Forum 6

Comentário Gabriel Calçada - Hannah Arendt "Verdade e Política"

Comentário Gabriel Calçada - Hannah Arendt "Verdade e Política"

por Gabriel Calçada Barros da Silva (202500047) -
Número de respostas: 0

1-                 Nesse artigo, Hannah Arendt busca estabelecer as relações entre verdade e política. Ela entende que há uma tensão mais entre o que chama de “verdade factual” e a política, e menos em relação ao que denomina de “verdade racional”. Pois a verdade factual representaria, por assim dizer, uma “autoridade”, ou seja, a imposição unilateral de uma facticidade, de um conteúdo fático, o que competiria com a pretensão de autoridade da esfera política. Esse conflito ficaria ainda mais intenso na contemporaneidade, com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e das técnicas de propaganda. Entretanto, a autora faz uma concessão: a política admitiria alguns espaços independentes da busca pela verdade, onde supostamente prevaleceria a imparcialidade, caso do poder judiciário, da imprensa e das universidades.

2- O fato de Arendt basear a sua exposição na distinção entre verdades factuais e racionais sem, no entanto, definir de forma clara cada uma delas.

3- O argumento desenvolvido pelo Professor na disciplina é o de que a democracia, na verdade, nunca se pautou pela verdade absoluta, quando muito na opinião da maioria. Entretanto, o artigo de Arendt vai além: propõe uma afirmação ainda mais geral, de que há uma tensão entre a verdade e a política no geral, ou seja, todo e qualquer regime político.