Fórum de discussão e envio de materiais e avaliações

Avaliação 1 - Expressão Artística

Avaliação 1 - Expressão Artística

por Maria Eduarda Botelho de Souza (20204968) -
Número de respostas: 0

Em agosto do ano de 61, o então presidente Jânio Quadros renunciou ao seu cargo, o que fez com que o Congresso tomasse uma série de decisões, como a reforma com o estabelecimento do regime parlamentarista. Esse regime, no entanto, mesmo com Goulart sendo presidente, seus poderes seriam limitados. O parlamentarismo perdurou até o mês de janeiro de 1963. Ainda nesse mesmo ano, a inflação chegou em quase 74%. No fatídico dia 31 de março de 1964, no Brasil, acontecia o golpe militar, sob justificativa e acusação do então governo de João Goulart — considerado um governo de aspirações comunistas. O regime militar durou 21 anos em terras brasileiras, com restrição dos direitos políticos, perseguição policial e o estabelecimento da censura à imprensa. O período ficou marcado por diversas expressões artísticas, na música, na literatura, apesar da liberdade de expressão ter sido duramente afetada. Uma das canções produzidas na época foi a música “Apesar de você”, do cantor Chico Buarque. O cantor, nascido em 1944, era engajado politicamente e exilou-se na Itália no ano de 1969, porém retornou ao Brasil em 1970. Trechos como “Hoje você é quem manda; Falou, tá falado; Não tem discussão, não”, referem-se ao autoritarismo provocado pelos militares, onde a oposição era fortemente perseguida. “Você que inventou esse estado; […] Esse grito contido; Este samba no escuro;” atrela-se às expressões artísticas, reuniões populares que precisavam acontecer debaixo dos panos, temendo a repressão.

No quesito da PE, no governo de João Goulart foi aplicada a Política Externa Independente. “A deposição de Goulart conduziu os militares ao poder e fez retornar o paradigma americanista […]” (Pinheiro, 2010)

 

Link da música (Youtube): https://www.youtube.com/watch?v=LZJ6QGSpVSk

Dados sobre a música (e letra para acompanhar a canção): https://novabrasilfm.com.br/notas-musicais/apesar-de-voce-chico-buarque

Pinheiro, Letícia. Política Externa Brasileira (1889 - 2002). 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.