A expressão artística que escolho para relembrar aqui é a icônica música de Gilberto Gil, "Aquele Abraço", gravada em meados de 1969 e lançada no mesmo ano, em meio ao período da ditadura militar no Brasil.
Gil escreve essa canção como sua despedida de sua terra natal em direção ao exílio em Londres. Preso em 69 pelo regime militar com a acusação de comportamento subversivo, o artista ficou preso por alguns meses no Rio de Janeiro antes de ser enviado para o exílio em Londres, onde permaneceu até 1972. Na letra de "Aquele Abraço" é possível sentir o carinho pelo seu país, ao mesmo que se sente a dor de ter que o deixar.
A prisão do artista ocorreu ainda sob o governo de Costa e Silva, momento marcado pelo endurecimento do regime juntamente com um aumento da repressão política. Na mesma década, surge o movimento Tropicália, como forma de resistência política, cultural e artística, reverberando até os dias de hoje. Gilberto Gil fazia parte do movimento e foi preso juntamente com seu colega de resistência, Caetano Veloso.
Nas palavras de Gil:
Alô, Rio de Janeiro, aquele abraço!
Todo o povo brasileiro, aquele abraço!
Música disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zFGMLQ3q15c
Letra disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/16138/