Agenda do Curso
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Disciplina: HST 7921 Semestre: 2024.1 Turma: 03334C/ Nome da disciplina: História do Brasil Contemporâneo Professora: Roselane Neckel Horário: sexta-feira 18:30-22:00
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- Tópico 1: A História e o Historiador
1.1- As Fontes, o Historiador, o/a Arquivista e o/a Bibliotecário/a
1.2- Dimensão teórica e metodológica da reflexão histórica e da produção do conhecimento histórico.
- Audição das músicas:
- Aquarela do Brasil –Ary Barroso (1939) / Carmem Miranda (1943)
- País Tropical- Jorge Ben Jor (1969)
- Vídeo “Mito Fundador” e música “Zé Ninguém”, Biquini Cavadão (1991)
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Aberto: sexta-feira, 15 mar. 2024, 00:00
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05/04- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo na sociedade brasileira.
- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo na sociedade brasileira.
- Referência Básica 1 - SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018, p. 56- 82.
- Referência Básica 2 - SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
- Organização das equipes para realização das atividades da disciplina: Debates Gerais e Atividades Lúdicas.
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12/04- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo/ Tópico 3: Do Império para a República- A “constituição do Imaginário Republicano”
- Tópico 2: Continuidade e rupturas na história brasileira: A permanência da “cultura senhorial” e reflexões sobre o patrimonialismo e o autoritarismo na sociedade brasileira.
- Considerações Finais.
- Tópico 3: Do Império para a República- A “constituição do Imaginário Republicano”
- Referência Básica 3: CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo; Companhia das Letras, 1987.
- Referência Básica 4: NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: contexto, 2017 (Coleção História na Universidade).
- Assistir o vídeo: Umas Palavras A Formação das almas (14m). Ep. 04: José Murilo de Carvalho:
- Apresentação do vídeo: “Proclamação da República” - Canal Nerdologia
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19/04-Tópico 4: O Brasil do século XX: Entre a construção da cidadania e a manutenção da estrutura autoritária. Da “Era Vargas” aos “Militares”.
- Tópico 4: O Brasil do século XX: Entre a construção da cidadania e a manutenção da estrutura autoritária. Da “Era Vargas” aos “Militares”.
- 4.1. Movimentos sociais e o Controle do Cotidiano Operário.
- Atividade de Leitura Crítica 1 (ALC1): DECCA. Maria Auxiliadora Guzzo de. A Vida Fora das Fábricas; cotidiano operário em São Paulo (1920- 1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 15-95.
- Referência Básica 6: DECCA. Maria Auxiliadora Guzzo de. O controle do Cotidiano Operário. In. A Vida Fora das Fábricas; cotidiano operário em São Paulo (1920- 1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 97-130.
- SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. A Primeira República e o povo nas ruas. In. SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras ,2019, p. 407-448
- Audição da Música Recenseamento (Carmem Miranda)
- 4.2. As Dissidências Oligárquicas e o Fim da Primeira República
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- 4.3. “A Era Vargas”
- Referência Básica 8: PANDOLFI, Dulce Chaves. Os anos 1930: as incertezas do regime. In. FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O tempo do nacional- estatismo: do início dos anos de 1930 ao apogeu do Estado Novo: Segunda República (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Republicano 2), p. 11- 33.
- Assistir ao vídeo “Estado Novo: queima das bandeiras estaduais, 1938”, acervo Arquivo Nacional (3:05 m):
- Assistir o Vídeo Custavo Capanema- 1940 (7:02):
- Assistir ao vídeo “Presidente Getúlio Vargas em Nova Iguaçu, RJ (1951)”, Acervo do Arquivo Nacional no youtube (2:02m):
- Assistir vídeo Presidente Getúlio Vargas em Petrópolis, RJ (1953), Acervo Arquivo Nacional no youtube (1:14m): https://www.youtube.com/watch?v=99I7Q10czio
- Assistir ao vídeo “Getúlio Vargas discursa no Primeiro de Maio de 1951”, acervo Arquivo Nacional (6,41m) : https://www.youtube.com/watch?v=MJKRx_oJs2w
- Assistir ao vídeo Getúlio Vargas visita sua instância em Itú-RS, no ano de 1952, Acervo Arquivo Nacional no youtube (5:40m): https://www.youtube.com/watch?v=RqUDMyK67R8
- Outros vídeos disponíveis em:
https://www.youtube.com/c/ArquivoNacionalBrasil/search?query=Getulio+Vargas
- Atividade de Leitura Crítica 2(ALC2): VIANNA, Marly de Almeida G. O PCB, a ANL e as insurreições de novembro de 1935. In. FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O tempo do nacional- estatismo: do início dos anos de 1930 ao apogeu do Estado Novo: Segunda República (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Republicano 2), p. 173- 201. Responsável: Helena/ Avaliação: 9,0
- Atividade de Leitura Crítica 3 (ALC3): GOMES, Ângela de Castro. Estado Novo: debatendo nacionalismo, autoritarismo e populismo. In. FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O tempo do nacional- estatismo: do início dos anos de 1930 ao apogeu do Estado Novo: Segunda República (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Republicano 2), p. 173- 201.
