Fórum de discussão e envio de materiais e avaliações

Atividade 1: Expressão Artística "alegria, alegria"

Atividade 1: Expressão Artística "alegria, alegria"

por Guilherme Chequer Luz Menezes (20202562) -
Número de respostas: 0

Para minha análise, escolhi a música "Alegria, Alegria" de Caetano Veloso, lançada em 1967, durante um dos períodos mais conturbados da história política do Brasil. A música representa muito mais do que apenas uma canção popular dos anos 60; ela encapsula o espírito de uma juventude que vivia sob um regime militar cada vez mais opressor, mas que, ao mesmo tempo, ansiava por liberdade. Lançada em meio ao endurecimento da ditadura no Brasil, a canção foi um verdadeiro grito de liberdade camuflado em metáforas e imagens cotidianas. O verso de abertura, "Caminhando contra o vento", não apenas evoca a ideia de resistência, mas também sugere que, mesmo sob repressão, é possível avançar, mesmo que contra as forças adversas, como a ditadura militar.

"Alegria, Alegria" também se destaca pela sua forma: com verbos no presente, a canção narra o "aqui e agora" da vida no Brasil da época. Em vez de um protesto explícito contra o regime, Caetano opta por uma abordagem mais sutil, descrevendo o cotidiano de forma aparentemente banal, mas carregada de simbolismo. O eu-lírico, "sem lenço, sem documento", simboliza o jovem anônimo que busca uma nova direção, mas sem um caminho definido, apenas com o desejo de seguir em frente. Ao mencionar figuras populares como Claudia Cardinale e Brigitte Bardot, Caetano introduz a questão da influência cultural estrangeira, que os tropicalistas reapropriavam de maneira crítica. Além disso, a repetição do verso "Eu vou" transmite uma mensagem de persistência, de que mesmo em meio à opressão, o desejo de seguir em frente e experimentar o novo não podia ser contido. A música, portanto, se coloca como um manifesto artístico em tempos de ditadura, usando uma estética leve e descontraída para, de maneira sutil, criticar e resistir ao status quo.

Deixo aqui o link para a música para que os colegas possam acompanhar: https://www.youtube.com/watch?v=gxq42xvAUEI

Além disso, utilizei a minha interpretação e me baseei em um site que fala sobre cultura para conseguir entender mais sobre a música e construir esse rápido comentário. Este é o site, é bem interessante para quem quiser ler mais sobre todo esse contexto: https://www.culturagenial.com/musica-alegria-alegria-caetano-veloso/