Fórum: Plano de aula+ suas palavras

Plano de Aula - Corpo e Subjetividade Negra

Re: Plano de Aula - Corpo e Subjetividade Negra

por Solange Vieira Pereira (22250310) -
Número de respostas: 0
Meninas, vocês arrasaram! Sinceramente, foi a aula mais gostosa e divertida que pude participar até aqui. Como disse presencialmente, além de trazer o conteúdo da 'subjetividade' e do 'corpo' para a sala de aula, vocês trabalharam ela na prática, a dança sempre foi um encontro com o meu corpo e com a minha subjetividade. Também, compreender outras culturas com a oficina de Carimbó, é resistir!

Como a Shirlei já disse aqui "expressões artísticas como formas de resistência, conexão com ancestralidade e afirmação identitária", se fazem necessárias, principalmente dentro do campo academicista em que estamos inseridas. E assim, acredito que esse tipo de dinâmica é essencial para compreendermos esse tipo de material teórico. Talvez seja a minha grande crítica das Ciências Sociais da UFSC, pouquíssimas dinâmicas interativas e MUITA carga teórica, acabam deixando a experiência um pouco 'falha' e entristecida.

A parte da historicidade com a constituição desse sujeito e o “torna-se negro” me fizeram refletir muito, principalmente pela provocação colocada pela colega: o “rosto” como uma imagem construída, produzido e operado pelo sistema desumanizador em que vivemos, pensando no contexto brasileiro, pertuado por muitos marcadores sociais e culturais.

Carol, nossa historiadora: obrigada por trazer tuas raízes nesse 'corpo-território', a dança em roda é sempre uma conexão ancestral, né? Importante pensar que o Carimbó também pensa outras religiões de matriz africana como a Umbanda.

Por fim, uma poesia para romper as fissuras e fraturas deixadas pelo processo colonizador. Obrigada ELiza, é sempre bom te ouvir.

Acho que é uma das aulas que ficara marcada na vida da galera do ensino médio/universidade, ein. Parabéns!