Oi pessoal,
Hoje nosso grupo irá apresentar no segundo momento da aula sobre Raça, capitalismo e educação. Além do conteúdo, faremos uma atividade em grupo e iremos finalizar com um samba enredo.
Oi pessoal,
Hoje nosso grupo irá apresentar no segundo momento da aula sobre Raça, capitalismo e educação. Além do conteúdo, faremos uma atividade em grupo e iremos finalizar com um samba enredo.
O grupo apresentou o conteúdo de forma sintética, condizente com o público alvo, além de todas terem sido claras na exposição. A escolha dos temas foram bem feitas e são pertinentes para o 3° ano, tendo em vista que, normalmente, os estudantes já teriam passsado por conteúdos de antropologia (raça, cultura, etnocentrismo, relativismo cultural) no 2° ano e também de ciência política (capitalismo, Estado, poder, formas de dominação, etc) do 3° ano. Entretanto, penso que o uso dos slides poderia ter sido mais eficaz para esse público alvo e de forma geral. Esteticamente os slides estavam bonitos, mas indico os seguintes pontos:
1) Reduzir a quantidade de textos. Principalmente, mas não exclusivamente, para o público do Ensino Médio, é difícil ouvir uma explicação e tentar ler um texto no slide ao mesmo tempo. Normalmente, a pessoa ou escuta ou lê, ou faz os dois meia-boca. Slide é um recurso didático importante, e normalmente é utilizado para guiar a apresentação e tornar aquilo que é falado algo mais comunicável. Logo, é um recurso útil para exposição de mapas, imagens, gráficos, tabelas e outras representações visuais que contribuam com a exposição.
2) Escolher textos pequenos e estratégicos. Ao escolher o uso de textos nos slides, é bom colocar frases-guia, normalmente com palavras-chaves destacadas, como palavras importantes, conceitos e objetos trabalhados ao longo da exposição, etc. Textos acima de 3 ou 4 linhas devem ser pensados estrategicamente, ou seja, textos que são indispensáveis para a exposição, como, por exemplo, citações diretas e indiretas. No caso das citações diretas, o texto não deve ficar em "stand-by" em relação ao que é falado, mas deve ser lido junto com a turma, afim de ser analisado e/ou utilizado como passagem para o próximo tema discutido na exposição.
3) Cores, fonte e espaçamento. É importante utilizar fontes e espaçamento visualmente confortáveis pra leitura, que diminua o esforço de concentração dos estudantes, já que vão estar prestando atenção na fala da exposição. As cores podem ter mais contraste com o fundo.
Ademais, o trabalho foi bem feito.
Os slides não carregaram, então estou enviando o link para acessar.