Fórum de discussão e envio de materiais e avaliações

Avaliação 1 - Expressão Artística: Show Opinião

Avaliação 1 - Expressão Artística: Show Opinião

por Camila Nogari Gomes do Amaral (21204668) -
Número de respostas: 0

O Show Opinião, estrelado por Nara Leão, Zé Keti e João do Vale, estreou em dezembro de 1964, no início da ditadura militar brasileira. Surgiu como uma rearticulação dos membros do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, cujas atividades haviam sido interrompidas logo após o golpe, em parceria com o Teatro de Arena. Apesar de o CPC ter sido desmantelado logo no início do regime militar, o show estreou num momento em que a censura ainda não havia atingido seu ponto máximo, o que ocorreria a partir do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em 1968. O espetáculo combinava música e intervenções teatrais para abordar questões sociais, sendo uma importante manifestação artística contra a opressão.

Nara Leão, criada em Copacabana e até então conhecida por ser a “Musa da Bossa Nova”, politizou sua atuação ao abraçar a música de protesto, conectando-se com temas sociais emergentes no país. Zé Keti, representante do samba de morro, dava voz à classe trabalhadora urbana, enquanto João do Vale, vindo do sertão nordestino, trazia à tona a luta dos sertanejos com canções como "Carcará", que retratava a dura sobrevivência no sertão. A canção "Opinião", de Zé Keti, tornou-se um dos hinos do espetáculo e da resistência cultural, com os versos: "Podem me prender, podem me bater, podem até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião." Essa letra representa o espírito desafiador do show frente à repressão militar.

O Show Opinião representou uma continuidade do projeto cultural do CPC da UNE, ao trazer para o centro do palco as vozes populares e seus desafios cotidianos. Ele também refletia a crise geral do teatro brasileiro da época, que sofria com a falta de conexão com as massas populares e a sobrevalorização intelectual do palco. A proposta do show buscava reverter essa situação, aproximando o teatro e a música popular, numa tentativa de reconfigurar o repertório artístico da época e enfrentar a censura crescente da ditadura. Além de sua inovação e importância estética, ele marcou o início de uma fase em que musicais engajados assumiram um papel central nas artes performáticas do Brasil, inspirando movimentos posteriores de resistência cultural.

Link da gravação do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=p-1-4sFqfLg