Programação
-
Olá pessoal!!
Este é o espaço virtual da disciplina Introdução à Educação Matemática. Aqui poderão ser encontrados materiais, orientações de atividades e acompanhamento do cronograma.
Desejo um excelente semestre de trabalho para nós!
Prof. Gui
-
Links de revistas em Educação Matemática para subsidiar pesquisas:
Revista Bolema: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema
Revista Zetetikè: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike
Revista EMR: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr
Revista Educação Matemática e Pesquisa: http://revistas.pucsp.br/emp
Revista Brasileira de História da Matemática: http://www.rbhm.org.br
Revista Quadrante: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php
Revista Diálogo Educacional: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual
Revista REVEMAT: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Revista REMAT-SP: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP
Além disso, existem plataformas para consulta de periódicos e demais pesquisas da área científica em geral como:
Google Scholar: https://scholar.google.com/schhp?hl=pt
Portal de Periódicos da CAPES: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?
-
- Apresentação do Plano de Ensino da Disciplina, do Professor e dos/as Estudantes.
- Discussões iniciais sobre o conteúdo da disciplina
-
- Educação Matemática como Campo Científico
Leitura obrigatória para a aula:
Fiorentini, D. (2013). A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 61-82.
-
- Educação Matemática como Campo Científico
Leitura obrigatória para a aula
-
Introdução à História do Ensino da Matemática
Seminários: cada grupo terá 20 minutos de apresentação; cada integrante deverá produzir individualmente um Mapa Mental que resuma o capítulo
Grupo 1: O ensino de Matemática: das origens ao ensino clássico
- Isadora, Julia, Vitória, Vitoria, Lucas, Marcelly, Andreia
Grupo 2: O ensino de Matemática: da estiagem à renovação
- Ademar, Jair, Helio, Maria, Gustavo, Castro, Bruna
Grupo 3: O ensino de Matemática: o caminho da modernização
- Suzana, Caua, Luciana
Grupo 4: O ensino de Matemática no Brasil: evolução e modernização
- Paloma, Taciele, Marcelo, Mateus, Mateus, Priscila, Layla, Bernardo
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: quinta-feira, 5 set. 2024, 23:59
Nessa atividade cada integrante do grupo deverá entregar o seu mapa mental individual referente ao capítulo que o grupo está responsável para apresentar seminário. Por exemplo, se o seu grupo apresentar seminário sobre o capítulo 3 você deverá fazer um mapa mental sobre o capítulo 3.
Vídeo explicando como fazer um mapa mental: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M
Vocês podem fazer no papel com canetas coloridas e digitalizar para enviar aqui ou então usar plataformas da internet que são específicos para isso: https://www.mindmeister.com/pt; https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental/ ou https://miro.com/pt/mapa-mental/
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: quinta-feira, 5 set. 2024, 22:00
-
Teorias da Educação Matemática
Leitura Obrigatória para a Aula:
Teorias em Educação Matemática - Luis Radford
Encaminhamento de Atividades para aula dias 12 e 16/09 -
-
Teorias em Educação Matemática: Educação Matemática Crítica
Leitura Obrigatória:
SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. Cortez Editora, São Paulo, 2007.
Seminários (Grupo) e Produção de Resumos (Individual) - Entrega e Apresentação na Aula 16/09
G1: Parte 1 do Livro - Anna, Breno, Guilherme, João, Castro.
G2: Parte 2 do Livro - Júlia Menegildo, Lucas Pinheiro da Silva, Marcelly Henn
G3: Parte 3 do Livro - Laila, Bernardo, Mateus, Priscila, Paloma, Taciele
G4: Parte 4 do Livro - Ademar, Bruna, Castro, Gustavo, Juliana, Letícia, Maica, Mário e Suzana.
-
Apresentação Seminários (30 minutos por grupo): G1 e G2
Entrega Resumo (todos)
-
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: segunda-feira, 16 set. 2024, 23:59
Nessa atividade cada integrante do grupo deverá entregar o seu resumo individual referente à parte que o grupo está responsável para apresentar seminário. Por exemplo, se o seu grupo apresentar seminário sobre a parte 3 você deverá fazer um resumo sobre a parte 3.
