A música “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, escrita em 1973, é uma das obras mais emblemáticas da resistência artística durante a ditadura militar no Brasil. O título, uma referência ao cálice da missa católica, se conecta também à palavra "cale-se", em uma clara alusão à censura imposta pelo regime autoritário, com o sujeito lírico pedindo o fim dessa mordaça que o silencia. A letra aborda a repressão política, a censura e a violência institucional, temas sensíveis e arriscados para os artistas da época.
O refrão, “Pai, afasta de mim esse cálice”, é um intertexto da passagem bíblica "Pai, se queres, afasta de mim este cálice" (Marcos 14:36), lembrando Jesus antes do calvário e sugerindo o sofrimento daqueles que viviam sob o regime. Além disso, o simbolismo religioso na canção traz uma carga emocional forte, conectando o martírio de Jesus com o sofrimento dos oprimidos. Assim, "a utilização do texto bíblico camufla a intenção discursiva política dos compositores." (Gouvêa, 2012).
"Cálice" foi escrita para ser apresentada no show Phono 73 que reunia, em duplas, os maiores artistas da gravadora Phonogram. Quando submetido ao crivo da censura, o tema foi reprovado. Porém, os artistas decidiram cantá-la mesmo assim, murmurando a melodia e repetindo apenas a palavra "cálice". Acabaram sendo impedidos de cantar e o som dos seus microfones foi cortado:
Mesmo com tentativas de silenciamento, a canção continuou a circular de forma clandestina e a inspirar movimentos que lutavam pela redemocratização do país, sendo lançada apenas em 1978.
Gilberto Gil explicando a música:
Letra: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45121/
Referências:
Gouvêa, Maria Aparecida Rocha. O ethos do compositor da música popular brasileira no contexto da ditadura militar. 2012. 198 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Marcello, Carolina. Música Cálice de Chico Buarque: análise, significado e história. Disponível em <https://www.culturagenial.com/musica-calice-de-chico-buarque/#:~:text=A%20música%20Cálice%20foi%20escrita,sendo%20liberada%20cinco%20anos%20depois.>. Acesso em: 17 sep. 2024.