|
Plano de Ensino de HST 7921/2024.1 |
|
|
15/03- Plano de Ensino e Tópico 1: A História e o Historiador |
- Vídeo “Mito Fundador” e música “Zé Ninguém”, Biquini Cavadão (1991) |
|
|
- País Tropical- Jorge Ben Jor (1969): |
|
|
Aquarela do Brasil –Ary Barroso (1939) / Carmem Miranda (1943): |
|
|
Atividade de Leitura Básica 1- SOUZA, Jessé. A construção do Mito da “Brasilidade”, p. 35- 46 |
|
|
Atividade de Leitura Básica 1 - SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018, p. 47-55 |
|
|
Assistir no youtube o vídeo “Repensando o Brasil” com o Sociólogo Jessé de Souza, |
|
|
Assistir o vídeo : O ofício do historiador- Maria Helena Capelato, |
|
|
05/04- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo na sociedade brasileira. |
Referência Básica 2 - SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. |
|
|
Podcast: Patrimonialismo e Corrupção |
|
|
- Assistir no youtube o vídeo “Nossa Voz ecoa: Eu empregada Doméstica” (20:08m): |
|
|
12/04- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo/ Tópico 3: Do Império para a República- A “constituição do Imaginário Republicano” |
Umas Palavras A Formação das almas (14m). Ep. 04: José Murilo de Carvalho |
|
|
A Proclamação da República- Canal Nerdologia |
|
|
Mestre Sala dos Mares- Letra e Música- João Bosco e Aldir Blanc (1973)- Intérprete Sergio Chagas |
|
|
19/04-Tópico 4: O Brasil do século XX: Entre a construção da cidadania e a manutenção da estrutura autoritária. Da “Era Vargas” aos “Militares”. |
Referência Básica 6: DECCA. Maria Auxiliadora Guzzo de. A vida fora das fábricas: cotidiano operário em São Paulo(1920-1934), p. 49-95 |
|
|
- Atividade de Leitura Crítica 1: DECCA. Maria Auxiliadora Guzzo de. Condições de Vida da Classe Operária em São Paulo, p. 15-45 |
|
|
Referência Básica 8: PANDOLFI, Dulce Chaves. Os anos 1930: as incertezas do regime |
|
|
- Assistir ao vídeo “Lacerda, o Corvo da Guanabara”, Direção Sayd Mansur, Acervo Fundação Getúlio Vargas/CPDOC (18:33m) |
|
|
Tempo de Revolução (Documentário) |
|
|
26/04- 4.3. “A Era Vargas” |
Referência Básica 5: SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. A Primeira República e o povo nas ruas, p. 407-432 |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 2: GOMES, Ângela de Castro. Estado Novo: debatendo nacionalismo, autoritarismo e populismo |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 3: VIANNA, Marly de Almeida G. O PCB, a ANL e as insurreições de novembro de 1935, p. 173-201 |
|
|
- Vídeo “Comício da Central”. |
|
|
Lacerda o corvo da Guanabara (18:33m) |
|
|
Power Point: Primeira República/ Estado Novo |
|
|
03/05- 4.3 A Era Vargas/ 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar |
Atividade de Leitura Básica 2: MOTTA, Rodrigo Patto. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 4- CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo?, p. 103-138. |
|
|
Referência Básica: NAPOLITANO, Marcos. “Utopia e agonia do governo Jango”. |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 5: FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira |
|
|
- Assistir o vídeo “Jango: dez anos de incerteza e esperança (32 min) ”, filme que integra a exposição “Jango nossa breve História”, Arquivo Nacional, agosto de 2014 |
|
|
28/06- Retorno às Aulas - 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar. |
Referência Básica 11: As Universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 7- 21. |
|
|
1.3 Os espiões dos campi, p. 193-241. |
|
|
1.2 O novo ciclo repressivo, p. 148-192. |
|
|
1.1 Operação limpeza, p. 23-64. |
|
|
2. A face modernizadora |
|
|
05/07- 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar.- 4.6. Memória e História da Ditadura: Por que lembrar? |
ALB6- FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. |
|
|
- Atividade de Leitura Crítica 9- FIGUEIREDO, Lucas. Olho por olho: os livros secretos da ditadura. Rio de Janeiro: Record, 2013. |
|
|
