Plano de aula + suas palavras
Re: Apresentações 10/12
Olá, pessoal! Segue o plano de aula do grupo 7: Relativismo e eugenia no Brasil.
Re: Apresentações 10/12
Bem bacana os apontamentos e as experiências pessoais aplicadas na aula. Senti que faltou mais estímulos de interação ou visuais na apresentação (pensando que o publico de segundo ano é bem difícil de chamar/prender atenção), talvez criar alguns ganchos e pontos que ligassem um tópico ao outro. O jogo foi uma sacada muito massa pra avaliação, trocar o "vencedor" por "mais inclusivo", foi uma sacada ótima. No mais parabéns ao grupo.
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
As cotas são importantes como uma medida de reparação histórica. Como bem apontado pelos colegas, Munanga nos oferece uma reflexão significativa sobre o tema, afirmando que as cotas são uma resposta às desigualdades raciais e sociais historicamente acumuladas no Brasil.
Acrescento que essa pesquisa realizada por ele tem como base a análise de países como a Índia e os Estados Unidos. Nesses países, as políticas de ação afirmativa ajudaram a ampliar a inclusão de minorias marginalizadas.
Além disso, destaco que, após 10 anos da Lei de Cotas, a política foi atualizada, e a renda per capita máxima para acesso a essas vagas foi reduzida de 1,5 para 1 salário mínimo. Isso significa que pessoas negras cuja renda ultrapasse um pouco esse limite não conseguem acessar o ensino superior por meio dessa política, o que merece atenção no debate sobre inclusão.
Re: Apresentações 10/12
Parabéns ao grupo!
Re: Apresentações 10/12
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Re: Apresentações 10/12
A proposta de incorporar atividades mais dinâmicas, como debates em grupo e exemplos contemporâneos, para engajar ainda mais os estudantes é excelente. Além disso, o plano apresenta grande potencial para promover uma reflexão crítica e contextualizada sobre o racismo e suas implicações sociais e históricas. A avaliação proposta por meio de jogos, como o 'Caminhos da Igualdade', apresenta exemplos de situações 'reais', o que estimula os estudantes a refletirem sobre o tema de maneira prática e contextualizada. Essa abordagem contribui para que os alunos compreendam não apenas os conceitos discutidos em aula, mas também suas implicações no cotidiano, promovendo uma aprendizagem mais significativa e engajada. Parabéns ao grupo.
Re: Apresentações 10/12
Outro ponto de destaque foi a organização didática do plano, que combinou teoria e atividades práticas em oito momentos bem definidos. O potencial da proposta em promover reflexões éticas e uma aprendizagem significativa é notável. Para enriquecer ainda mais a experiência, sugere-se a inclusão de elementos visuais mais atrativos nos slides e atividades que incentivem maior interação. No geral, o grupo fez um excelente trabalho, apresentando uma abordagem dinâmica e crítica. Parabéns a todos!
Re: Apresentações 10/12
Parabéns, pessoal!
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Por outro lado, elogiar a dinâmica da aula e a proposta de avaliação é essencial, principalmente, quando falamos de jovens que estão imersos nas redes e atravessados pela tecnologia e esquecem de se "divertir", e acho que a proposta de vocês é primordial para lidarmos com essas barreiras contemporâneas. A ideia de "raízes" e "ipês" trazem para todos uma reflexão necessária para pensarmos e imaginarmos as questões colocadas como 'segregação racial', 'mito da democracia', 'eugenia', 'discriminação', 'preconceito', entre outros. Pensar a partir disso é sempre necessário, ainda mais em outros campos como a Biologia que perpetuou por muito tempo esse tipo de discriminação.
Reiteiro que a Carol já comentou aqui, a política de cotas e ação afirmativa são essenciais para a mitigação das desigualdades presentes na nossa sociedade, e nós, como futuras/os professoras/es precisamos estar atentos a esse tema pois é relevante nas nossas futuras dinâmicas escolares.
Por fim, acredito que a dinâmica final do jogo coletivo foi o "pulo do gato", amei e espero que esse jogo fique pronto logo pra gente aplicar e brincar também! Pelo "direito de existir", parabéns!
Re: Apresentações 10/12
Achei muito interessante o fato de terem abordado experiências pessoais, mas senti falta de uma interação com a turma e elementos visuais para além dos slides apenas com escrita. A ideia da atividade foi muito legal, fiquei curiosa para saber como seria na prática.
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
A apresentação num geral foi boa, efetiva e resumido, acredito ser o necessário pra uma turma de 2 ano do ensino médio. Acredito que seria interessante talvez uns slides mais bem trabalhados, um bom recurso visual acredito ser essencial.
Em relação a atividade proposta, achei ela bem condizente com o tema trabalhado, principalmente por não ser definido um ganhador, tornando algo mais leve.
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
A apresentação foi boa, mas destaco que os slides poderiam ser mais atrativos, com imagens e/ou vídeos relacionados à temática, considerando o público-alvo. Achei a quantidade de conteúdo abordado muito densa para uma única aula. Sugeriria dividir o conteúdo em duas aulas, para que cada tema pudesse ser explorado com mais profundidade.