Vídeo explicando como fazer um resumo: https://www.youtube.com/watch?v=OanSFguzZJs
-
-
Apresentação Seminários (30 minutos por grupo): G3 e G4
Kahoot que fizemos em sala para vocês estudarem:
Ou no link https://kahoot.it/challenge/03481262?challenge-id=9771ecc8-e824-44df-bb49-9d1b6bf3c07c_1726798757145
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: quinta-feira, 19 set. 2024, 22:00
-
-
Teorias em Educação Matemática: Etnomatemática
Leitura Obrigatória
D'Ambrosio, Ubiratan. Etnomatemática-Elo entre as tradições e a modernidade. 4ª Edição. Autêntica Editora, 2011.
Seminários (Grupo) e Produção de Resenhas (Individual) - Entrega e Apresentação na Aula 26/09
G1: Parte 1 do Livro - Anna, Amanda, Breno, Guilherme, João
G2: Parte 2 do Livro - Júlia; Marcelly; Lucas; e Vitória
G3: Parte 3 do Livro - Mateus R. Noriller, Matheus L. Krüger, Bernardo, Lailla, Tacy
G4: Parte 4 do Livro - Ademar, Andreia, Bruna, Castro, Gustavo, Juliana, Letícia, Maica, Mário e Suzana
-
-
Apresentação Seminários (30 minutos por grupo): G1 e G2
-
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: quinta-feira, 26 set. 2024, 23:59
Nessa atividade cada integrante do grupo deverá entregar a sua resenha individual referente à parte que o grupo está responsável para apresentar seminário. Por exemplo, se o seu grupo apresentar seminário sobre a parte 3 você deverá fazer uma resenha sobre a parte 3.
Vídeo explicando o que é uma resenha: https://www.youtube.com/watch?v=zUFccId5eGU
-
-
Apresentação Seminários (30 minutos por grupo): G3 e G4
-
Aberto: terça-feira, 23 jul. 2024, 00:00Vencimento: segunda-feira, 30 set. 2024, 22:00
-
-
Produção de um Fichamento Completo sobre um dos dois textos abaixos.
A leitura deles é obrigatória para as duas próximas aulas. O fichamento é obrigatório de somente um deles.
Leituras Obrigatórias:
LINS, Romulo Campos. "Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática." Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP (1999): 75-94.
MORETTI, V. D.; PANOSSIAN, M. L.; RADFORD, L. Luis Radford - Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 251–272, 2018. DOI: 10.14393/OBv2n1a2018-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42548. Acesso em: 23 jul. 2024.
-
Aberto: segunda-feira, 13 mai. 2024, 20:21Vencimento: segunda-feira, 7 out. 2024, 18:00
-
Modelos dos Campos Semânticos
-
Teoria Histórico-Cultural da Objetivação em Educação Matemática
-
-
Projeto de Pesquisa
- Tema de pesquisa
- Pergunta de Pesquisa
- Hipótese de pesquisa
- Objetivo Geral e Específicos
- Justificativa
- Revisão de Literatura
- Referencial teórico
- Metodologia/Desenho de Pesquisa
- Cronograma
- Referências
Técnicas e Metodologias de Pesquisa em Educação Matemática: Pesquisa quantitativa; Pesquisa qualitativa; Pesquisa etnográfica; Pesquisa participante; Pesquisa-ação; Estudo de caso; Análise de conteúdo;
-
Técnicas e Metodologias de Pesquisa em Educação Matemática (cada grupo tem 10 minutos para explicar sua Metodologia/Técnica): Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, pesquisa de campo; Pesquisa exploratória, pesquisa explicativa Observação Direta Intensiva: observações (tipos) e Entrevista; Observação Direta Extensiva: Questionários e Formulários
Dúvidas para a Prova.
Encaminhamento Projeto de Pesquisa
-
-
Tópicos da Prova
- Diferenças entre Matemática e Educação Matemática; Ensino de Matemática e Educação Matemática
- Aproximações entre o campo profissional e acadêmico em Educação Matemática: excedente de visão, o que é?
