Fórum: Plano de aula+ suas palavras

Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Amanda Torres (20200784) -
Número de respostas: 19

Oi pessoal, 

Hoje nosso grupo irá apresentar no segundo momento da aula sobre Raça, capitalismo e educação. Além do conteúdo, faremos uma atividade em grupo e iremos finalizar com um samba enredo. 

Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Nicole Possenti Hahn (22101348) -
O plano de aula proposto ficou bem estruturado, sendo fácil a aplicação real em sala de aula. Os objetivos e os conteúdos conversam entre si, o que faz com que o plano tenha coerência. Os temas propostos e os recursos didáticos também são bastante relevantes. Tenho duas sugestões. A primeira é que vocês poderiam colocar o link dos slides utilizados no plano, para que nós possamos dar uma olhada com calma. A segunda questão é em relação a avaliação, que achei muito sucinta e sem explicação, pois não está explícito quais os critérios de avaliação para que o estudante adquira o desempenho desejado. Dito isso, parabenizo o grupo pelo ótimo trabalho!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Theo Dutra Tell (18103829) -
Gostei bastante do plano de aula de vocês, achei de fácil compreensão!
Achei bem interessante a proposta de dinâmica, porém acho que ficou um pouco corrida devido ao tempo e talvez tenha se perdido um pouco na hora de passar as instruções para que tivesse um sentido mais claro e um fechamento, mas de qualquer maneira achei muito interessante e bem legal de participar. Parabéns ao grupo pela apresentação e elaboração do plano!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Junior Cardoso Costa (24101390) -
Ótima apresentação, deu para ver a preocupação do grupo com a estética da aula, Carol de Niterói foi a cereja do bolo haha. Minha sugestão seria usar uma fonte de texto maior para enxergarmos melhor, mesmo assim, seguiram uma cronologia histórica, trouxeram uma atividade interativa bem boa. Confesso que senti falta dos posicionamentos críticos pessoais de vocês e como já falado em sala, não é bom usar alguns termos como escravos, escravidão, chegada ao Brasil, trazidos ao Brasil. No mais, foi bem legal e como vocês trouxeram Luiz Rufino na indicação, tem outro livro dele que se chama Vence-demanda: Educação e Descolonização, se gostaram do Pedagogia, vão gostar desse também, ali ele trabalha de maneira mais poética a educação como ferramenta de insubordinação.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Jardel Murilo Day (21200788) -
O grupo articulou os conteúdos de forma alinhada na exposição teórica. Achei que a estratégia de contextualizar historicamente o capitalismo e introduzir o conceito de racismo estrutural, bem como o material didático (slide), ficou condizente com o público-alvo pensado pela equipe. Gostei da dinâmica de organizar os estudantes em grupos e discutir a partir de perguntas orientadoras, embora acredite que as perguntas poderiam estar mais adequadas ao público do Ensino Médio.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Giuliana Maria da Conceicao Vilche Varela (21100972) -
Proposta de tema fundamental para o ensino médio. A abordagem foi muito acessível, adequada a essa etapa de ensino, e a atividade avaliativa escolhida é uma ótima forma de reforçar o que foi aprendido por meio do diálogo e a compensar as lacunas de compreensão mutuamente entre colegas. Estimula também a participação da turma e a reflexão crítica. Concordo com a colega Nicole, no entanto, quanto a ser positivo adicionar os critérios de avaliação a serem usados durante a atividade, o que a torna mais transparente. O complemento musical é também muito interessante.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Higor da Silva Martins (22251197) -

O grupo apresentou o conteúdo de forma sintética, condizente com o público alvo, além de todas terem sido claras na exposição. A escolha dos temas foram bem feitas e são pertinentes para o 3° ano, tendo em vista que, normalmente, os estudantes já teriam passsado por conteúdos de antropologia (raça, cultura, etnocentrismo, relativismo cultural) no 2° ano e também de ciência política (capitalismo, Estado, poder, formas de dominação, etc) do 3° ano. Entretanto, penso que o uso dos slides poderia ter sido mais eficaz para esse público alvo e de forma geral. Esteticamente os slides estavam bonitos, mas indico os seguintes pontos: 

1) Reduzir a quantidade de textos. Principalmente, mas não exclusivamente, para o público do Ensino Médio, é difícil ouvir uma explicação e tentar ler um texto no slide ao mesmo tempo. Normalmente, a pessoa ou escuta ou lê, ou faz os dois meia-boca. Slide é um recurso didático importante, e normalmente é utilizado para guiar a apresentação e tornar aquilo que é falado algo mais comunicável. Logo, é um recurso útil para exposição de mapas, imagens, gráficos, tabelas e outras representações visuais que contribuam com a exposição.