O ponto alto da apresentação foi a proposta de avaliação, que me pareceu muito bem feita e elaborada. Uma pena não termos podido jogar!
O plano de aula está muito bem construído, com os procedimentos didáticos metodológicos muito detalhados. Parabéns ao grupo!
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Segue (novamente) o plano de aula do grupo 1:
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
As religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, surgiram em contextos de resistência nos quilombos e senzalas, criados pelos negros escravizados como espaços de preservação cultural e espiritual. Esses locais foram planejados para impossibilitar a presença do homem branco, garantindo a proteção das práticas religiosas e a sobrevivência de uma identidade coletiva.
Quando uma pessoa branca ingressa em um terreiro, é possível que ela se "africanize", ou seja, adote elementos culturais e espirituais ligados à religião. Contudo, o ato de "enegrecer-se" vai além, pois envolve a desconstrução de privilégios e valores herdados da escravização, algo que nem sempre acontece.
Uma reflexão importante é sobre o papel e a posição que pessoas brancas ocupam nesses espaços. Apesar de estarem em um ambiente construído por e para negros, muitas vezes mantêm os privilégios associados à branquitude, perpetuando, mesmo que inconscientemente, as estruturas de poder que colocam os negros em posições subalternas. Sobre a discriminação e ao racismo, questiona-se que o homem branco não sofre esses mesmos impactos ao frequentar terreiros. A experiência vivida por ele é diferente, pois, embora possa enfrentar preconceito religioso, não vivencia o racismo estrutural, que é uma realidade constante para os negros.
Re: Apresentações 10/12
A metodologia empregada é um dos pontos altos do plano. A combinação de momentos reflexivos, aulas expositivas e a produção de intervenções artísticas proporciona uma experiência de aprendizagem significativa. A utilização de materiais didáticos variados, como podcasts, imagens, livros, coroas e recursos digitais, ampliou as possibilidades pedagógicas, incentivando a participação ativa dos estudantes.
A inclusão de exemplos locais e casos concretos de racismo religioso, tornou a discussão mais próxima à realidade. Conforme apresentado pelo grupo, a exposição de notícias recentes envolvendo racismo religioso foi uma estratégia eficaz para contextualizar e enriquecer a reflexão sobre o tema, favorecendo uma compreensão mais concreta e prática.
De modo geral, a aula apresentou uma proposta pedagógica consistente e inovadora, alinhada aos princípios da educação antirracista e às diretrizes da Lei 10.639/2003. Parabéns ao grupo!
Re: Apresentações 10/12
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Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
Achei que a aula e plano foram muito bem elaborados, aborda o tema de maneira envolvente e coerente. A abertura com a música "Exu nas escolas" e o ritual foram incríveis, fez com que chamasse a atenção da turma e criou uma conexão profunda e respeitosa com o assunto. A inclusão de recursos variados, como o podcast, trouxe riqueza ao conteúdo. Parabéns ao grupo pelo trabalho!
Re: Apresentações 10/12
Achei esse grupo muito bem preparado pra apresentar, e que trouxe elementos culturais extremamente relevantes e ricos para a amostragem.
O grupo se mostram bem articulado com o assunto, e teve um a boa dinâmica em sala que achei serem apropriadas para uma aula voltada a uma turma de faculdade.
Num apanhado geral gostei, foi uma das minhas apresentações favoritas.
Re: Apresentações 10/12
Re: Apresentações 10/12
A apresentação em si foi muito boa, apesar de que a transição entre as partes (1,2 e 3) poderia ter sido um pouco mais natural. Entendo que é um desafio conseguir essa fluidez em um exercício didático.
Como sugestão, o grupo poderia utilizar apenas uma pergunta “problematizadora” no início da apresentação, ou uma no início de cada bloco citado no plano de ensino. Acredito que as perguntas funcionariam muito bem como "elemento de transição" entre os blocos.
O plano de aula está muito bem construído, com os procedimentos didáticos metodológicos muito detalhados. Sem sugestões.
Re: Apresentações 10/12
A diversidade de recursos utilizados, como a legislação, manchetes de jornal e até podcasts, trouxe uma riqueza de perspectivas e permitiu uma abordagem mais dinâmica e acessível ao tema. Essa diversidade não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também demonstrou a complexidade do racismo religioso, abordando-o de diferentes ângulos, desde o legal até o cultural e social.
Outro ponto positivo foi a proposta de avaliação, que se afastou das tradicionais formas de avaliação no ensino superior, estimulando a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos. Os slides, além de completos e bem elaborados, foram visualmente envolventes, o que contribuiu para manter o interesse dos estudantes e facilitar a assimilação do conteúdo.
Em resumo, a aula foi um excelente exemplo de como um tema tão relevante e urgente como o racismo religioso pode ser tratado de maneira profunda, sensível e inovadora, proporcionando aos alunos não apenas conhecimento, mas também uma reflexão significativa sobre o papel de cada um na desconstrução desse tipo de preconceito.