Prezados,
abaixo fiz um resumo dos pontos que precisavam aparecer de forma explicita e elaborada nas resoluções. Usem isso para questionar a correção que eu fiz e para analisar se você atendeu a esses pontos. Caso acredite que atendesse a esses pontos em alguma das questões me escreva um e-mail justificando porque eu deveria revisar a nota. Você pode inclusive reexplicar sua resolução caso ela tenha ficado confusa.
Comentário geral: muitas das produções textuais foram muito generalistas, não se aprofundando nas temáticas e apenas jogando informações. Houve muito texto que tomou linhas, mas não apresentou profundidade. É importante que quando escrevemos nosso texto ele não fique soando discurso de candidata a miss universo. Outros textos ficaram muito sintéticos ao ponto de eu não entender o que realmente estava sendo dito: a profundidade conceitual não requer textos longos, mas também é impossível de ser alcançada em textos estilo twitter.
A média da turma foi 5,93 (sem contabilizar o ponto extra) - tome isso como referência para localizar a sua nota.
Síntese dos Pontos Avaliados nas Questões.
Questão 1. Essa era uma questão dada, bastava seguir os slides da aula e explicar de forma sintética e sucinta partindo das sensações passando pelas percepções, memória, atenção etc e reforçando um caráter essencial que ninguém colocou em sua resolução: o que faz emergir uma função psíquica superior não é a mudança interna da função, mas a reorganização das relações interfuncionais entre as funções, esse foi um ponto que reforcei em toda aula. Alguns focaram na linguagem e no pensamento, e conseguiram pontuação parcial, outros enfatizaram as diferenças entre pensamento conceitual e sincrético e também pontuaram parcialmente. Outros fizeram uma boa exposição sobre a educação escolar e por isso também pontuaram parcialmente. Ninguém pontuou a questão inteira. (Média de pontos da turma: 0,81)
Questão 2. Era a questão mais difícil pelo fato de ser contraintuitivo o que o Davidov propõe. Poucas pessoas chegaram a conclusão de que todas as tarefas estavam direcionadas para o conceito de equações, alguns trouxeram a organização das tarefas sendo do geral para o particular, mas muitas vezes sem explicitar como isso acontecia. Cada tarefa particular estava vinculada a uma ação de estudo (uma habilidade importante para compreender o conceito de equação), muitos afirmaram que cada tarefa trabalhava um conceito/conteúdo e não era isso. A questão pedia para "analisar as dez tarefas" e dizer qual habilidade/ação de estudo essa tarefa estava propondo, mas muitos não analisaram todas as tarefas e confundiram habilidade com conceito. (Média da turma 1,12)
Questão 3. Foi a questão que a maioria acertou, mas muitos não se atentaram ao enunciado que dizia para analisar as resoluções dos estudantes e analisaram a questão em si. Quem não acertou essa questão ou analisou as resoluções sem utilizar os conceitos da TRRS ou simplesmente apresentou um texto sobre a TRRS sem analisar as resoluções. Como pedia para analisar todas as resoluções, alguns deixaram de analisar todas. Importante sempre se atentar ao enunciado. (Média da turma 2,0)
Questão 4. Essa questão era para trabalhar com os conceitos de nó semiótico e contração semiótica como evidencias de aprendizagem e objetivação demonstrando os casos onde isso acontecia. Identificar o trabalho de Juliana e da professora como labor conjunto, e identificar as motivações, autonomia e persistência de Juliana como evidências de subjetivação. Muitos conseguiram chegar perto dessas anaálises de forma intuitiva apresentando os meios semióticos utilizados (voz, gestos, registros etc), mas não utilizaram os conceitos especificamente. Nessa questão novamente alguns analisaram as práticas sem utilizar os conceitos da Teoria da Objetivação ou simplesmente apresentaram um texto sobre a Teoria da Objetivação sem analisar as atividades conjuntas da professora e da estudante. (Média da turma 1,9)
Abraços,
Prof. Gui