https://www.youtube.com/watch?v=Y3HTEKQ-rh8 (Belchior)
https://www.youtube.com/watch?v=2qqN4cEpPCw (Elis Regina)
Dentre os diversos clássicos da Música Popular Brasileira reproduzidos e cantados até hoje pelos brasileiros, a música "Como Nossos Pais" é certamente um deles. A canção, originalmente de Belchior, mas também regravada por Elis Regina, traz à tona o conflito geracional durante a época da ditadura militar brasileira, iniciada com o Golpe de 1964. Com o passar das gerações e o surgimento de novas mobilizações acerca de diversos temas sociais, é natural que os grupos mais jovens pensem e busquem viver de maneira diferente de seus pais e antepassados. Todavia, a juventude das décadas da ditadura militar viu seus anseios de mudança reprimidos, uma vez que umas das principais características do governo da época foram o fortalecimento do conservadorismo moral, autoritarismo e repressão a manifestações contrárias aos Governos instaurados.
Dessa forma, por mais que a juventude daquela época pensasse diferente das gerações anteriores, suas perspectivas de concretizar um novo estilo de vida e de comportamento foram frustradas com a ditadura, o que representou uma regressão cultural e social daquilo que vinha sendo alcançado até então, em termos de liberdade individual.
Assim, o trecho da música:
“Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais…”
resume a mensagem da música ao dizer que, apesar daquilo que acreditavam, os jovens da época foram obrigados a viver sob a mesma moral que seus pais viveram.
Abaixo, segue um link explicando mais detalhadamente a letra da obra: https://www.culturagenial.com/como-nossos-pais/