SILVA, Wellington Sampaio da. Livros em guerra: a escrita e a disputa do passado sobre a Guerrilha do Araguaia (1978-2015). |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 7 (ALC7): MOTTA, Rodrigo P. Sá Motta. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes; o golpe de 1964 e a ditadura militar. |
|
|
Referências pesquisadas pela Equipe MOLIPO/Golpe de 1964 que instaurou ditadura brasileira completa 50 anos |
|
|
Referências pesquisadas pela Equipe MOLIPO/Documentário "Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar"/ Projeto Marcas da Memória UFRJ |
|
|
12/07-Apresentação dos trabalhos de “Atividades Lúdicas” |
Atividade Lúdica (Obra completa digitalizada) : MIRANDA, Nilmário e TIBURCIO, Carlos. Dos filhos deste solo. Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. |
|
|
Referências pesquisadas pela Equipe MOLIPO/Documentário "Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar"/ Projeto Marcas da Memória UFRJ |
|
|
Referências pesquisadas pela Equipe MOLIPO/ Violência contra as mulheres na ditadura militar brasileira |
|
|
Atividade lúdica 2: WOLFF, Cristina Scheibe. Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência. |
|
|
Atividade Lúdica 2: WOLFF, Cristina Scheibe & BRIGGMAN, Luísa Dornelles. Mulheres Militantes de Esquerda na Ditadura Brasileira. |
|
|
Atividade Lúdica 2: TELES, Maria Amélia de Almeida. Violações e Direitos Humanos das mulheres na ditadura. |
|
|
Homenagem no Congresso Nacional à Mario Kozel Filho |
|
|
PRESSE, Jean Aparecido & BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. Usos Públicos do Passado: Os Jovens e a Ditadura nos Canais de História do Youtube. |
|
|
19/07-Continuidade das Atividades Lúdicas/ 4.7. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado/4.8. Direitos Civis e Feminismos na Ditadura Civil Militar (1964-1985) |
Atividade de Leitura Crítica 8-CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. |
|
|
Referência Básica 14- CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. |
|
|
Referência Básica 11- : MELLO, Soraia Carolina de. Lugar de Mulher é onde ela quiser? Feminismo, domesticidade e conflito social no Brasil (1964-1990). |
|
|
Referência Básica 19- BORGES, Luiz Augusto Possamai; ZACCHI, Lara Lucena; ZANDONÁ, Jair. Queremos ser o que somos: O movimento homossexual no Brasil (1964-1985). |
|
|
26/07 - Tópico 5- A Transição Democrática |
PRESSE, Jean Aparecido & BALESTRA, Juliana Pirola da Conceição. Usos Públicos do Passado: Os Jovens e a Ditadura nos Canais de História do Youtube. |
|
|
RODEGHERO, Carla Simone. A anistia de 1979 e seus significados ontem e hoje. In. A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. |
|
|
- Atividade de Leitura Crítica 13 (ALC13)-FREIRE, Américo e CARVALHO, Alessandra. As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos, p. 119- 161. |
|
|
02/08- Tópico 6: Os Governos de FHC/ Tópico 7 O Sistema Político na Nova República |
- Atividade de Leitura Crítica 13: FREIRE, Américo e CARVALHO, Alessandra. As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos. |
|
|
Atividade de Leitura Crítica 14 : MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: Plano Real aos governos FHC (1993-2002). |
|
|
Atividade de Leitura Básica 3- MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O lulismo e os governos do PT: ascensão e queda. |
|
|
09/08- Tópico 8: Os Governos Lula e Dilma |
- Atividade de Leitura Crítica 16 : CHAUI, Marilena. A Nova Classe Trabalhadora brasileira e a ascensão do conservadorismo. |
|
|
- Referência Básica 21: JINKINGS, Ivana, DORIA, Kim, CLETO, Murilo (Orgs). Por que Gritamos Golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. |
|
|
- Atividade de Leitura Crítica 17: “A (falta de) base política para o ensaio desenvolvimentista” |
|
|
BARON, Letícia Baron ; LUZ, Michele Diana da. Redes sociais e mídia tradicional: disputa e articulação na significação do impeachment de Dilma Rousseff. |
|
|
Referência Básica 28 -O antipetismo da Imprensa e a Gênese da Nova Direita |
|
|
- Referência Básica 27- SANTOS, Guilherme Bastos dos & SANTOS, Karina Silva. Das Bancadas ao WhatsApp: Redes de desinformação como Arma Política |
|
|
Parabéns aos envolvidos |
|