Responsável: Júlia Strack/ Avaliação: 9,0
Responsável: Helena/ Avaliação: 9,0
Observação: Ambas apresentaram o mesmo texto.
Atividades Extraclasse (2 créditos):
- Assistir o documentário 1930, Tempo de Revolução. Dir. Eduardo Escorel. 1990 ( 49 m)
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Aberto: quarta-feira, 6 mar. 2024, 00:01Vencimento: quarta-feira, 13 mar. 2024, 00:01
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- 4.3- A Era Vargas
- Atividade de Leitura Crítica 4 (ALC4): CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In. FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O tempo do nacional- estatismo: do início dos anos de 1930 ao apogeu do Estado Novo: Segunda República (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020 (O Brasil Republicano 2), p. 103-138.
- 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar.
- Referência Básica 9 - NAPOLITANO, Marcos. “Utopia e agonia do governo Jango”. In: 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, Contexto, 2014.
-Atividade de Leitura Crítica 5 (ALC5): FICO, Carlos. O grande irmão: da Operação Brother Sam aos anos de chumbo. O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. 2ª.ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 7- 16 (Apresentação); p. 67- 123. Responsável: Samantha /Avaliação: 9,0
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Aberto: sexta-feira, 15 mar. 2024, 00:00
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- 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar.
- Referência Básica 10- FERREIRA, Jorge & GOMES, Ângela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2014.
- Referência Básica 11- MOTTA, Rodrigo P. Sá Motta. As Universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 7- 64.
- Entrevista com João Goulart em 1961. Ver: https://www.youtube.com/watch?v=lRhjziew9xg
- Jango assina a Lei de Remessas de Lucros. Ver: http://memorialdademocracia.com.br/card/lei-da-remessa-de-lucros-e-aprovada
- Estatuto do trabalhador Rural. Ver: http://memorialdademocracia.com.br/card/campones-ganha-protecao-de-estatuto#card-172
- Método Paulo Freire de Alfabetização. Ver: http://memorialdademocracia.com.br/card/governo-jango-adota-metodo-paulo-freire#card-175
- Vídeo “Comício da Central”. Ver: https://www.youtube.com/watch?v=1oQ3tbIBu18
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05/07- 4.4. O governo João Goulart e o Golpe Civil- Militar.- 4.6. Memória e História da Ditadura: Por que lembrar?
- Atividade de Leitura Crítica 6 (ALC6): FICO, Carlos. Espionagem, polícia política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In. FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O tempo da ditadura: o regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 20014 (O Brasil Republicano v. 4), p. 167-205. Responsável: Félix/ Avaliação: 9,0
- Atividade de Leitura Crítica 7 (ALC7): MOTTA, Rodrigo P. Sá Motta. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes; o golpe de 1964 e a ditadura militar. 1ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2021, p. 9-72. Responsável: Maria Elisa/ Avaliação: 10,0
- Atividade de Leitura Crítica 10 (ALC10)- A disputa pelo passado da Guerrilha do Araguaia: a escrita dos militares. In. SILVA, Wellington Sampaio da. Livros em guerra: a escrita e a disputa do passado sobre a Guerrilha do Araguaia (1978-2015).Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2019, p. 148-193. Responsável: Henrique/ Avaliação: 10,0
- Referência Básica 12- ARNS, Paulo Evaristo (Coordenador). Brasil Nunca Mais. Pesquisa A. Petrópolis: Vozes, 1985.
- Referência Básica 13 - CORDEIRO, Janaina Martins. Por que lembrar: A memória coletiva sobre o governo Médici e a ditadura de Bagé. In. Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). A Ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 186-202.
- Referência Básica 15- ORVIL. Ver: https://www.averdadesufocada.com/images/orvil/orvil_completo.pdf
- Referência Básica 16- SILVA, Wellington Sampaio da. Livros em guerra: a escrita e a disputa do passado sobre a Guerrilha do Araguaia (1978-2015). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, 2019, 260p.
- Referência Básica 17: LUNA, Francisco Vidal & KLEIN, Herbert S.. Transformações Econômicas no período militar (1964-1985). In. Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). A Ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 92- 111.
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- 4.6. Memória e História da Ditadura: Por que lembrar?
- As Propagandas da AERP- Assessoria Especial de Comunicações Públicas.
