20241
-Ensino-aprendizagem da Libras como segunda língua em diferentes contextos. A formação do professor de segunda língua. Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da língua de sinais como segunda língua. Estratégias de ensino e escrita de sinais. Literatura e ensino. A avaliação no ensino da Libras. Produção de materiais didáticos. Noções de planejamento didático-pedagógico. Prática como componente curricular.

-Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da escrita de sinais. Literatura e ensino de Libras como primeira língua. Atividades metalinguísticas e suas relações com o ensino. A avaliação no ensino da Libras. Produção de materiais didáticos. Noções de planejamento didático-pedagógico. Prática como componente curricular.
-História de surdos. História cultural. Literatura surda. Política surda. Resistências surdas. Pedagogia surda.
-O conceito de literatura: teoria, crítica e história. Linguagem, literatura e diversidade cultural. Estudos literários e suas interfaces. Gêneros literários. Prática como componente curricular.
-Estágios de desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Natureza do conhecimento linguístico na criança. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Metodologias de pesquisa em aquisição de linguagem.
-Análise do sistema e das políticas educacionais. História, conceitos e campos de ação da psicologia na escola. Diagnóstico, planejamento e desenvolvimento de atividades junto aos diversos segmentos da comunidade escolar. Psicologia e comunidade. O processo de conhecer em avaliação psicológica: paradigmas e perspectivas atuais. Ética. Educação de Surdos.
As formas orais e escritas da linguagem. Escrita e leitura como processos interrelacionados de construção de sentidos. Prática da leitura, interpretação e produção de textos, visando ao desenvolvimento de habilidades linguísticas necessárias à formação do aluno surdo. Leitura instrumental. Estratégias de leitura. Gêneros textuais e organização textual e frasal.