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Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691) -
Número de respostas: 20

Salve galera, segue em anexo o arquivo do nosso plano de aula.

Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Yamilly Kamille Calegari da Rosa (22251097) -

A apresentação foi muito boa e trouxe um assunto muito interessante para a reflexão da turma, apenas reitero o que falado em sala de que a ordem da apresentação poderia ter sido melhor elaborada. No demais um ótimo trabalho.

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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Maria Eduarda Elias Rodrigues de Brito (20250310) -
Acredito que a ordem da apresentação poderia ter facilitado a compreensão do conteúdo, bem como, a otimização do tempo. Senti falta de uma abordagem participativa com a turma.
Ademais, a apresentação foi boa e a escolha da temática foi interessante.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Nicole Possenti Hahn (22101348) -
Achei o plano de aula bastante interessante, a temática é relevante e a forma como o grupo decidiu abordá-la coincide com o que estamos aprendendo na disciplina. Gostei que os objetivos estão diretamente relacionados com o conteúdo trabalhado, o que contribui para que o plano tenha coerência e possa ser aplicado em condições reais. A minha única sugestão é em relação a avaliação proposta pelo grupo. Acho a ideia de um debate bastante relevante, porém vocês poderiam ter explicado melhor como que vai funcionar, por exemplo: qual a quantidade de pessoas por grupo em média, quais os materiais que eles vão ter para guiar o debate, se serão feitas perguntas norteadoras, qual o tempo estipulado para o debate, se eles terão tempo de se organizar em casa ou é com base na aula de vocês, se a atividade é avaliativa no sentido de computar notas ou se é apenas uma avaliação diagnóstica... Enfim, dito isso, parabenizo o grupo pelo trabalho!
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Amanda Torres (20200784) -

Temática super interessante e relevante, mas acredito que a ordem da apresentação poderia ter sido diferente. Senti falta de uma interação com a turma, mas no geral foi super interessante. 

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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Theo Dutra Tell (18103829) -
Gostei bastante da temática!
Confesso que no inicio fiquei um pouco perdido, assim como já foi muito falo na sala, mas de qualquer forma achei muito interessante toda a explicação sobre a produção do cacau e os impactos disso.
Achei que todos os integrantes falaram de maneira clara e isso facilitou bastante a compreensão da temática.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Junior Cardoso Costa (24101390) -
Acabei me atrasando um pouco e perdi a introdução do trabalho, então confesso que acharia errado comentar num geral, já que posso ter perdido informações valiosas. Demorei a entender o assunto, pensei ser sobre já estar ocorrendo há mais tempo, mas pelo que percebi, talvez tenha sido pela ordem dos fatores mesmo. Por ser para graduação a aula foi condizente, bastante slides, dados, tabelas/listas. Senti falta de mais interação com a sala ou exemplos mais reais, rotineiros ilustrados ali. O tema é muito potente e como falamos em sala, temas como racismo alimentar/apartheid alimentar, acesso ao alimento, fome na pandemia, agricultura familiar em movimentos sociais, enfim, tem muita coisa bacana que pode ter ficado de lado. No mais, bem bacana trazer um tema mais específico. Ainda surpreso com 85 slides em 1hora.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por André Luís Vidotto da Rocha (21200784) -
Como eu disse em sala de aula, senti o público bem "à deriva" durante a primeira metade da apresentação. Senti falta de um resumo e/ou introdução, trazendo a perspectiva e os conceitos abordados desde o começo. Achei interessante terem escolhido o cacau, mas como foi dito, poderia ser qualquer outra coisa para refletir as estruturas da sociedade capitalista, que faz a manutenção de um sistema racista, onde há um nível de divisão racial entre quem produz e quem consome. Parabéns ao grupo.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Jardel Murilo Day (21200788) -
Achei que o grupo trabalhou a temática de forma pertinente, ainda que não tenha conseguido assistir à apresentação desde o início. Pareceu um pouco confuso (como comentado em sala), mas fui entendendo aos poucos, o que imagino ter ocorrido devido à quantidade de informações e à carência de um 'fio condutor' para orientar a discussão de maneira mais alinhada. De qualquer forma, a discussão no final foi bastante produtiva, pois possibilitou aprofundar e explicitar pontos que, eventualmente, passaram despercebidos na apresentação, tais como: "Quem produz e quem consome os alimentos? E que tipo de alimentos...", "Qual a relação de produção que se estabelece entre o Sul e o Norte Global?" e "Agroecologia e movimentos sociais", por exemplo. Outro aspecto que ficou evidente, na minha visão, foi a quantidade de informações e dados que o grupo mobilizou para elaborar as explicações. Isso demonstrou um esforço na pesquisa para trazer à discussão o modo como se configura a produção de cacau, algo que acredito ser fundamental para refletirmos sobre como poderíamos superar essa relação de dependência que evidentemente o país(e o sul global) ainda se encontram.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Giuliana Maria da Conceicao Vilche Varela (21100972) -
Excelente escolha de temática. A abordagem da divisão racial do trabalho, subdesenvolvimento e dependência por meio do contexto do mercado mundial de alimentos é uma proposta interessante e o grupo conseguiu abarcar um grande volume de informação em pouco tempo. Concordo com alguns comentários feitos em aula sobre a organização da apresentação poder ser reestruturada para introduzir ao ponto principal logo de início, o que facilitaria a compreensão dos ouvintes. Também gostaria de sugerir uma maior especificação quanto ao debate (como seria organizado, se haveria alguma questão ou frase motivadora, como seriam coordenadas as falas dos participantes, etc) e um maior enfoque na discussão, reduzindo um pouco a exposição dos dados específicos sobre o cacau. Apesar dessas sugestões, gostaria de elogiar o grupo pela preparação (que resultou em uma super aula de nível de graduação) e ideia de oferecer alguns alimentos a base de cacau em diferentes estados de processamento, o que favorece o envolvimento da turma.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Atina Natine Schipitoski Esteves (21104392) -
Falei em sala e repito, vocês possuem o mérito por apresentarem 80 slides de uma maneira que ninguém percebeu que foram tantos, significa que conseguiram manter uma aula dinâmica, mesmo sendo expositiva. Ainda sobre a apresentação, já foi comentado mas também senti falta de uma melhor clareza sobre os objetivos no começo da aula. O plano de aula possui uma estrutura bem clara e fechada em si mesma, apenas acredito que a avaliação poderia ter sido um pouco melhor desenvolvida. Parabéns pelo trabalho!
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691) -
Faço aqui uma auto-crítica, compreendendo que o roteiro da apresentação poderia ter sido diferente, pois, pensar um fio condutor que instigue a sala a manter a atenção é fundamental. Além disso, pensar dinâmicas com a sala poderia ter sido bastante produtivo. Além destes aprendizados, penso que este trabalho também trouxe outra lição importante, sobre a auto-organização do grupo em relação a abordagem do conteúdo, onde ocorre uma disputa de qual linha de raciocínio e apresentação deve ser escolhida, deixando evidente a importância de membros flexíveis, abertos ao dialogo e diferentes abordagens, para co-construir a melhor apresentação possível.
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Solange Vieira Pereira (22250310) -
Primeiro Grupo: Raça e Classe no Cenário Mundial da Produção e Consumo de Alimentos