- Constituição histórica da matemática como disciplina escolar: as proposições de Felix Klein, Euclides Roxo e Boubarki (Matemática Moderna)
- Construtivismo: assimilação, equilibração e adaptação. Relação entre aprendizagem matemática e desenvolvimento
- Teorias das Situações Didáticas: autonomia e concepção de aprendizagem matemática
- Educação Matemática Crítica: o que é ser crítico; ideologia da certeza matemática; crítica ao paradigma do exercício; globalização x guetorização
- Etnomatemática: compreensão de cultura; Etno + matema + tica; educação matemática para a paz
- Modelo dos Campos Semânticos: significados, espaços comunicativos e conhecimento matemático
- Teoria da Objetivação: objetivações, subjetivações, aprender matemática, labor conjunto, compreensão de professor
-
Aberto: terça-feira, 10 set. 2024, 00:00Vencimento: segunda-feira, 21 out. 2024, 18:30
-
-
-
Introdução às Funções Psiquicas superiores e sua relação com a Aprendizagem: sensação, percepção, atenção e memória
-
Introdução às Funções Psiquicas superiores e sua relação com a Aprendizagem: linguagem e pensamento
-
Introdução às Funções Psiquicas superiores e sua relação com a Aprendizagem: formação dos conceitos
Generalização matemática, conceitos matemáticos em Davidov
-
A aprendizagem matemática na perspectiva semiótica de Raymond Duval
A aprendizagem matemática na perspectiva histórico-cultural Luis Radford
-
Davidov
-
-
Teoria dos Registros de Representação Semiótica
-
-
-
-
-
Aberto: quinta-feira, 14 nov. 2024, 20:43Fechado: quinta-feira, 21 nov. 2024, 20:00
Responda as perguntas.
-
Aberto: quinta-feira, 14 nov. 2024, 16:54Fechado: quinta-feira, 21 nov. 2024, 20:00
-
-
-
Aula para escrita do Projeto de Pesquisa.
-
Entrega do Projeto.
Início da prova dissertativa no moodle.
-
Aberto: segunda-feira, 13 mai. 2024, 20:21Vencimento: quinta-feira, 21 nov. 2024, 23:51
-
Aberto: quinta-feira, 21 nov. 2024, 20:20Fechado: segunda-feira, 25 nov. 2024, 18:30
-
-
Abordagens metodológicas para Educação Financeira: pesquisa, grupos, problemas.
Dúvidas para Prova
-
-
-
Aula para PCC
-
Aula para PCC
-
Aula para PCC
-
Aula para PCC
-
O PCC contará com três processos avaliativos.
1º: Entrega das resoluções de exercícios sobre Matemática Financeira com escrita resolutiva didática, isto é, escreva explicando a resolução para que um estudante de Ensino Médio leia e entenda o que você está fazendo. Você pode combinar diferentes tipos de registros e linguagens, flechas, fluxogramas, etc. (2,5 pontos; Data: 12/12)
2º: Desenvolvimento de uma Planilha Eletrônica (Excell, Calc ou Google) que modele financiamento usando: a)Um sistema SAC; b) Um sistema da Tabela PRICE. (2,5 pontos; Data: 12/12)
3º: Desenvolva um plano de 4 aulas para ensinar, usando Planilhas Eletrônicas, tanto o sistema SAC quanto a Tabela Price para estudantes do Ensino Médio. (5,0 pontos; Data: 16/12)
-
Aberto: segunda-feira, 13 mai. 2024, 20:21Vencimento: quinta-feira, 12 dez. 2024, 23:51
-
Aberto: segunda-feira, 13 mai. 2024, 20:21Vencimento: quinta-feira, 12 dez. 2024, 23:51
-
Aberto: segunda-feira, 13 mai. 2024, 20:21Vencimento: segunda-feira, 16 dez. 2024, 23:51
-
-
-
Recuperação, se necessário.
-
Aberto: quinta-feira, 19 dez. 2024, 18:30Fechado: quinta-feira, 19 dez. 2024, 23:20
-