Professor: como configurar uma tarefa para feedback com anotação em PDF?

A atividade Tarefa "permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários." (fonte: Moodle)

Há diversas formas de configuração para esta atividade, no entanto, para que seja feito o feedback com uma anotação em PDF, é importante que algumas sugestões de configurações sejam seguidas, para o seu perfeito funcionamento.

As duas principais configurações podem ser encontradas no agrupamento "Tipo de envio", nos atributos "Tipos de envio" e "Tipos de arquivos aceitos", como pode ser visto na figura a seguir:

FAQ Tarefa Tipo de Envio

Selecionar apenas a opção "Envios de arquivo" no atributo "Tipos de envio" fará com que um editor de textos não seja disponibilizado para o estudante poder completar a tarefa.

Ao selecionar apenas ".pdf" no atributo "Tipos de arquivos aceitos" fará com que o arquivo seja lido sem qualquer conversão ou interpretação por rotinas de transformação no servidor do Moodle.

Atenção: Caso seja escolhida a opção "Arquivos de documentos de texto", no atributo "Tipos de arquivos aceitos", mesmo o estudante enviando um arquivo ".pdf" o servidor pode optar por converter o arquivo ".pdf", o que pode levar ao mal funcionamento da ferramenta e ficar em processamento indefinidamente. Por isso esta opção não deve ser aplicada à tarefa para feedback com anotação em PDF.

Tarefa_TipoEnvio_02.png?time=1602171776171

A configuração que caracteriza o feedback com anotação em PDF é a que será definida no agrupamento "Tipos de feedback", e que deve ser escolhida a opção: "Anotar PDF".

Tarefa_TipoEnvio_04.png?time=1602178768937

Se mesmo seguindo estas sugestões, não for possível visualizar o arquivo PDF enviado pelo estudante, sugerimos que o professor informe ao estudante da impossibilidade de abertura do arquivo pela ferramenta e que um novo arquivo seja criado e enviado pelo estudante, corrigindo o problema. Arquivos de imagem com resolução muito alta, ou com formatos de página distintos entre si (um formato diferente a cada página) podem prejudicar a visualização de arquivos PDF pelo Moodle durante a anotação do feedback.

Observação: Um exemplo de arquivo PDF que não pode ser aberto pela ferramenta foi o um arquivo com fotos em alta qualidade, com isso o tamanho da página no PDF ficou com mais de dois metros de largura por mais de três metros de comprimento, e ainda com mais de 5 páginas. Isto faz com que muito recurso do servidor tenha que ser reservado para o processamento de imagens e para a apresentação em tela deste arquivo. Para a resolução deste caso em específico é importante que o estudante adeque a imagem a uma tamanho de página padrão, como uma folha A4, ou Carta, tendo que reduzir o tamanho da imagem para caber nestes formatos padronizados de página do arquivo PDF.

Questões relacionadas, em construção:

  • Professor: não consigo abrir uma tarefa para corrigir com anotação em PDF, como proceder?
  • Professor: qual a melhor configuração de envio de uma tarefa?
  • Professor: como reverter um envio de tarefa realizado pelo estudante?

» Perguntas Frequentes