos dos argumentos

    Grupo 3 – nomes de L a M - Argumentos tradicionais sobre as causas da guerra apresentados por Schenoni: diversionary war e miscalculation thesis – o que dizem os argumentos e por que o autor os refuta

    Grupo 4 – nomes de N a V - Causas da guerra levantadas por Schenoni com base na prospect theory: Estados em declínio tendem à guerra, perdas territoriais argentinas – como o autor as explica, quais são os fundamentos dos argumentos

    3. Apresentação dos argumentos ao grande grupo (40min): um representante de cada grupo apresentará os argumentos dos autores sobre as razões da guerra a serem debatidos com toda a turma e reflexão sobre as metodologias dos artigos - retorno ao Moodle webconf

    Material artístico complementar indicado sobre a ditadura militar na Argentina e no Uruguai e sobre a guerra das Malvinas:

    Teatro:

    BENEDETTI, Mario. Pedro y el capitán. Buenos Aires: Sudamericana, 1979. Disponível em http://www.nerudavive.cl/descargas/mario_benedetti/pedro_y_el_capitan.pdf.

    Filha da anistia, Caros Amigos Cia de Teatro, informações em http://filhadaanistia.blogspot.com/p/quem-somos.html.

    Quadrinhos:

    OESTERHELD, Héctor; SOLANO LOPEZ, Francisco. El eternauta. Buenos Aires: Doedytores, 2008.

    Poesia:

    BORGES, Jorge Luis. Juan López y John Ward, 1985. Disponível em http://guardadordepoesia.blogspot.com/2013/04/juan-lopez-y-john-ward.html.

    Cinema:

    Hércules 56, Brasil, 2006, direção de Silvio Da-Rin. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cR1aP0QRCNU.

    A história oficial (La historia oficial), Argentina, 1985, direção de Luis Puenzo. Disponível na Netflix.

    Uma noite de 12 anos (La noche de 12 años), Uruguai, 2018, direção de Álvaro Brechner. Disponível na Netflix.

    Um conto chinês (Un cuento chino), Argentina, 2011, direção de Sebastián Borensztein.

    Juan Lopez y John Ward

    Les toco en suerte una epoca extraña. 

    El planeta habia sido parcelado en diversos paises,cada uno provisto 

    de lealtades,de queridas memorias,de un pasado sin duda heroico, 

    de antiguas o recientes tradiciones,de derechos,de agravios,de una 

    mitologia peculiar,de proceres de bronce,de aniversarios,de demagogos 

    y de simbolos.Esa arbitraria division era favorable a las guerras. 

    Lopez habia nacido en la ciudad junto al rio inmovil; 

    Ward,en las afueras de la ciudad por la que camino Father Brown. 

    Habia estudiado castellano para leer el Quijote. 

    El otro profesaba el amor de Conrad,que le habia sido revelado en 

    un aula de la calle Viamonte. 

    Hubieran sido amigos,pero se vieron una sola vez cara a cara,en unas 

    islas demasiado famosas,y cada uno de los dos fue Cain,y cada uno Abel. 

    Los enterraron juntos .La nieve y la corrupcion los conocen. 

    El hecho que refiero paso en un tiempo que no podemos entender. 

    Jorge Luis Borges. 

  • Aula 9. 24/09. Ditadura militar em Santa Catarina

    Formatura do curso de Relações Internacionais da UFSC, Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos da UFSC, 15h. Vídeo da cerimônia em https://www.youtube.com/live/G3BqTTouF_Y 

    Material indicado para estudo:

    Novembrada, Brasil, 1998, direção de Eduardo Paredes. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S98ivafBPyM

    Vídeo-documentário Quarenta – Pra não esquecer da novembrada, Cooperativa Comunicacional Sul e Portal Desacato, 2019. Disponível em

    Geada de Chumbo, Memórias da Ditadura Militar em Lages. Brasil, Coletivo Audiovisual Lageano, 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GN5PiwxQFXg

    Webdocumentário Mulheres de Luta, UFSC, 2021, disponível em http://www.mulheresdeluta.ufsc.br/#Menu_Inicial

    Vídeo História Recontada: Professor Marcos Cardoso Filho e a Ditadura na Escola Técnica, IFSCTV, disponível em https://www.memoriaedireitoshumanos.ufsc.br/items/show/756

    Debate Memória, Verdade e Justiça: mortos e desaparecidos em Santa Catarina, II Encontro Memória e Direitos Humanos, 2022, disponível em

