20241
Introdução à Psicologia como ciência: histórico, objetivo e métodos. Interações sociais no contexto educacional e o lugar do professor. Introdução ao estudo do desenvolvimento e de aprendizagem - infância, adolescência, idade adulta. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana e na compreensão do fracasso escolar. Prática como componente curricular.
-Contextualização do ensino da língua alemã no espaço escolar catarinense. Coleta e análise qualitativa de dados. Observação e acompanhamento de professores de alemão em suas práticas docentes na função de tutoria. Registro e relato da experiência. Fundamentação e elaboração do projeto de docência para o ensino de Língua Estrangeira – Alemão.
- Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso.
Reflexão crítica sobre que gramática e como ela deve ser ensinada na escoa. Prática de estruturas gramaticais básicas da língua alemã em contextos socioculturais, isto é, nos contextos em que a língua é realmente utilizada. Elaboração de painéis para o SdL e/ou SEPEX anual da UFSC, com exemplos de inserção de exercícios gramaticais adequados ao ensino escolar.