20241
Farmacocinética: Vias de administração e absorção de fármacos. Distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos. Biodisponibilidade e bioequivalência. Modelos experimentais aplicados à farmacocinética. Introdução e conceitos gerais de toxicologia, toxicocinética (absorção, distribuição, biotransformação e excreção), toxicodinâmica, fatores que refletem na toxicidade. Regimes terapêuticos: resposta terapêutica e toxicidade, regime de dose única, regime de doses repetidas e regime de administração contínua. Monitoração de fármacos. Conceito de receptor farmacológico. Tipos de receptores. Mecanismos de transdução celular e alvos terapêuticos. Relação dose-resposta. Conceitos de afinidade, potência e eficácia. Moduladores alostéricos. Agonismo enviesado. Antagonismos. Métodos de quantificação de caracterização de receptores farmacológicos.
Princípios gerais de farmacogenética e farmacogenômica. Mutações e polimorfirmos relevantes que influenciam a farmacocinética. Mutações e polimorfirmos relevantes que influenciam a farmacodinâmica. Uso de informações genéticas como guia para prescrição de fármacos. Aspectos éticos relacionados à Farmacogenômica.
História das plantas medicinais. Definição de fitoterápico. Etnofarmacologia como fonte de fitoterápicos. Farmacologia pré-clínica de fitoterápicos. Avaliação de toxicidade. Eficácia terapêutica. Interação medicamentosa. Definições de nutracêuticos. Formulações. Padronização. Eficácia terapêutica. Usos e abusos.
Desenvolvimento de medicamentos: etapas do desenvolvimento, moléculas líderes, testes farmacológicos de alta eficiência, biologia molecular. Novas formas de apresentação e administração de fármacos. Custos do desenvolvimento de novos medicamentos. Estudos de Fase I-IV. Desenho, planejamento e elaboração de ensaios farmacoclínicos. Estudos controlados, estudos não-controlados, estudos abertos, estudos simples-cegos, estudos duplocegos e estudos triplo-cegos. Estudos multicêntricos. Interpretação de reações adversas. Aspectos éticos e legais dos ensaios farmacoclínicos. Leis de regulamentação de medicamentos no país e no mundo. Padrões de segurança e eficácia. Vigilância pós-comercialização. Inovação farmacêutica. Mecanismos de proteção à inovação. Patenteabilidade no Brasil e no exterior. A importância da prospecção tecnológica na indústria farmacêutica.
Elaboração do trabalho de conclusão de mestrado profissional.