O filme Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha e lançado em 1967, representa uma crítica política intensa ao cenário nacional brasileiro e aos momentos de ascensão de ditadores e governos autoritários, como foi o caso da Ditadura Militar no Brasil.
Desse modo, o filme retrata a jornada de Paulo Martins, um jornalista e poeta que ansiava por mudanças sociais, como a diminuição da miséria e desigualdade que assolava Eldorado, um país fictício, e depositava suas esperanças na classe política. Assim, inicialmente, o jornalista associou-se a um político conservador, Porfírio Diaz, o qual elegeu-se senador. Todavia, em certo momento, Martins migrou para a província de Alecrim, onde conheceu Felipe Vieira, um vereador populista. Nesse contexto, o jornalista decide apoiar o político de esquerda para o cargo de governador, porém, após Vieira se eleger, demonstrou-se um governante fraco e totalmente controlado pelas forças econômicas locais que o financiavam, e as promessas de mudanças sociais e busca pela igualdade foram deixadas de lado. Desse modo, durante a disputa presidencial, Porfírio Diaz faz um acordo com um empresário influente no país e acaba assumindo o poder por meio de um golpe.
Sendo assim, entende-se que Eldorado é um retrato do próprio Brasil, com a derrubada do presidente João Goulart e implementação do Golpe Militar de 64. Desse modo, Glauber Rocha faz uma crítica à ascensão de uma direita frente a uma esquerda que falhou em se comunicar com o povo e suas necessidades. Ademais, também é possível perceber uma crítica do cineasta à “facilidade” de obtenção do apoio popular, trazendo a ideia de que uma simples promessa no âmbito social, com um tom ditatorial, é capaz de “ganhar” o apoio das massas e, de certo modo, justificar a implementação de regimes autoritários e ditatoriais - no caso do golpe de 64, a justificativa se baseava na proteção do Brasil frente à ameaça comunista. Por fim, o filme foi censurado durante o período ditatorial devido ao seu caráter metafórico e crítico frente à ascensão de governos totalitários.
Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=1fX9JvaT_2s
Outros links relacionados à análise do filme:
https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/assuntos/noticias/censurado-no-brasil-ha-56-anos-201cterra-em-transe201d-em-cartaz-na-mubi-segue-atual
https://www.planocritico.com/critica-terra-em-transe/
https://www.historiadaditadura.com.br/post/resenha-de-filme-terra-em-transe-glauber-rocha