Em 5 de junho de 1923, nasceu em Curvelo, Minas Gerais, Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel. Em 1950 se muda para a cidade do Rio de Janeiro, se dedicando à costura para a elite carioca. Ela é considerada a primeira estilista brasileira ao inovar e produzir um estilo que representasse o país, dessa forma, rapidamente ganhou fama nacional e internacional ao alcançar o mercado e mídia dos Estados Unidos da América.
Contudo, com o contexto da ditadura militar e do AI-5, em 14 de maio de 1971 desapareceu seu filho, Stuart Edgard Angel Jones, de 26 anos. Stuart era membro do Movimento Oito de Outubro (MR-8), que lutava contra à ditadura. Ao longo de sua busca por informações do paradeiro do seu filho, Zuzu soube de relatos que ele havia sido preso, torturado e morto na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Assim Zuzu Angel passou a denunciar nacionalmente e internacionalmente a opressão do governo brasileiro e o direito por enterrar seu filho. Todo seu destaque no exterior ajudou a desgastar a imagem internacional da ditadura brasileira, o que desagradou e gerou incômodo no governo.
A moda, como expressão política, social e artística, não apenas reflete o contexto em que está inserida, mas também reproduz e questiona seu entorno, servindo como uma poderosa ferramenta de manifestação e resistência. Dessa forma, uma de suas ações mais emblemáticas foi a realização de um desfile-protesto, em 1971 na casa do cônsul brasileiro em Nova York, denunciando os horrores que o Brasil vivenciava por meio de vestidos bordados com pássaros enjaulados, canhões e tanques militares.
Vídeo recuperado pela TV Cultura do desfile: https://www.youtube.com/watch?v=tSaus8c183s
Zuzu Angel faleceu em um suposto acidente de carro na saída do Túnel Dois Irmãos, em São Conrado, Rio de Janeiro. Em 1998, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos reavaliou o caso e reconheceu oficialmente que Zuzu foi assassinada pelo Estado brasileiro.
Referências
BÖGER, Márcia Raquel. O encontro da moda com a arte: Momentos da história da moda em que a arte foi inspiradora. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 05, pp. 138-151. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/arte/moda-com-a-arte.
ITAÚ CULTURAL. Zuzu Angel: mulher revolucionária. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/zuzu-angel-centenario-mulher-revolucionaria. Acesso em: 26 set. 2024.
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO. Zuzu Angel. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/pessoas/zuzu-angel/. Acesso em: 26 set. 2024.
VOGUE. 100 anos de Zuzu Angel: relembre as criações mais icônicas da estilista. Disponível em: https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/06/100-anos-de-zuzu-angel-relembre-criacoes-mais-iconicas-da-estilista.html. Acesso em: 26 set. 2024.