Ver: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=20463
- Atividade de Leitura Crítica 9 (ALC9) - FIGUEIREDO, Lucas. Olho por olho: os livros secretos da ditadura. Rio de Janeiro: Record, 2013, p. 1-73. Responsável: Assunção/ Avaliação: 9,0
- Referência Básica 14- MENESES, S.; MELO, E. História, memória e leituras do passado: o que as apropriações sobre Dom Paulo Evaristo Arns e o Cel. Brilhante Ustra no tempo presente podem nos ensinar?. Sæculum – Revista de História, [S. l.], v. 39, n. 39, p. 251–266, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.41259. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/41259 . Acesso em: 5 dez. 2022.
- Apresentação dos trabalhos de “Atividades Lúdicas” pelas equipes: Dramatização (esquetes), telejornais, talk Show e outras performances em vídeos, Power Point, com gravação, ou outras metodologias de apresentação, utilizando como base os capítulos das obras definidas abaixo.
Orientações Gerais: Tempo de duração das criações: +- 20 minutos. No roteiro construído é muito importante apresentar as ideias sobre a sociedade defendidas pelos grupos.
- Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade 2014. Ver: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=571
Capítulos de obras (que serão distribuídos às equipes):
1. MIRANDA, Nilmário e TIBURCIO, Carlos. Dos filhos deste solo. Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/ Boitempo Editorial, 1986. Obra disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=bibliotbnm&pagfis=11598
1.1- Prefácio, Cronograma do Partido e Organização de esquerda, ALN p. 11-126. Responsáveis: Henrique, Maria Eliza, Joyce e o Emmanuel / Avaliação: 10,0
1.3 PCdoB, PCR, MRT, p. 166- 233. Responsáveis: Samanta, Félix, Aline/ Avaliação: 10,0
1.4- VPR/Colina, p. 238-299. Responsável: Júlia, Thomaz, Ávila/ Avaliação: 10,0
2. - TELES, Maria Amélia de Almeida. Violações e Direitos Humanos das mulheres na ditadura. Revista Estudos Feministas. Florianópolis: Mulheres, 2010, p. 284-292.
- WOLFF, Cristina Scheibe & BRIGGMAN, Luísa Dornelles. Mulheres Militantes de Esquerda na Ditadura Brasileira. In. WOLFF, Cristina Scheibe. Mulheres de Luta: feminismos e esquerdas no Brasil (1964-1985), 1.ª ed., Curitiba: Appris, 2020, p. 273.
- WOLFF, Cristina Scheibe. Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência. Revista Estudos Feministas, UFSC, v. 23, n. 3, p. 975-989, 2015.
Responsáveis: Maria Clara , Raquel/ Avaliação: 10,0
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19/07-Continuidade das Atividades Lúdicas/ 4.7. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado/4.8. Direitos Civis e Feminismos na Ditadura Civil Militar (1964-1985)
Apresentação das Atividades Lúdicas: (continuidade):
1.2- Molipo p. 127-163. Responsáveis: Assunção, Emanuelle, Danielli, Artur/ Avaliação: 10,0
1.6- VAR Palmares- O maior Assalto, MNR/ M3G, p. 429-482. Responsáveis: Maria Eduarda, Helena, Luíza/ Avaliação: 10,0
4.7. A ditatura e as Empreiteiras: A atuação das Empresas privadas junto ao Estado
- Referência Básica 17- CAMPOS, Pedro Henrique. A atuação dos aparelhos privados da construção junto ao Estado e à sociedade. In. Estranhas Catedrais. As Empreiteiras Brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014, p. 30- 287.
- Atividade de Leitura Crítica (ALC11): CAMPOS, Pedro Henrique. O Estado Ditatorial e as Políticas Públicas para o Setor da Construção. In. Estranhas Catedrais. As Empreiteiras Brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: Eduff, 2014, p. 309-418.
4.8. Direitos Civis e Feminismos na Ditadura Civil Militar (1964-1985)
Referência Básica 18: MELLO, Soraia Carolina de. Lugar de Mulher é onde ela quiser? Feminismo, domesticidade e conflito social no Brasil (1964-1990).). In. WOLFF, Cristina Scheibe, ZANDONÀ, Jair, MELLO, Soraia Carolina de (orgs). Mulheres de Luta: feminismos e esquerdas no Brasil (1964-1985), 1.ª ed., Curitiba: Appris, 2020, p 69-89.
Referência Básica 19- BORGES, Luiz Augusto Possamai; ZACCHI, Lara Lucena; ZANDONÁ, Jair. Queremos ser o que somos: O movimento homossexual no Brasil (1964-1985). In. WOLFF, Cristina Scheibe, ZANDONÀ, Jair, MELLO, Soraia Carolina de (orgs). Mulheres de Luta: feminismos e esquerdas no Brasil (1964-1985), 1.ª ed., Curitiba: Appris, 2020, p. 191- 212.