    Ato em memória do catarinense Arno Preis (1934-1972), no cinquentenário de sua morte pela ditadura, 2022, disponível em

    Relatório Final da Comissão da Verdade da UFSC, 2018, disponível em https://www.memoriaedireitoshumanos.ufsc.br/items/show/641

    Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright de Santa Catarina, 2014, disponível em https://www.memoriaedireitoshumanos.ufsc.br/items/show/769

    Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, em 3 volumes, 2014, disponível em http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/

    Documentário 30 anos de anistia, Ministério da Justiça, 2009, 17min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IMAQJIIjue4

  • Aula 10, 25/09. Relações com Ásia e América Latina: recursos energéticos e repressão política

    Material obrigatório:

    SANTANA, Carlos. O aprofundamento das relações do Brasil com os países do Oriente Médio durante os dois choques do petróleo da década de 1970: um exemplo de ação pragmática. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 49, n. 2, p. 157-177, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v49n2/a09v49n2.pdf.

    FERREIRA, Túlio. A ruína do consenso: a política exterior do Brasil no governo Figueiredo (de 1979 a 1985). Revista Brasileira de Política Internacional, v. 49. n. 2, 2006, p. 119-136. Disponível em www.scielo.br/pdf/rbpi/v49n2/a07v49n2.pdf. Similar

    Documentário Condor, Brasil, 2007, direção de Roberto Mader, 1h40min. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9aMfxBlx5Hw

      

     

  • Aula 11. Primeira avaliação – atividade virtual

    Expressão artística durante a ditadura (envio pelo Moodle até 29/09) – 10 pontos

    Material de apoio:

    VENTURA, Deisy; DRI, Clarissa. O papel do teatro na formação em Relações Internacionais: experiências no campo dos direitos humanos. Carta Internacional, v. 9, n. 2, p. 137-155, 2014. Disponível em https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/168/110.

    PREDA, Caterina. Artistic Critiques of Modern Dictatorships. The European Legacy: Toward New Paradigms, v. 17, n. 7, 2012, p. 899-917.

    GOUVÊA, Maria Aparecida. Música de protesto e ethos discursive no período da ditadura militar: a arte de dizer o proibido. Curitiba: Appris, 2013.

    NAPOLITANO, Marcos et al (Orgs.). Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

    GAMARNICK, Cora. La fotografía irónica durante la dictadura militar argentina: un arma contra el poder. Discursos Fotográficos, v. 9, n. 14, 2013, p. 173-197. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/12430/12417.

  • Aulas 12 e 13. 01 e 02/10. SemanaRI

    Programação completa em @semanariufsc

  • Aula 14, 08/10. Cooperação espacial e as relações Brasil-China de 1970 aos dias atuais

    Material indicado:

    BECARD, Danielly Ramos. O que esperar das Relações Brasil-China? Rev. Sociol. Polít., v. 19, n. suplementar, p. 31-44, nov. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/VbVcz7ZFJThg9r4DkSTTjnF/abstract/?lang=pt

    BERRINGER, Tatiana; BELASQUES, Bruna. As Relações Brasil-China nos governos Lula e Dilma: burguesia interna e subordinação conflitiva. Rev. Carta Inter., Belo Horizonte, v. 15, n. 3, 2020, p. 151-173. Disponível em: https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/1078

    LIMA, S. E. M. Brasil e China: 40 anos de relações diplomáticas. Brasília: FUNAG, 2016. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1174-brasil-e-china-40-anos.pdf

    BECARD, D. S. R. O Brasil e a república popular da China: política externa comparada e relações bilaterais (1974-2004). Brasília: FUNAG, 2008. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-836-brasil_e_a_republica_popular_da_china_

    CAPÍTULO 2 - PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA (1930-2019) da tese de doutorado a seguir: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38674

    Pedro Vieira, Helton Ouriques e Marcelo Arend "A posição do Brasil frente à Indústria 4.0: mais uma evidência de rebaixamento para a periferia?" Disponível em: https://gpepsm.paginas.ufsc.br/files/2021/04/Viera-Ouriques-Arend_2021.pdf

  • Aula 15, 09/10. Transição incompleta à democracia na América Latina

    Texto curto publicado na Mundorama pelas professoras do curso sobre a transição à democracia no Brasil: https://medium.com/mundorama/coopera%C3%A7%C3%A3o-regional-como-caminho-para-a-mem%C3%B3ria-e-prote%C3%A7%C3%A3o-dos-direitos-humanos-145c17fc0a08 

