Fórum de discussão e envio de materiais e avaliações

Avaliação 1 - "Liberdade, liberdade"

Avaliação 1 - "Liberdade, liberdade"

por Nathalia Telles (21200503) -
Número de respostas: 0

Durante as ditaduras militares na América Latina, o teatro tornou-se uma importante ferramenta de resistência política e cultural. Dentre as expressões artísticas advindas da quinta arte, o espetáculo "Liberdade, Liberdade", encenado pela primeira vez em 1965 no Brasil, obteve destaque no contexto do regime militar instaurado pelo golpe de 1964. Com texto de Millôr Fernandes e direção de Flávio Rangel, a peça utilizava uma colagem de textos de autores históricos, como Shakespeare, Brecht e Lincoln, para abordar o tema da liberdade em tempos de opressão. A obra transcendeu seu caráter artístico e se consolidou como um ato de denúncia política, tornando-se um símbolo do "teatro de resistência" ao expor as tensões entre o regime e a sociedade civil.

 

Figura 1: Paulo Autran e Tereza Raquel em cena de “Liberdade, liberdade”

Por sua vez, a peça foi proibida em 1966, como resultado do endurecimento da repressão, especialmente após o Ato Institucional nº 5, de 1968. A produção assumiu um papel central na crítica ao regime militar, revelando-se um grito coletivo de alerta e resistência contra a perda progressiva de direitos. A simplicidade cênica e a força dos textos escolhidos permitiram que o espetáculo se tornasse uma referência do teatro político no Brasil, ecoando internacionalmente.

A recepção do espetáculo foi extremamente positiva, sendo montado em mais de 22 países. Mesmo diante da censura, sua mensagem foi amplamente difundida, tornando-se um marco na interseção entre arte e política. O impacto de "Liberdade, Liberdade" ultrapassou os limites de uma produção teatral convencional, firmando-se como um dos atos mais importantes de resistência cultural durante a ditadura militar brasileira, ao lado de outras manifestações artísticas que utilizaram a arte como forma de contestação às arbitrariedades do regime.

A peça pode ser acessada (áudio) através deste link: 

.

Referências

BATISTA, Natália Cristina. Teatro e poder: uma análise do espetáculo “Liberdade, liberdade” (1965-1966). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho de 2011.

LIBERDADE, LIBERDADE. Direção Flávio Rangel. Texto Millôr Fernandes. Rio de Janeiro, 1965. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado no Teatro Maria Della Costa Copacabana em dezembro de 1965.

RANGEL, Flávio; FERNANDES, Millôr. Liberdade, Liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2002.