Minhas palavras iniciais são de pedido de desculpas por não estar presente desde o começo da aula de vocês, mas consegui pegar bastante coisa ainda.

Interessante como o grupo centrou sua análise na super produção e consumo do cacau de determinados grupos, contextualizando sua origem como fruto para os povos ameríndios e sua transformação em commodity (mercadoria) após a chegada à Europa. É uma discussão muito relevante para os dias atuais, que destacou as problemáticas sociais e econômicas associadas ao cultivo e à colheita do cacau, principalmente por se tratar de atividades realizadas predominantemente por populações negras, indígenas ao redor do globo. Fiquei em choque quando vi a destruição de um dos países no Continente Africano! Acho outro tema relevante para se destacar: o desmatamento, a ecologia, degradação do solo, e as mudanças climáticas em geral. O famoso "antropoceno" ou "capitaloceno".

Nesse sentido, o trabalho enfatizou as condições de trabalho precárias (expondo seu faturamento e suas condições de vida) e as práticas exploratórias no cultivo do cacau, contrastando a produção manual em territórios periféricos com a industrialização e comercialização massiva na Europa, região que domina o mercado do "chocolate". Tal dinâmica evidencia uma divisão global de trabalho, em que os maiores lucros são apropriados por empresas transnacionais, enquanto os trabalhadores, pertencentes a raças historicamente marginalizadas, permanecem nessa condição de subalternidade e pobreza. Assim, o grupo reforçou a persistência de desigualdades raciais e de classe nas cadeias globais de produção (expropriação). Fiquei curiosa para saber como os outros autores que trouxeram no final dialoga com essa questão histórica, mas deixamos para a próxima!

Entretanto, acredito que o número execessivo de slides me deixou meio "perdida", um exemplo: estava anotando um dado dos slides e de repente pularam para o próximo. Quando eu questionei a quantidade de slides fiquei estarrecida, 15/20 já acho execessivo, mas entendo que o tema abrange uma discussão mais elaborada e menos cansativa. Destaque para a dinâmica dos chocolates que rodaram na turma, como uma boa taurina amei muito!!!

No mais, é isso, acho que já fui contemplada com a respostas de vocês durante a finalização da apresentação. É muito bom ver a evolução de vocês meninos, por conhece-los mais tempo, é prazeroso estar na companhia ao longo dessa jornada! <3
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Vanessa Weck Andre (16100555) -
O tema é bastante pertinente e creio que nos fez refletir, ainda mais, sobre as questões que atravessam a indústria alimentícia. Só o início da apresentação nos deixou meio a deriva. Mas os dados apresentados ao longo da apresentação justificaram muito bem a escolha do tema.
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Julia de David Chelotti (23201511) -
Parabéns pelo plano de aula! A abordagem da produção do cacau em relação à dinâmica de raça e classe é extremamente pertinente, especialmente ao evidenciar as contradições entre quem produz e quem consome. A escolha de destacar a exploração dos trabalhadores negros, majoritariamente responsáveis pela produção, e o consumo elitizado do chocolate por uma população branca, reflete de maneira clara como as lógicas coloniais e racistas continuam estruturando as cadeias produtivas.

