O cuarteto, como expressão artística, teve um papel importante durante a ditadura militar argentina, especialmente em províncias como Córdoba, onde essa música popular é profundamente enraizada.
Durante a ditadura, a censura artística e a repressão às expressões populares eram comuns, mas o cuarteto, com suas origens na classe trabalhadora e nos setores populares, continuou a se expandir. Apesar de não ser uma expressão diretamente politizada, sua popularidade nas camadas mais vulneráveis da sociedade fazia com que as elites militares o vissem com desconfiança, mas ao mesmo tempo, por não ser um gênero abertamente confrontativo, conseguia escapar da censura mais rígida que atingia outras manifestações culturais. O cuarteto inclusive chegou a ser banido por algumas décadas nos bailes cordobeses, por tratar-se de uma expressão artística crioula.
Contudo, o ritmo sobreviveu até hoje, se tornando muito forte entre os jovens cordobeses. Inclusive, me apaixonei pelo Cuarteto em Córdoba durante meu intercâmbio, e é muito legal perceber o apreço dos argentinos por esse tipo de música popular.
Deixo aqui uma música de um grupo chamado "Cuarteto de Oro" que foi censurado nas décadas de 70 e 80: https://www.youtube.com/watch?v=wZLazIraeZM