Plano de ensino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
Departamento de Física
Campus Trindade - CEP 88040-900 - Florianópolis SC
Tel: 48 3721-2876
PLANO DE ENSINO - 2025.2
I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:
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CÓDIGO |
NOME DA DISCIPLINA |
HORAS-AULA SEMANAIS |
HORAS-AULA SEMESTRAIS |
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FSC 5515 |
FÍSICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS |
02 HA |
36 HA |
II. PRÉ-REQUISITO(S):
- SEM PRÉ-REQUISITOS
III. CURSO(S) PARA O(S) QUAL(IS) A DISCIPLINA É OFERECIDA:
- FÍSICA BACHARELADO
- METEOROLOGIA
- FÍSICA LICENCIATURA
IV. PROFESSOR(ES) MINISTRANTE(S):
- Reinaldo Haas
V. EMENTA
História das Mudanças Climáticas e o conceito de ponto de não retorno (J. Hansen). O Sistema Climático: Circulação Geral, Balanço de Radiação e Variabilidade. Modelos e Sensibilidade do Clima: Mecanismos de Retro-alimentação e pontos de inflexão. Emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global antropogênico. Impactos das Mudanças Globais no Clima Regional e na Biodiversidade. Análise de soluções tecnológicas e sustentabilidade: a necessidade de remoção de carbono em grande escala (biochar, captura direta do ar) e o papel de fontes de energia de base, como a nuclear (tório), para a descarbonização e captura de carbono.
VI. OBJETIVOS:
Compreender os princípios físicos envolvidos na Variabilidade do Sistema Climático, nos pontos de inflexão e nas Mudanças Climáticas, e avaliar criticamente as soluções tecnológicas propostas para mitigação.
VII. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- História das Mudanças Climáticas
1.1. Efeitos astronômicos no clima planetário;
1.2. Ciclos de Milankovich;
1.3. Registros climáticos de perfis de gelo, anéis de troncos de árvores, e sedimentos;
1.4. O ponto de não retorno e o aquecimento global contratado (J. Hansen, "Global Warming in the Pipeline").
- O Sistema Climático: Circulação Geral da Atmosfera e Oceanos
- Balanço de Radiação
- Variabilidade Climática de Grande Escala
- Clima Regional e Desastres Naturais
- Modelos Climáticos
- Sensibilidade do Clima
- Emissão de gases do efeito estufa e poluentes
- A Física dos Gases de Efeito Estufa e aerossóis
- Papel da superfície da Terra no sistema climático
- Impactos das Mudanças Globais no Clima Regional
- Mudanças Globais e Biodiversidade
- Economia, Sustentabilidade e Soluções Tecnológicas
13.1. Políticas de mitigação, Economia Verde e Sustentabilidade;
13.2. A necessidade de energia de base para descarbonização: O caso da energia nuclear (Tório);
13.3. Tecnologias de Remoção de Carbono em Larga Escala (Biochar, estufas agrícolas, captura direta do ar, etc.).
VIII. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS / DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA:
O curso será desenvolvido integralmente na modalidade presencial, por meio de aulas expositivas e dialogadas em sala de aula. A plataforma Moodle será utilizada como ferramenta de apoio para a disponibilização de materiais didáticos, como notas de aula, artigos científicos e guias de estudo.
IX. ATIVIDADES PRÁTICAS:
Não há.
X. FORMAS DE AVALIAÇÃO E REGISTRO DE FREQUÊNCIA:
A média final (MF) será calculada pela média aritmética das notas obtidas nos questionários e na apresentação do projeto final, com pesos de 50% para cada. A frequência será registrada pela presença nas aulas (mínimo de 75%). Aprovação para MF ≥ 6,0. Recuperação para 3,0≤MF<6,0.
XI. LIMITES LEGAIS DO DIREITO DE AUTOR E IMAGEM:
Em acordo com a Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), não será permitido gravar ou fotografar as aulas e o material de apresentação sem a prévia autorização do docente.
XII. ATENDIMENTO AO ESTUDANTE:
O atendimento aos estudantes será realizado presencialmente em horário a ser combinado com a turma no início do semestre, ou via agendamento prévio com o professor.
XIII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A bibliografia básica e complementar permanece a mesma do plano original. Serão adicionados artigos científicos pertinentes aos novos tópicos (e.g., publicações de James Hansen, artigos sobre reatores de tório e tecnologias de biochar).
XIV. CRONOGRAMA (Aulas às Segundas-feiras):
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Aula |
Data |
Conteúdo Programático |
Atividade Avaliativa |
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1 |
11/08 |
Apresentação do plano de ensino e introdução à História das Mudanças Climáticas. |
Quiz 1 |
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2 |
18/08 |
O Sistema Climático: Circulação Geral da Atmosfera e Oceanos. |
Quiz 2 |
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3 |
25/08 |
Balanço de Radiação. |
Quiz 3 |
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4 |
01/09 |
Variabilidade Climática de Grande Escala (El Niño, La Niña, etc.). |
Quiz 4 |
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5 |
08/09 |
Clima Regional e Desastres Naturais no Sul do Brasil. |
Quiz 5 |
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6 |
15/09 |
Modelos Climáticos: Princípios e Aplicações. |
Quiz 6 |
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7 |
22/09 |
Sensibilidade do Clima e Mecanismos de Retro-alimentação. |
Quiz 7 |
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8 |
29/09 |
Emissão de Gases de Efeito Estufa e Poluentes. |
Quiz 8 |
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9 |
06/10 |
A Física dos Gases de Efeito Estufa e Aerossóis. |
Quiz 9 |
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10 |
13/10 |
Papel da Superfície da Terra no Sistema Climático. |
Quiz 10 |
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20/10 |
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) - Sem aula. |
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27/10 |
Recesso Acadêmico - Sem aula. |
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11 |
03/11 |
Impactos das Mudanças Globais no Clima Regional. |
Quiz 11 |
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12 |
10/11 |
Mudanças Globais e Biodiversidade. |
Quiz 12 |
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13 |
17/11 |
Economia Verde, Sustentabilidade e Reatores de Tório. |
Quiz 13 |
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14 |
24/11 |
Apresentação de Projetos Finais (Turma 1). |
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15 |
01/12 |
Apresentação de Projetos Finais (Turma 2). |
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16 |
08/12 |
Encerramento e prazo final para entrega da versão escrita do projeto. |
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08-12/12 |
Período de Recuperação. |
Prova de Recuperação |
94.8 Kb Documento PDF