Bom dia turma,
essa semana teremos aula presencial na terça, na sala de aula 103 do CSE, nas apresentações sobre política externa subnacional do evento da pós-graduação em Administração, conforme plano de ensino.
Na quarta, a aula de PEB 2 será online pela sala virtual do Moodle. Seguiremos uma metodologia diferente específica para o ambiente online, conforme roteiro abaixo. Seguem instruções para que vocês possam se preparar para a aula. A turma será dividida em 4 grupos de acordo com a letra inicial do nome (e não do sobrenome). Recomendo que façam antecipadamente a leitura dos textos indicados no roteiro para facilitar o debate no momento da aula.
Bom fim de semana, bons estudos,
Profa. Clarissa
PEB 2 - Aula virtual sobre a Guerra das Malvinas de 1982 – 18 setembro 2024 - 16:20 às 18h
Metodologia: aula em 3 momentos: introdução, debate em grupos e posterior apresentação dos argumentos ao grande grupo
1. Introdução com a professora (20min): eventos da guerra e a posição do Brasil no Moodle webconf
Material indicado: FILMUS, Daniel. Brasil-Argentina e a questão das Ilhas Malvinas: do histórico apoio a uma política comum. Landa, v. 4, n. 1, 2015, p. 348-368. Disponível emhttp://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/vol4n1/OLHARES%201b.%20Daniel%20Filmus%20-%20Brasil-Argentina%20e%20a%20quest%C3%A3o%20das%20Ilhas%20Malvinas.pdf.
2. Discussão em grupos (30min): a turma será dividida em 4 grupos que debaterão argumentos desenvolvidos nos textos abaixo sobre as razões da guerra pelo googlemeet
SCHENONI, Luis et al. Was the Malvinas/Falklands a Diversionary War? A Prospect-Theory Reinterpretation of Argentina’s Decline, Security Studies, v. 29, n. 1, 2020, p. 34-63. Disponível no Moodle e emhttps://www.academia.edu/43369597/_with_Sean_Braniff_and_Jorge_Battaglino_Was_the_Malvinas_Falklands_a_Diversionary_War_A_Prospect_Theory_Reinterpretation_of_Argentinas_Decline_Security_Studies_29_1_2020_34_63
ARQUILLA, John; MOYANO RASMUSSEN, María. The Origins of the South Atlantic War. Journal of Latin American Studies, v. 33, n. 4, 2001, p. 739-775. Disponível no Moodle.
Grupo 1 – nomes de A a F - Argumentos tradicionais sobre as causas da guerra apresentados por Arquila: falsa percepção mútua e política doméstica – o que dizem os argumentos e por que o autor os refuta
Grupo 2 – nomes de G a I - Causas da guerra levantadas por Arquilla: fatores estruturais e dimensão organizacional – como o autor as explica, quais são os fundamentos dos argumentos
Grupo 3 – nomes de L a M - Argumentos tradicionais sobre as causas da guerra apresentados por Schenoni: diversionary war e miscalculation thesis – o que dizem os argumentos e por que o autor os refuta
Grupo 4 – nomes de N a V - Causas da guerra levantadas por Schenoni com base na prospect theory: Estados em declínio tendem à guerra, perdas territoriais argentinas – como o autor as explica, quais são os fundamentos dos argumentos
3. Apresentação dos argumentos ao grande grupo (40min): um representante de cada grupo apresentará os argumentos dos autores sobre as razões da guerra a serem debatidos com toda a turma e reflexão sobre as metodologias dos artigos - retorno ao Moodle webconf
Material artístico complementar indicado sobre a ditadura militar na Argentina e no Uruguai e sobre a guerra das Malvinas:
Teatro:
BENEDETTI, Mario. Pedro y el capitán. Buenos Aires: Sudamericana, 1979. Disponível emhttp://www.nerudavive.cl/descargas/mario_benedetti/pedro_y_el_capitan.pdf.
Filha da anistia, Caros Amigos Cia de Teatro, informações em http://filhadaanistia.blogspot.com/p/quem-somos.html.
Quadrinhos:
OESTERHELD, Héctor; SOLANO LOPEZ, Francisco. El eternauta. Buenos Aires: Doedytores, 2008.
Poesia:
BORGES, Jorge Luis. Juan López y John Ward, 1985. Disponível em http://guardadordepoesia.blogspot.com/2013/04/juan-lopez-y-john-ward.html.
Cinema:
Hércules 56, Brasil, 2006, direção de Silvio Da-Rin. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cR1aP0QRCNU.
A história oficial (La historia oficial), Argentina, 1985, direção de Luis Puenzo. Disponível na Netflix.
Uma noite de 12 anos (La noche de 12 años), Uruguai, 2018, direção de Álvaro Brechner. Disponível na Netflix.
Um conto chinês (Un cuento chino), Argentina, 2011, direção de Sebastián Borensztein.
Juan Lopez y John Ward
Les toco en suerte una epoca extraña.
El planeta habia sido parcelado en diversos paises,cada uno provisto
de lealtades,de queridas memorias,de un pasado sin duda heroico,
de antiguas o recientes tradiciones,de derechos,de agravios,de una
mitologia peculiar,de proceres de bronce,de aniversarios,de demagogos
y de simbolos.Esa arbitraria division era favorable a las guerras.
Lopez habia nacido en la ciudad junto al rio inmovil;
Ward,en las afueras de la ciudad por la que camino Father Brown.
Habia estudiado castellano para leer el Quijote.
El otro profesaba el amor de Conrad,que le habia sido revelado en
un aula de la calle Viamonte.
Hubieran sido amigos,pero se vieron una sola vez cara a cara,en unas
islas demasiado famosas,y cada uno de los dos fue Cain,y cada uno Abel.
Los enterraron juntos .La nieve y la corrupcion los conocen.
El hecho que refiero paso en un tiempo que no podemos entender.
Jorge Luis Borges.