2) Escolher textos pequenos e estratégicos. Ao escolher o uso de textos nos slides, é bom colocar frases-guia, normalmente com palavras-chaves destacadas, como palavras importantes, conceitos e objetos trabalhados ao longo da exposição, etc. Textos acima de 3 ou 4 linhas devem ser pensados estrategicamente, ou seja, textos que são indispensáveis para a exposição, como, por exemplo, citações diretas e indiretas. No caso das citações diretas, o texto não deve ficar em "stand-by" em relação ao que é falado, mas deve ser lido junto com a turma, afim de ser analisado e/ou utilizado como passagem para o próximo tema discutido na exposição.  

3) Cores, fonte e espaçamento. É importante utilizar fontes e espaçamento visualmente confortáveis pra leitura, que diminua o esforço de concentração dos estudantes, já que vão estar prestando atenção na fala da exposição. As cores podem ter mais contraste com o fundo. 

Ademais, o trabalho foi bem feito. 

Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Atina Natine Schipitoski Esteves (21104392) -
Achei um ótimo plano de aula, vocês conseguiram articular os argumentos para que a ideia geral fizesse sentido. O conteúdo proposto é bem amplo e difícil para ser trabalhado em apenas 50 minutos, é um desafio gigantesco realizar a transposição didática clara, sem que fique superficial. Pensando em um ambiente de sala de aula acredito apenas que faltou uma melhor explicação inicial da dinâmica da aula, visto que é importante que os alunos saibam que irão responder questões no final da aula. Por fim, também acrescento que para um público de ensino o uso de esquemas mais didáticos facilitaria muito a compreensão. Parabéns pelo trabalho!!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691) -
Gostei do material proposto em aula, principalmente da dinâmica final que traz uma ideia de rede de aprendizagem, onde todos participam e aprendem em coletivo. Foi debatido bons temas, evidenciando inclusive a importância dos movimentos sociais e quilombolas para a educação, que para mim é fundamental, pois, é nos quilombos, e movimentos sociais que resiste uma outra forma de ver o ser humano e a vida, saindo da relação indíviduo x sistema capitalista, onde somos moldados para produzir mais e mais, para uma visão coletiva e integrada com o todo, priorizando o bem-estar coletivo e a relação com o meio ambiente.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Solange Vieira Pereira (22250310) -
Segundo Grupo: Raça, Capitalismo e Educação

O segundo grupo apresentou uma análise integrada dos conceitos de raça, capitalismo e educação, argumentando que esses elementos se inter-relacionam ou interseccionam e se moldam mutuamente. Inicialmente, abordaram o sistema escravocrata brasileiro, que começou com a exploração de populações indígenas e, a partir do século XVI, utilizou majoritariamente a mão de obra de povos africanos, especialmente para atividades como a extração do pau-brasil e o cultivo de cana-de-açúcar. O grupo destacou a abordagem da Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Rufino, apresentando-a como uma alternativa que propõe uma educação inclusiva, contextualizada e crítica, que considere as histórias, os contextos culturais e as resistências das populações historicamente marginalizadas.
Acredito que a dinâmica proposta foi bem didática, mas como algum/a colega comentou seria interessante ser exposta inicialmente para os estudantes ter um "norte" para onde iríamos seguir. Particularmente, tenho gostado dessas dinâmicas de grupos para debater e discutir os textos, acho bem válido, principalmente, para os estudantes mais jovens (como fator de socialização) e para os estudantes da graduação (como prática) - sendo os dois trabalhados dentro dessa forma pedagógica. Só pra registrar: também gosto de algo externo da academia, como o samba-enredo destacado pelas colegas.

Por fim, o grupo criticou o caráter colonizador da educação brasileira, algo que o Luiz Rufino trabalha bem dentro de sua obra e tese de doutorado, pautada em uma epistemologia eurocêntrica-cristã e na formação de mão de obra barata para o capital. A Pedagogia das Encruzilhadas e Esú (Exú) foram sugeridos como uma proposta que valoriza a multiplicidade, a instabilidade e o movimento constante, visando a construção de uma educação que transcenda as lógicas de exploração capitalista e promova a emancipação social e cultural, e também, a justiça social - que deveríamos estar todes preocupados!

