1) Central para Schmitt em O Conceito do Político é a ideia de que o âmbito do político se define antes de mais nada pela divisão entre amigo e inimigo, e não necessariamente pela relação com o estado.
2) A forma como Schmitt inovou na sua definição e delimitação do âmbito do político, pois ele desafiou toda uma tradição que entendia o político simplesmente como aquilo que se refere ao estado. Essa tradição pode ser entendida desde os clássicos da filosofia política , como, Aristóteles em A Política, até a delimitação do âmbito do político por Max Weber na sua famosa conferência "Política como Vocação". Não, para Schmitt o político é antes o estado de antagonismo máximo entre seres-humanos, aquilo que os divide entre amigo e inimigo.
3) De que forma Schmitt compreenderia os conflitos morais particularmente acirrados da atualidade?
Ele entenderia que os conflitos morais da atualidade se acirraram a tal ponto, que ganharam uma dimensão eminentemente política, pois, formaram-se agrupamentos amigo e inimigo de forma muito clara, delimitada, como, por exemplo: liberais contra estatizantes, esquerda contra direita, wokes contra anti-wokes, modernistas contra antimodernos, etc. E, portanto, para Schmitt, esses agrupamentos antagônicos irão necessariamente se confrontar de forma violenta, pois, sua concepção do político não deixa espaço para valores muito apreciados em outras concepções do político, por exemplo na de Hannah Arendt, como tolerância, diálogo, transigência, negociação, moderação, etc.