Professor: como inscrever um estagiário de docência
A figura do estágio de docênciaé regulada pela Resolução 10/CUn/97 de 29 de julho de 1997. Para atender esta demanda, no Moodle UFSC está disponível um papel denominado "Estagiário de Docência", o qual oferece ao seu detentor um conjunto mínimo de funções. O professor pode, contudo, atribuir ao estagiário outros papéis (ex: Avaliador, Moderador, Editor ou Assistente Técnico/Pedagógico) de forma a ele ter outras prerrogativas. A atribuição destes papéis adicionais é feita de forma similar ao descrito na pergunta e resposta "Professor: como inscrever um estudante extra na turma".
A atribuição do papel de "Estagiário de Docência" a um estudante de pós-graduação no Moodle UFSC é realizada automaticamente, sendo necessário que o estudante esteja matriculado numa disciplina de "Estágio de Docência" (disciplina do tipo 11 - Est. Docência) no CAPG e relacionado às disciplinas de graduação na qual ele atuará. Esta ação é realizada pela secretaria do curso de Pós-Graduação ao qual o estudante está vinculado. Quando da próxima sincronização de dados entre o CAPG e o Moodle, que acontece de hora em hora, os estagiários de docência serão automaticamente inscritos nas turmas de graduação correlatas no Moodle UFSC.
Note que a disciplina no CAPG deve necessariamente ser do tipo 11 - "Est. Docência". Caso ela seja de outro tipo, os estudantes não serão reconhecidos como sendo estagiários de docência.