Acredito que seja isso. Parabéns pelo trabalho até aqui!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Vanessa Weck Andre (16100555) -
A proposta foi muito boa! Tema relevante exposto de forma adequada para o público alvo, o que não é fácil em tão pouco tempo. A única coisa que senti falta foi de uma explicação um pouco mais clara no início sobre a dinâmica e um pouquinho mais de tempo para elaborar as respostas. No mais, estão de parabéns!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Julia de David Chelotti (23201511) -
Parabéns ao Grupo 6 pelo plano de aula! A relação entre raça, capitalismo e educação é uma temática fundamental para entender como as desigualdades estruturais são perpetuadas no Brasil. Vocês fizeram um bom trabalho ao evidenciar como o sistema educacional, tem servido historicamente como uma ferramenta de reprodução das desigualdades raciais e econômicas.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Keila Urnau (24150299) -
Importantíssimo entendermos o quão influente é a educação na vida dos indivíduos e como ela guia os caminhos da sociedade, as conceituações sendo trazidas pra dentro da aula para nos darmos conta de tudo que apreendemos e o que nos envolve e nos constrói como pessoas. A dinâmica foi legal para o pessoal refletir e fixar o conteúdo e também interagir. A contextualização histórica foi interessante para entendermos de onde vem e onde se instala o racismo dentro da educação.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por André Luís Vidotto da Rocha (21200784) -
Gostei muito da metodologia da atividade da aula! Colocar os alunos para fazer uma discussão "meta", pois o assunto se trata justamente de educação, foi uma sacada muito boa. Além de que, começar com reflexões próprias sobre como pensar um sistema educacional fora de uma estrutura capitalista e racista foi bem interessante.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Shirlei Scarlat Pinheiro Darrigo (19202997) -
O plano de aula "Raça, Capitalismo e Educação" apresenta uma proposta robusta e significativa, explorando questões como desigualdade social e racismo estrutural. A abordagem interseccional entre capitalismo e educação destaca-se ao oferecer uma perspectiva crítica essencial para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A inclusão de uma contextualização histórica do capitalismo, combinada com discussões guiadas e dinâmicas de grupo, cria um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

A escolha do samba-enredo da Mangueira (2019) como recurso didático é um ponto alto, conectando o tema à cultura popular e ampliando a compreensão por meio de expressões artísticas. Contudo, o plano poderia ser enriquecido ao detalhar as questões destinadas aos grupos, garantindo diversidade de perspectivas no debate. Além disso, integrar recursos visuais como infográficos ou linhas do tempo sobre desigualdades históricas ampliaria o impacto da exposição teórica.

Por fim, a avaliação baseada na participação no debate é válida, mas a inclusão de uma atividade individual escrita, como uma reflexão crítica, fomentaria as aprendizagens. Este plano equilibra bem teoria e prática, oferecendo uma abordagem criativa e instigante para um tema de grande relevância social e educacional.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Eliza Roberta Alves Gilioli (20101430) -
Parabenizo ao grupo pela temática escolhida e abordada. O plano de aula se apresenta de forma bem objetiva e didática. Adorei a articulação com o Samba Enredo, possibilitando articular o tema proposto com outras ferramentas para além das referências teóricas.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Ana Carolina Alves Cardoso (20103711) -
Olá gostei bastante da aula. Acrescento uma discussão sobre educação e racismo.
Djamila Ribeiro em “Pequeno Manual Antirracista”, argumenta que o racismo estrutural favorece o acesso de pessoas privilegiadas, geralmente oriundas
de escolas particulares de elite, com domínio de outros idiomas e oportunidades de intercâmbio, aos vestibulares mais concorridos das melhores universidades públicas. Esse sistema perpetua desigualdades, dificultando a entrada de estudantes negros e cotistas. Assim, o racismo não é apenas um fenômeno interpessoal, mas um facilitador estrutural que reforça barreiras históricas e sociais. No contexto das universidades, esse cenário se manifesta na sub representação de estudantes negros em cursos de prestígio e na reprodução de desigualdades acadêmicas. Para compreender essa dinâmica, é necessário investigar as políticas afirmativas e os desafios enfrentados por cotistas no ambiente universitário.
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Luan dos Anjos Leite (21200790) -
O grupo conseguiu apresentar o conteúdo da aula de forma bastante didática e conseguindo articular bem a temática do capitalismo com raça e educação. Foi uma boa escolha de abordagem partir de um contexto histórico do colonialismo e do surgimento do capitalismo para chegar no racismo estrutural e nas implicações educacionais desses processos históricos. Ressalto, como já foi falado, que o excesso de texto dos slides acaba atrapalhando a apresentação. Ademais, bom trabalho! Parabéns ao grupo!
Em resposta à Amanda Torres (20200784)

Re: Plano de Aula Grupo 6- Raça, capitalismo e educação

por Edenar Fontanive Hespanhol (19105009) -
A apresentação do grupo foi bem interessante. Penso que se os conteúdos fossem divididos aulas diferentes ficaria mais simples o entendimento considerando o público alvo. Conceituar raça, capitalismo e educação demanda tempo e uma discussão aprofundada de cada tema, mesmo considerando que o público já teve contato com esses assuntos, muitas vezes é preciso retomar e revisar o conteúdo.

Gostei da contextualização e da dinâmica proposta, apesar de ter achado as perguntas bem difíceis de responder, considerando a relação tempo x discussão x exposição. Acredito que seria desafiador até mesmo para alunos da graduação, o que não significa diminuir a capacidade dos alunos do 3º ano do ensino médio.

Sobre o plano de aula: sugiro transformar a dinâmica em atividade avaliativa e descrever os critérios de avaliação. A descrição "participação na aula" como atividade é muito vaga, pois não define os critérios para uma participação adequada. Também senti falta de um maior detalhamento dos procedimentos didáticos metodológicos.

Parabéns ao grupo pela apresentação!