    Texto recente que trata da nova fase de transição à democracia vivida pelo Brasil: https://www.brasil247.com/brasil/vamos-ver-se-muda-a-visao-que-a-ditadura-do-brasil-foi-a-que-menos-matou-diz-procuradora  

    Material obrigatório:

    GALLO, Carlos; GUGLIANO, Alfredo Alejandro. Political Memory, Authoritarian Legacies, and the Quality of Democracy: Considerations for a Comparison between Brazil and Argentina. Revista del CESLA, n. 25, p. 251-276, 2020. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213639/001116161.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    Vídeo Do passado ao presente: a anistia no Brasil, com Eugênia Gonzaga, IMDH-UFSC/UDESC, 2020, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WNdXt4zqg2U

     

  • Aula virtual extra - atualidades sobre o acordo Mercosul-UE e a extrema direita na Europa - 15/10 - 12:30

    Vídeo da aula disponível aqui no Moodle no link acima "sala virtual - histórico" ou aqui  https://eduplay.rnp.br/portal/video/237579 

    Aula virtual com prof. Olivier Costa, de Sciences Po Paris, sobre as recentes perspectivas europeias para o acordo de livre comércio Mercosul-UE e sobre o crescimento da extrema direita no Parlamento Europeu.

    Aula em inglês pela sala virtual de PEB 2 no Moodle dia 15/10, terça, entre 12:30 e 14h. A aula de PEB presencial em sala de aula às 16:20 no mesmo dia 15 está mantida normalmente.

    Consulte https://www.sciencespo.fr/cevipof/en/researcher/olivier-costa.html e https://www.olivier-costa.com/ 

  • Aula 16, 15/10. Governos Sarney, Collor e Itamar Franco. Globalização econômica e reinserção internacional do Brasil

    Material obrigatório:

    SEITENFUS, Ricardo. A cooperação argentino-brasileira: significados e perspectivas. Lua Nova, n. 18, agosto 1989, p. 107-126. Disponível em www.scielo.br/pdf/ln/n18/a08n18.pdf

  • Aula 17, 16/10. As origens do Mercosul

    Material obrigatório:

    DRI, Clarissa. PARLASUL: contingência ou democracia? Desafios parlamentares no regionalismo latino-americano. In: Karina Mariano; Regiane Bressan, Bruno Luciano. (Org.). Diplomacia parlamentar: perspectivas a partir das Américas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023, p. 177-194. Disponível em https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-sociologia-n17---e-book.pdf 

    Palestra Mercosul e a agenda contemporânea da integração regional com Marcus Salles (ex-assessor jurídico da Secretaria do Mercosul), 2020, 1h40min, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y07WmDI5Wro

  • Aula 18. 22/10. Colóquio Economia Política do Sistema Mundo

    https://gpepsm.ufsc.br 

    Auditório do CSE UFSC. Programação completa abaixo em PDF

    14:20 - Palestra sobre extrema direita na Argentina

    16:20 - Palestras sobre Caos sistêmico e disputa EUA-China

     

  • Aula 19, 23/10. Governo FHC: atuação brasileira na OMC e o processo de negociação da ALCA

    Material obrigatório:

    CERVO, Amado. Relações internacionais do Brasil: um balanço da era Cardoso. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 1, p.5-35, 2002. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbpi/v45n1/a01v45n1.pdf.

    OLIVEIRA, Marcelo. Multilateralismo, democracia e política externa no Brasil: contenciosos das patentes e do algodão na Organização Mundial do Comércio (OMC). Contexto internacional, 2007, v. 29, n.1, p. 7-38. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cint/v29n1/a01v29n1.pdf.

  • Aula 20, 29/10. Governo Lula: a virada à esquerda na América Latina e os limites dos progressismos

    Material obrigatório:

    BURGES, Sean. Consensual hegemony: theorizing Brazilian foreign policy after the Cold War. International Relations, v. 22, n. 1, 2008, p. 65-84. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/249671040_Consensual_Hegemony_Theorizing_Brazilian_Foreign_Policy_After_the_Cold_War.

    VIDAL, Camila. O Protagonismo Brasileiro diante da Declaração de Teerã. Conjuntura Austral, v. 4, p. 41-61, 2013. Disponível em https://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/37341/25971.

  • Aula 21. 30/10. Elites e Grupos de Interesse na Política Externa dos Governos Lula 1 e 2

    Material indicado:

    VIGEVANI, T. CEPALUNI, G. A política externa de Lula da Silva: a estratégia da autonomia pela diversificação. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, 29, n. 2, 2007.