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- Atividade de Leitura Crítica 11 (ALC11)- RODEGHERO, Carla Simone. A anistia de 1979 e seus significados ontem e hoje. In. A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Daniel Aarão Reis Filho, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p.172-185. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes; o golpe de 1964 e a ditadura militar. 1ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2021, P. 274-303. Responsável: Joyce/ Avaliação: 10,0
- Atividade de Leitura Crítica 12 (ALC12) FERREIRA, Jorge. O presidente acidental: José Sarney e a transição democrática. In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 27-71. Responsável: Maria Clara/Avaliação: 10,0
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- Tópico 6: O Sistema Político na Nova República/ Tópico 7: Os Governos de FHC
- Atividade de Leitura Crítica 13 (ALC13): FREIRE, Américo e CARVALHO, Alessandra. As eleições de 1989 e a democracia brasileira: atores, processos e prognósticos. In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 119- 161. Responsável: Thomaz/ Avaliação: 10,0
- Atividade de Leitura Crítica 14 (ALC14): MOTTA, Marly. A estabilização e a estabilidade: Plano Real aos governos FHC (1993-2002). In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 219-253. Responsável: Emanuelle/Avaliação: 9,0
- Referência Básica 20: VISCARDI, Claudia & PERLATTO, Fernando. Cidadania do Tempo Presente. In. In: Lucília Delgado e Jorge Ferreira (orgs.) O Brasil Republicano, v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p. 447-477.Observação: Alterado para Atividade de Leitura Crítica
Responsável: Emannuel/Avaliação: 10,0
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Aberto: sexta-feira, 12 abr. 2024, 03:19
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- Tópico 8: Os Governos Lula e Dilma
- Referência Básica 23: MARINGONI e MEDEIROS, Juliano (orgs.), Cinco mil dias: o Brasil na era do Lulismo. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 9-49.
- Atividade de Leitura Crítica 15 (ALC15) -SINGER, André – “Raízes sociais e ideológicas do Lulismo”. In. SINGER, André. Os Sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 51-83. Responsável: Aline/ Avaliação: 10,0
- Atividade de Leitura Crítica 16 (ALC16) - CHAUI, Marilena. A Nova Classe Trabalhadora brasileira e a ascensão do conservadorismo. In. Ivana Jinkings, Kim Doria e Murilo Cleto (Orgs). Por que Gritamos Golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 15-22. Responsável: Arthur/ avaliação: 9,0
- Atividade de Leitura Crítica 17 (ALC17) - SINGER, André – “A (falta de) base política para o ensaio desenvolvimentista”. In. SINGER, André e LOUREIRO, Isabel (orgs.). As contradições do Lulismo: a que ponto chegamos? São Paulo: Boitempo, 2016, p. 21-54. Responsável: Raquel / Avaliação: 10,0
- Referência Básica 21: JINKINGS, Ivana, DORIA, Kim, CLETO, Murilo (Orgs). Por que Gritamos Golpe?: para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 49-54. Observação: Alterado para Atividade de Leitura Crítica
Responsável: Ávila/ Avaliação: 10,0
- Referência Básica 22: MATOS, Hebe, BESSONE, Tânia, MAMIGONIAM, Beatriz (Orgs). Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado. 1º ed., São Paulo: Alameda, 2016. SOUZA, Jessé. A radiografia do Golpe: entenda como e porque você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.
- Tópico 9: O Brasil Contemporâneo: questões atuais
9. 1- Democratização e desdemocratização: o conceito de democracia
9.2- O “neoconservadorismo” e à democracia nas eleições de 2018 e no Governo de Jair Messias Bolsonaro.
- Referência Básica 23- GALLEGO, Esther Solano. Crise da Democracia e extremismos de direita. Análise, São Paulo: Fundação Friedrich Ebert Stifung, n. 42, p. 1-28, 2018. Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/14508.pdf.
- Referência Básica 24- SANTOS, Guilherme Bastos dos & SANTOS, Karina Silva. Das Bancadas ao WhatsApp: Redes de desinformação como Arma Política. In. GALLEGO, Esther Solano. Brasil em Colapso (org.). São Paulo: Editora da Unifesp, 2019. Responsável: Luísa
- Referência Básica 25- JÚNIOR, João Feres & GAGLIARDI, Juliana. O antipetismo da Imprensa e a Gênese da Nova Direita. In. GALLEGO, Esther Solano. Brasil em Colapso (org.). São Paulo: Editora da Unifesp, 2019. Responsável: Luísa/ Avaliação: 10,0
- Referência Básica 26: BIROLI, Flávia. Gênero, “valores familiares” e democracia. In. BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; CAMPOS, Maria das Dores. Gênero, Neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020, p. 135-187
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