Esse cenário expõe uma desigualdade histórica que persiste no presente, em que a mão de obra negra permanece explorada em condições precárias, enquanto o lucro e o consumo são concentrados nas mãos das elites. Essa reflexão também dialoga com a questão do racismo ambiental, considerando que comunidades negras e indígenas, além de enfrentarem a exploração econômica, sofrem os maiores impactos socioambientais causados por monoculturas como o cacau.

Gostei muito da forma como vocês conectaram raça, classe e consumo, reforçando a importância de descolonizar os sistemas alimentares e dar visibilidade a quem realmente sustenta essas cadeias. Essa perspectiva pode fomentar discussões profundas com os alunos sobre o papel das grandes corporações e o legado colonial ainda presente no Brasil e no mundo.

 
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Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Keila Urnau (24150299) -
A reflexão feita e apresentada sobre a relação entre raça e trabalho foi muito interessante, a partir do entendimento sobre a produção do cacau fica claro como se forma o sistema de opressão e por onde ele transita de maneira mais precária e profunda, deu para ter um entendimento maior sobre como o capitalismo se reproduz em cima da opressão racial e a classe trabalhadora se formula pela raça, assim como cada setor de trabalho se separa sobrepondo a raça e gênero.
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Shirlei Scarlat Pinheiro Darrigo (19202997) -
O plano de aula aborda com profundidade a relação entre raça, classe e produção de alimentos, propondo reflexões críticas sobre desigualdades globais. Os objetivos são claros e abrangentes, e os conteúdos interdisciplinares bem escolhidos. No entanto, a inclusão de estudos de casos específicos, como a produção de cacau na Costa do Marfim ou no Brasil, enriqueceria o entendimento prático. A metodologia expositiva e dialógica é sólida, mas poderia ser complementada com dinâmicas participativas, como a análise de documentários. O debate como avaliação é eficaz, mas a adição de relatórios reflexivos individuais consolidaria mais a aprendizagem. Recursos visuais e interativos também potencializariam a experiência. É um plano robusto, mas com potencial para maior dinamismo e envolvimento dos alunos.
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Eliza Roberta Alves Gilioli (20101430) -
Considero que a temática escolhida é bem pertinente, tendo em vista uma grande expressão das questões sociais da sociedade atual. A articulação entre raça, alimentos e a categoria que produz os mesmos, possibilitam grandes reflexões. Achei bem interessante a disposição dos tópicos abordados no plano de aula! Parabéns ao grupo!
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Ana Carolina Alves Cardoso (20103711) -
Gostei da aula. No entanto, acrescento que o fator "raça", como um problema estruturante, faltou receber a devida ênfase na discussão. O trabalho, em muitos momentos, mais se assemelhou a uma capacitação para trabalhadores aprenderem a cultivar cacau, sem aprofundar as questões raciais de forma crítica e necessária.

Por outro lado, gostei da forma como a temática foi abordada, especialmente no final da aula, quando a discussão ganhou mais relevância. Seria interessante integrar mais a questão racial ao longo de todo o conteúdo, para que a análise seja mais completa e aborde os aspectos históricos e sociais de forma mais contundente.

De forma geral, a aula teve bons pontos, mas um maior aprofundamento sobre as questões de raça faria toda a diferença.
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Maria Eduarda Serafim Saunier (22104230) -
O plano de aula foi bem estruturado e aborda de forma relevante a divisão racial do trabalho no mercado de alimentos. Os objetivos são claros, e a metodologia articula bem teoria e prática. Contudo, a aula, em si, poderia ter sido melhor estruturada, um resumo inicial mais claro ajudaria a contextualizar os alunos logo no começo da aula. No geral, a proposta é muito interessante e promove reflexões profundas e alinhadas à disciplina. Parabéns!
Em resposta à Marco Aurélio Camargo Biondo (23200691)

Re: Plano de aula Raça e Classe na produção de alimentos

por Edenar Fontanive Hespanhol (19105009) -
A apresentação do grupo foi bem fundamentada e o trabalho foi bem denso e interessante! Gostei bastante do uso do cacau em sala de aula, trazer o nibs e os chocolates foi uma excelente ideia para aproximar o objeto da apresentação do público. Acredito que essa estratégia seria ainda mais eficaz se a aula fosse adaptada para o ensino médio.

Achei que o "timing" da introdução das dinâmicas de circular o nibs e distribuir o chocolate, deveriam ter sido feitas de forma mais oportuna, para que elas contribuíssem prendendo atenção da turma ao tema.

Apesar da apresentação ser bem construída, senti falta de uma maior clareza nos objetivos de aprendizagem e na temática logo no início da aula. No entanto, essa questão foi se resolvendo ao longo da apresentação, com o conteúdo ficando mais claro e compreensível.

O plano de aula está muito bem construído! Como sugestão, o grupo poderia detalhar melhor a avaliação, como a forma de organização do debate e a divisão da turma, por exemplo.

Parabéns ao grupo pela apresentação!