    DA SILVA, A. L. R. Geometria variável e parcerias estratégicas: a diplomacia multidimensional do Governo Lula (2003 - 2010). Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 37. n. 1, 2015.

    OLIVEIRA, A. J.; PFEIFER, A. O empresariado e a política exterior do Brasil. In: OLIVEIRA, H. A.; LESSA, A. C, Relações Internacionais do Brasil: temas e agendas. Saraiva, 2006.

  • Aula 22, 05/11. Governo Lula: cooperação sul-sul no combate à fome

    Material obrigatório:

    LEITE, Iara; POMEROY, Melissa; SUYAMA, Bianca. Brazilian south-south development cooperation: the case of the Ministry of Social Development in Africa. Journal of International Development, n. 27, 2015, p. 1446-1461. Disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jid.3191/epdf

    DRI, Clarissa; MOLINARI, Andressa. Brazilian foreign policy for the global south: The creation of the Centre of Excellence against Hunger. Development Policy Review, v. 39, issue 4, 2021. Versão em português: Política externa brasileira para o Sul Global: a criação do Centro de Excelência contra a Fome. In: Marcelo Fernandes de Oliveira; Thiago Lima. (Org.). Política externa brasileira e combate à fome : lições do passado, perspectivas para o futuro. Marília: Oficina Universitária, 2023, p. 117-146. Disponível em https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/428

  • Aula 23. 06/11. Controle social e transparência na Política Externa Brasileira: o equilíbrio entre sigilo e publicidade a partir da LAI

    Leituras indicadas:

    RODRIGUES, K. F. A política nas políticas de acesso à informação brasileiras: trajetória e coalizões. Revista de Administração Pública FGV EBAPE, Rio de Janeiro, v. 54, n. 1, jan. fev., 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/rap/a/nsqxzWDSh4yVPRLMhNZJkkB/  

    PINHO, J. A. G.; SACRAMENTO, A. R. S. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, v. 43, n. 6, nov. dez., 2009. Disponível em https://www.scielo.br/j/rap/a/g3xgtqkwFJS93RSnHFTsPDN/abstract/?lang=pt 
    MILANI, C. R. S.; PINHEIRO, P. Política Externa Brasileira: os desafios de sua

    caracterização como Política Pública. Contexto Internacional. Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, jan./jun, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/cint/a/Dy6zLys78XTnTV8YFkY9ZJJ/abstract/?lang=pt 

  • Aula 24, 12/11. Governo Dilma e crise da democracia

    Material obrigatório:

    PECEQUILO, Cristina. Brazilian foreign policy: from the combined to the unbalanced axis (2003/2021). Revista Brasileira de Política Internacional, n. 64, v. 1, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbpi/a/PksmBqv6mmZFkPDfxCgVDqm/?lang=en

    Podcast Democracia infectada, de Georgia Santos, 52min, disponível em https://vos.social/podcasts/democracia-infectada/.

  • Aula 25, 13/11. Panorama e balanço da política externa dos anos 1990 a 2010: mudanças e continuidades

    Material indicado:

    ALMEIDA, P. R. Uma política externa engajada: a diplomacia do governo Lula. Rev. Polít. Int. v. 47, n. 1, 2004.

    PECEQUILO, Cristina Soreanu. A política externa do Brasil no Século XXI: os eixos combinados de cooperação horizontal e vertical. Rev. Bras, Polít. Int. v. 51, n. 2, 2008.

    MOREIRA JÚNIOR, Hermes. Política externa brasileira no início do Século XXI: diversificação, realinhamento e dependência. Entrelugar, v. 11, n. 21, 2020.

    VIGEVANI, Tullo; OLIVEIRA, Marcelo; CINTRA, Rodrigo. Política externa no período FHC: a busca de autonomia pela integração. Tempo Social, v. 15, n. 2, p. 31-61, 2003. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12404

    VIGEVANI, Tullo e CEPALUNI, Gabriel. A política externa de Lula da Silva: a estratégia da autonomia pela diversificação. Contexto Internacional, v. 29, n. 2, 2007, p. 273-335. Disponível em https://www.scielo.br/j/cint/a/sWn5MtCXtMZdzdSm3CtzZmC/?format=pdf

    HERMANN, Charles. Changing course: when governments choose to redirect foreign policy? International Studies Quarterly, n. 34, n. 1, 1990, p. 3-21. Disponível no Moodle.

  • Aula 27, 19/11. Governos Temer e Bolsonaro

    Material obrigatório:

    OLIVEIRA, Patricia; NERY, Thiago. O papel da política externa brasileira e da paradiplomacia na resposta ao coronavírus. Mural Internacional, v. 12, e58859, 2021. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/article/view/58859/38065

    Debate A paradiplomacia brasileira durante e após o Governo Bolsonaro, 2021, disponível em

  • Aula 26, 26/11. Segunda avaliação

    Prova dissertativa em sala de aula

  • Aula 28, 27/11. Política brasileira para as migrações internacionais

    Material obrigatório:

    MEDEIROS, Marcelo et al. Foreign policy versus migration legislation: the case of Brazil (1979-2017). Brazilian Political Science Review, v. 16, n. 1, 2022, disponível em https://www.scielo.br/j/bpsr/a/wPPFx873xYxq573JM4FhcCc/

  • 20/11. Feriado. Material online. Ultra-direita: tipologias e relações exteriores

    Material obrigatório para ver em casa: 

    Aula com profa. Clarissa Dri, Novas direitas: conceitos e classificações, 2021, disponível em

  • Aula 30, 03/12. Novas direitas e Violações de direitos humanos no governo Bolsonaro

    Material obrigatório:

    Vídeo sobre novas direitas com profa. Clarissa Dri, indicado acima.

    MONTE, Déborah; HERNANDEZ, Matheus. Human rights foreign policy under Bolsonaro: pleasing the conservative constituency. Revista Videre, v. 13, n. 28, p. 89-123, 2021. Dispónível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/15329 Podcast sobre o texto disponível em https://chutandoaescada.com.br/2023/03/03/chute-295/

    SANTOS, Leonardo; CAMPOS, Tales. A política externa bolsonarista e a aproximação com os Estados Unidos: o fundamentalismo cristão como agente unificador. Monções, v. 11, n 22, p. 83-117, 2022. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/14716

  • Aula 31. 04/12. A atuação do Poder Legislativo na Política Externa Brasileira do governo Bolsonaro

    Material indicado:

    GONÇALVES, Fernanda Cristina Nanci Izidoro; MADUREIRA, Eduardo Morrot Coelho. Política externa e agronegócio no Brasil: atores, interesses e influência no Governo Bolsonaro. Rev. Carta Inter. Belo Horizonte, v. 18, n. 3, 2023.

    VIDIGAL, Carlos Eduardo. Bolsonaro e a reorientação da política exterior brasileira. Meridiano 47, n. 20, 2019.

    HIRST, Monica; MACIEL, Tadeu. A política externa do Brasil nos tempos do Governo Bolsonaro. Scielo Preprints, 2024.

    SARAIVA, Miriam Gomes; SILVA, Álvaro Vicente Costa. Ideologia e pragmatismo na política externa de Jair Bolsonaro. Relações Internacionais, v. 64, 2019.

  • Aula 32. Terceira avaliação. Atividade virtual. Envio até 10/12

    Ensaio sobre o acordo Mercosul-União Europeia. 

    Indicações bibliográficas complementares para estudo do tema:

    BAUMANN, Renato. Percurso incompleto: a política econômica externa do Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2023. Disponível em https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12389 Ver especialmente capítulos 4 e 10. Debate sobre o livro disponível em

    Vídeo-aula Acordo Mercosul-UE com Marcus Salles (ex-assessor jurídico da Secretaria do Mercosul), 2h, 2020, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DkmFTzdympA. Veja também as demais vídeo-aulas do curso “Mercosul e a agenda contemporânea da integração regional” em https://www.youtube.com/channel/UCjX_HkIHP4FY5N1MZRZJb0w/videos

    Vídeo Mercosur: passado, presente y futuro, UNED, 2013, 22min. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=HDV_B-rLnjE.

    Vídeo Argentina e Brasil no mundo em transformação: um diálogo entre Celso Amorim e Jorge Taiana, 1h44min, 2020. Disponível em

    Análise do acordo Mercosul-UE a partir de 1h02min.

    Palestra com Gian Luca Gardini da Universidade Friedrich Alexander de Nuremberg sobre relações América Latina-União Europeia, março 2021, Congresso GRIDALE. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1GupeAl_dBw (bem no início, minutos 03:00 a 25:00 desse vídeo).

    NOLTE, Detlef. The European Union and Latin America: Renewing the Partnership after Drifting Apart. GIGA Focus, n. 2, EU-LAC Foundation, 2023. Disponível em https://eulacfoundation.org/system/files/digital_library/2023-07/the_european_union_and_latin_america_renewing_the_partnership_after_drifting_apart.pdf

    SANAHUJA, José. Pacto verde y «Doctrina Sinatra»: Por qué son importantes para América Latina?Nueva Sociedad, n. 291, 2021, disponível em https://nuso.org/articulo/pacto-verde-y-doctrina-sinatra/

    FAHIMI, Yasmin. Europa y América Latina: ¿cómo enfrentar juntos una transformación social y ecológica? Nueva Sociedad, n. 291, 2021, disponível em https://nuso.org/articulo/europa-y-america-latina-como-enfrentar-juntos-una-transformacion-social-y-ecologica/

    NOLTE, Detlef; DILGER, Gerhard. Un acuerdo, dos miradas: perspectivas divergentes sobre el acuerdo UE-Mercosur. Nueva Sociedad, julio 2020, disponível em https://www.nuso.org/articulo/mercosur-union-europea/

    JEGER, Ernesto et al (coord). Multilateralismo y Regionalismo en Tiempos Desafiantes: Relaciones entre Europa y América Latina y el Caribe. Fundación EU-LAC: Hamburgo, 2022. Disponível em https://eulacfoundation.org/sites/default/files/2022-04/eu-lac-Multilateralismo-regionalismo-ES-2.pdf

    MALAMUD, Andrés. Assessing the political dialogue and cooperation pillar of the EU-Mercosur Association Agreement: towards a bi-regional strategic partnership? Bruxelas: European Parliament Coordinator: Policy Department for External Relations, Directorate General for External Policies of the Union, 2022. Disponível em https://www.europarl.europa.eu/thinktank/en/document/EXPO_IDA(2022)653652

    DRI, Clarissa. European Union and Latin America. In: Jens-Uwe Wunderlich; David J. Bailey (Org.). The European Union and Global Governance - A Handbook. Londres: Routledge, 2010, p. 254-263. Disponível em https://www.academia.edu/15824970/European_Union_and_Latin_America.

    HOFFMANN, Andrea. The foreign policy of the European Union towards Mercosur in historical perspective. Cena Internacional, ano 4, n. 2, p. 68-86, 2002. Disponível em https://ia800601.us.archive.org/19/items/Cena20021/Cena_2002_2.pdf.

    VENTURA, Deisy. As Assimetrias entre o MERCOSUL e a União Europeia: os desafios de uma associação interregional. São Paulo: Manole, 2003. 

    VAZQUEZ, Mariana. El Mercosur, geografía en disputa. Revista de la Red de Intercátedras de Historia de América Latina Contemporánea, año 5, n. 8, 2018. Disponível em https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RIHALC/article/view/20488/20138.

    SANAHUJA, José; DAMIÁN, Jorge. Veinte años de negociaciones Unión Europea-Mercosur: del interregionalismo a la crisis de la globalización. Documentos de trabajo de Fundación Carolina, n. 13, 2019. Disponível em https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2019/09/DT_FC_13.pdf.

    THEMOTEO, Reinado. O novo acordo Mercosul-União Europeia em perspectiva. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020. Disponível em https://www.kas.de/documents/265553/265602/Serie+Brasil+-+Europa.pdf/42df1152-348f-f47b-24ed-088ec088f073?version=1.0&t=1595362750767.

    SALGADO, Vitória; BRESSAN, Regiane. O acordo de associação Mercosul-União Europeia e a política externa brasileira. Cadernos NEIBA, v. 9, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/50950/33988.

    WIMER, Fernando (comp.). El acuerdo de asociación estratégica Mercosur-Unión Europea: estudios desde América Latina. Bahía Blanca: CEISO, 2020. Disponível em https://ceiso.com.ar/wp-content/uploads/El-acuerdo-de-asociaci%C3%B3n-estrat%C3%A9gica-MERCOSUR-Uni%C3%B3n-Europea-estudios-desde-Am%C3%A9rica-Latina.pdf.

    GHIOTO, Luciana; ECHAIDE, Javier. Analysis of the agreement between the European Union and Mercosur. The Greens in the European Parliament, 2019. Disponível em https://www.annacavazzini.eu/wp-content/uploads/2020/01/Study-on-the-EU-Mercosur-agreement-09.01.2020-1.pdf.

  • Aulas 33 e 34, datas a definir. Defesas de TCC

  • Aula 35, data a definir. Avaliação em segunda chamada

  • Aula 36, data a definir. Prova de recuperação